dc.creator | Barros, Saulo Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T18:05:45Z | |
dc.date.available | 2024-03-27T18:05:45Z | |
dc.date.issued | 2022-08-03 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Saulo Rodrigues de. Orientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensino. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1255 | |
dc.description.abstract | The present work relates Neuroscience and Education showing important facts of the science of mind for teacher training. In addition, we present a study on how the brain processes learning and how the numerous didactic strategies can facilitate this process. Our research raised the importance of neuroscientific knowledge for teachers and their practices through the understanding of brain functions and how they can allow a healthy development of cognition. From there, we present a discussion about episodic, procedural, emotional, semantic and automatic memories and how they develop, presenting some possibilities of didactic strategies to be worked on in the classroom and that have the potential to develop all memories, which contributes positively to the teaching-learning process | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Aprendizagem cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Neurociência cognitiva – Educação | pt_BR |
dc.subject | Neurociências – Contribuições para o ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática profissional - Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Memória – Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Orientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8546446174243813 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bernardo, Douglas Lopes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6552323438544091 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Celestino, Francisca Adriana Correia | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | https://lattes.cnpq.br/0197709546242411 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bernardo, Douglas Lopes | |
dc.contributor.referee2 | Celestino, Francisca Adriana Correia | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Verônica Maria do | |
dc.contributor.referee4 | Ramos, Sérgio Murilo Sousa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6552323438544091 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | https://lattes.cnpq.br/0197709546242411 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1037192300336635 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1391025786760593 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho relaciona Neurociência e Educação trazendo fatos importantes da ciência da mente para a formação docente. Além disso, apresentamos um estudo sobre como o cérebro processa a aprendizagem e de que maneira as inúmeras estratégias didáticas podem facilitar esse processo. Nossa pesquisa levantou a importância dos saberes neurocientíficos para os docentes e suas práticas por meio do entendimento das funções do cérebro e como elas podem permitir um desenvolvimento saudável da cognição. A partir daí, apresentamos uma discussão sobre as memórias episódicas, procedimentais, emocionais, semânticas e automáticas e como elas se desenvolvem, apresentando algumas possibilidades de estratégias didáticas para serem trabalhadas em sala de aula e que tem potencial para desenvolver todas as memórias, o que contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |