Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAdna Márcia Oliveira de Senapt_BR
dc.contributor.authorValquiria Farias Bezerra Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-20T22:23:48Z
dc.date.available2024-07-20T22:23:48Z
dc.date.issued2024-03-07
dc.identifier.citationSENA, Adna Márcia Oliveira de. Agenda 2030 e a promoção da sustentabilidade em bibliotecas: uma introdução ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4- Educação de qualidade. 2024. 22 f. Produto Educacional: Minicurso (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1297
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.subjectSustentabilidade em Bibliotecaspt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica - Bibliotecaspt_BR
dc.subjectAgenda 2030 - Bibliotecaspt_BR
dc.subjectObjetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de Qualidadept_BR
dc.subjectEducação Ambiental -Ensino Médio Integradopt_BR
dc.titleAgenda 2030 e a promoção da sustentabilidade em bibliotecas: uma introdução ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4- Educação de qualidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpt_BR
dc.description.resumoO PE foi desenvolvido a fim de sanar as necessidades dos participantes da pesquisa, que foram identificadas por meio da análise dos dados coletados através de questionário e entrevistas realizadas com os bibliotecários do IFPE, conforme apresentado nos capítulos 5 e 6 dessa dissertação. Com o intuito de suprir a carência de capacitação entre esses profissionais, elaboramos um minicurso autoinstrucional no formato virtual, proporcionando uma aprendizagem interativa e dinâmica. O PE abrange conceitos sobre sustentabilidade, informações relacionadas à Agenda 2030, seus ODS e metas, com destaque para o ODS 4. Além disso, o curso oferece sugestões de ações que podem ser desenvolvidas e adaptadas em cada biblioteca do IFPE. A participação dos bibliotecários no minicurso tem como objetivo introduzir os princípios da sustentabilidade, capacitando-os para desenvolverem ações educativas junto aos usuários e contribuindo assim para a promoção do ODS 4- Educação de qualidade. O minicurso é dividido em 5 módulos, a saber: Módulo 1- Conceitos gerais sobre sustentabilidade; Módulo 2- Agenda 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de qualidade; Módulo 3- Sustentabilidade em Bibliotecas; Módulo 4 - Ações e atividades que podem ser desenvolvidas nas bibliotecas, e que contribuem para o alcance do ODS 4; Módulo 5- Propostas dos bibliotecários do IFPE de ações em prol da sustentabilidade nas bibliotecas. Ao final do curso, há uma atividade avaliativa com o objetivo de reforçar a assimilação e fixação dos conteúdos apresentados. O PE foi desenvolvido na plataforma Genially®,2 uma ferramenta digital de livre acesso que possibilita a criação de diversos conteúdos digitais interativos e animados, como apresentações, infográfico, guias, materiais formativos, animações, jogos, entre outros. A plataforma, recomendada para uso por empresas, educadores, estudantes e designers gráficos, oferece versão paga e gratuita, sendo utilizada a versão gratuita para a elaboração do PE.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Diversos
    Recursos Educacionais - Diversos

Mostrar registro simples