dc.contributor.author | Deivyson Pablo Alencar Braz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-01T23:58:03Z | |
dc.date.available | 2024-04-01T23:58:03Z | |
dc.date.issued | 2022-08-24 | |
dc.identifier.citation | BRAZ, Deivyson Pablo Alencar. Podcast: Por dentro do Quizizz. 2022. 16 f. Produto Educacional: Podcast (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1258 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | O autor. | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e da Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Jogos – Quizizz | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Podcast: Por dentro do Quizizz | pt_BR |
dc.title.alternative | Inside the Quizizz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O podcast seriado intitulado “Por Dentro do Quizizz”, trouxe um bate-papo com estudantes do ensino médio integrado do IFPE Campus Afogados da Ingazeira sobre a experiência deles com o Quizizz em sala de aula. O podcast “Por Dentro do Quizizz” possui três episódios. A fim de reforçar o protagonismo estudantil no contexto escolar, foi pensada a proposta de trazer a experiência dos estudantes também para a composição do nosso produto, com a intenção de enriquecer ainda mais o resultado e reforçar a ideia do papel ativo e colaborativo do estudante, concepção essa que permeia todo o nosso trabalho, sendo necessário e fundamental relacionar o produto educacional com o propósito da nossa pesquisa. Com esse intuito, os estudantes que foram sujeitos da nossa pesquisa, especificamente das entrevistas narrativas, foram convidados pelo pesquisador para participarem do programa. Dos sete estudantes entrevistados, quatro deles concordaram em participar do podcast, os quais foram: E2, E13, E14 e E16. Os episódios do podcast “Por Dentro do Quizizz” foram gravados de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet. Depois, foi usado um software gratuito para extrair e converter o áudio das gravações em formato compatível, e em seguida foi utilizado outro software gratuito para a edição dos episódios, com o intuito de inserir trilha sonora e vinhetas de abertura e fechamento, realizar cortes estratégicos nos áudios e realizar demais adaptações técnicas afim de melhorar o resultado do produto educacional. Após isso, os episódios foram disponibilizados em duas plataformas virtuais que hospedam podcasts de forma gratuita: Anchor e Spotify. Os episódios estão disponíveis de forma aberta e podem ser acessados livremente por qualquer pessoa, a qualquer momento. Esse produto educacional foi pensado para um público estudantil amplo, por isso ele é voltado para todos os estudantes do Ensino Médio Integrado que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No entanto, ele pode ser também apreciado pelos professores que compõem a Rede, visto que a temática debatida no podcast inclui também a figura do professor como o mediador de todo esse processo educativo permeado pelas TICs, aqui em especial o Quizizz. Além disso, as discussões trazidas nos episódios permitiram a troca de experiências não só entre os estudantes, mas também entre os estudantes e o professor, o que torna um produto enriquecedor tanto para a comunidade discente como docente. O podcast “Por Dentro do Quizizz” pode ser acessado por meio desses links: https://anchor.fm/pablo--braz e https://open.spotify.com/show/0G8Ru242fBRuEe3y7SECRO. | pt_BR |