dc.contributor.author | Adna Márcia Oliveira de Sena | pt_BR |
dc.contributor.author | Valquiria Farias Bezerra Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-20T22:23:48Z | |
dc.date.available | 2024-07-20T22:23:48Z | |
dc.date.issued | 2024-03-07 | |
dc.identifier.citation | SENA, Adna Márcia Oliveira de. Agenda 2030 e a promoção da sustentabilidade em bibliotecas: uma introdução ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4- Educação de qualidade. 2024. 22 f. Produto Educacional: Minicurso (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1297 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade em Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica - Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Agenda 2030 - Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental -Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title | Agenda 2030 e a promoção da sustentabilidade em bibliotecas: uma introdução ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4- Educação de qualidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO | pt_BR |
dc.description.resumo | O PE foi desenvolvido a fim de sanar as necessidades dos participantes da pesquisa, que foram identificadas por meio da análise dos dados coletados através de questionário e entrevistas realizadas com os bibliotecários do IFPE, conforme apresentado nos capítulos 5 e 6 dessa dissertação. Com o intuito de suprir a carência de capacitação entre esses profissionais, elaboramos um minicurso autoinstrucional no formato virtual, proporcionando uma aprendizagem interativa e dinâmica.
O PE abrange conceitos sobre sustentabilidade, informações relacionadas à Agenda 2030, seus ODS e metas, com destaque para o ODS 4. Além disso, o curso oferece sugestões de ações que podem ser desenvolvidas e adaptadas em cada biblioteca do IFPE.
A participação dos bibliotecários no minicurso tem como objetivo introduzir os princípios da sustentabilidade, capacitando-os para desenvolverem ações educativas junto aos usuários e contribuindo assim para a promoção do ODS 4- Educação de qualidade.
O minicurso é dividido em 5 módulos, a saber: Módulo 1- Conceitos gerais sobre sustentabilidade; Módulo 2- Agenda 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de qualidade; Módulo 3- Sustentabilidade em Bibliotecas; Módulo 4 - Ações e atividades que podem ser desenvolvidas nas bibliotecas, e que contribuem para o alcance do ODS 4; Módulo 5- Propostas dos bibliotecários do IFPE de ações em prol da sustentabilidade nas bibliotecas. Ao final do curso, há uma atividade avaliativa com o objetivo de reforçar a assimilação e fixação dos conteúdos apresentados.
O PE foi desenvolvido na plataforma Genially®,2 uma ferramenta digital de livre acesso que possibilita a criação de diversos conteúdos digitais interativos e animados, como apresentações, infográfico, guias, materiais formativos, animações, jogos, entre outros. A plataforma, recomendada para uso por empresas, educadores, estudantes e designers gráficos, oferece versão paga e gratuita, sendo utilizada a versão gratuita para a elaboração do PE. | pt_BR |