dc.relation | BIANCHI, Eliane Maria Pires Giavina; QUISHIDA, Alessandra; FORONI, Paula Gabriela. Atuação
do líder na gestão estratégica de pessoas: reflexões, lacunas e oportunidades. 2017. Disponível
em: https://www.scielo.br/j/rac/a/gZbmhwvjWRX3kQSfT9DcR3b/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n°188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em
Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus -Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de- -3-de-fevereiro-de-
2020-241408388. Acesso em: 25 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a
substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia
do Novo Coronavírus - COVID-19. MEC. Disponível em
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm.
Acesso em: 25 abr. 2023.
CARRANO, Paulo.; MARINHO, Andreia e OLIVEIRA, Viviane. Trajetórias truncadas, trabalho e
futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Edição especial. São Paulo:
Educação e Pesquisa, 2015.
CHARCZUK, Simone. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de
pandemia. Edição 4. Porto Alegre: Educação e Realidade. 2020.
ERI, Marcelo.; OSORIO, Manuel Camillo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. NECAT,
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. 2021.
Disponível em:
https://www.academia.edu/84067633/Evas%C3%A3o_escolar_e_jornada_remota_na_pandemia.
Acesso em: 25 abr 2023.
LANA, Raquel Martins et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma
vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3,
2020. Disponível em: http://
https://www.scielo.br/j/csp/a/sHYgrSsxqKTZNK6rJVpRxQL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25
abr.2023
LOPES, Carina Deolinda da Silva. Os desafios impostos aos professores da educação básica pelo
cenário pandêmico de 2020: mudanças de paradigmas. In: XXI Encontro Nacional de Educação
(ENACED), 2020. Ijui. Anais [...]. Universidade Regional de Ijuí: UNIJUÍ, 2020. Disponível em:
https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/view/18785/17524. Acesso
em: 25 abril 2023.
MARASCA, Aline. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 2020.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MCGUINNESS, C. Educating at a Distance: A Redistribution of Roles. [s.l: s.n.]. 2020.
MOREIRA, R. et al. A gestão estratégica de pessoas e a melhoria dos resultados corporativos
através do uso das ferramentas: liderança, Rapport e Empowerment. 2020. Disponível em:
file:///C:/Users/stanl/Downloads/10808-Article-150782-1-10-20201227%20(3).pdf. Acesso em: 25
abr. 2023.
PEREIRA, Maria José Lara Bretas; FONSECA, João Gabriel Mar. Faces da decisão: as mudanças de
paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.
PEREIRA, A. J.; NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G. Biopolítica e educação: os impactos da
pandemia de covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 219-
236, jul./out. 2020. Disponível em: ttps://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/554/299. Acesso em: 25 abr.2023.
PINSKY, Vanessa; KRUGLIANSKAS, Isak. Inovação tecnológica para a sustentabilidade:
aprendizados de sucessos e fracassos. Estudos avançados, São Paulo, v. 31, n. 90, p. 107-126, Mai
2017.
PINTO, J.; VENTURIN, C.; COSTA, C. L. A formação continuada do professor em meio a pandemia
do Covid-19. Administração Educacional, v. 11, n. 1 p. 05-19, jan-jun/2020. Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6459. Acesso em: 25 abr 2023.
POSSA, Anderson Aorivan, et al. Iniciativas Comportamentais Para Redução Da Evasão Escolar
Dos Jovens De 15 A 29 Anos Em Tempos De Pandemia. BOLETIM ECONOMIA EMPÍRICA,
Universidade em Brasília IDP, 2020. Disponível em:
https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/bee/article/view/4784/1884. Acesso em: 25 abr 2023.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, K. W.; BINS, K. L. G.; ROZEK, M. A educação especial e a covid-19: aprendizagens em
tempos de isolamento social. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 124 -136, 2020. Disponível em:
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8914. Acesso em: 25 abr. 2023.
SILVA FILHO, Raimundo e ARAÚJO, Ronaldo. Evasão e abandono escolar na educação básica no
Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Edição 1. Porto Alegre: Educação por escrito,
2017.
SPINOLA, Mauro; PESSOA, Marcelo. Tecnologia da informação. In: Gestão de Operações. São
Paulo: Edgard Blucher, 1997.
TRAN, T. et al. Toward Sustainable Learning during School Suspension: Socioeconomic,
Occupational Aspirations, and Learning Behavior of Vietnamese Students during COVID-19.
Sustainability, v. 12, n. 10, p. 4195, jan. 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-
1050/12/10/4195. Acesso em: 25 abr 2023.
WIJAYA, T. T.; YING, Z.; SUAN, L. Gender and Self Regulated Learning During COVID-19
Pandemic in Indonesia. Jurnal Basicedu, v. 4, n. 3, p. 725–732, 3 jun. 2020. Disponível em:
https://jbasic.org/index.php/basicedu/article/view/422. Acesso em: 25 abr 2023.
FLAVIA SUCHECK MATEUS DA ROCHA; TANIELE LOSS; BRAIAN LUCAS CAMARGO
ALMEIDA; MARCELO SOUZA MOTTA; MARCO AURÉLIO KALINKE. O Uso de Tecnologias
Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19. Revista Interacções, [S. l.], v.
16, n. 55, p. 58–82, 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em:
https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 30 out. 2023. | pt_BR |