Mostrar registro simples

dc.creatorBarros, Saulo Rodrigues de
dc.date.accessioned2024-03-27T18:05:45Z
dc.date.available2024-03-27T18:05:45Z
dc.date.issued2022-08-03
dc.identifier.citationBARROS, Saulo Rodrigues de. Orientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensino. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1255
dc.description.abstractThe present work relates Neuroscience and Education showing important facts of the science of mind for teacher training. In addition, we present a study on how the brain processes learning and how the numerous didactic strategies can facilitate this process. Our research raised the importance of neuroscientific knowledge for teachers and their practices through the understanding of brain functions and how they can allow a healthy development of cognition. From there, we present a discussion about episodic, procedural, emotional, semantic and automatic memories and how they develop, presenting some possibilities of didactic strategies to be worked on in the classroom and that have the potential to develop all memories, which contributes positively to the teaching-learning processpt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectNeurociência cognitiva – Educaçãopt_BR
dc.subjectNeurociências – Contribuições para o ensinopt_BR
dc.subjectPrática profissional - Formação docentept_BR
dc.subjectMemória – Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titleOrientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8546446174243813pt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardo, Douglas Lopes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552323438544091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Celestino, Francisca Adriana Correia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0197709546242411pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardo, Douglas Lopes
dc.contributor.referee2Celestino, Francisca Adriana Correia
dc.contributor.referee3Nascimento, Verônica Maria do
dc.contributor.referee4Ramos, Sérgio Murilo Sousa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552323438544091pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/0197709546242411pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037192300336635pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391025786760593pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho relaciona Neurociência e Educação trazendo fatos importantes da ciência da mente para a formação docente. Além disso, apresentamos um estudo sobre como o cérebro processa a aprendizagem e de que maneira as inúmeras estratégias didáticas podem facilitar esse processo. Nossa pesquisa levantou a importância dos saberes neurocientíficos para os docentes e suas práticas por meio do entendimento das funções do cérebro e como elas podem permitir um desenvolvimento saudável da cognição. A partir daí, apresentamos uma discussão sobre as memórias episódicas, procedimentais, emocionais, semânticas e automáticas e como elas se desenvolvem, apresentando algumas possibilidades de estratégias didáticas para serem trabalhadas em sala de aula e que tem potencial para desenvolver todas as memórias, o que contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagempt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples