dc.creator | Carvalho, Flaviano Rosas de | |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T18:41:24Z | |
dc.date.available | 2024-03-25T18:41:24Z | |
dc.date.issued | 2022-08-01 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Flaviano Rosas de. Desafios da residência pedagógica em modalidade remota na pandemia da COVID 19 no IFPE campus Barreiros. 2022. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1253 | |
dc.description.abstract | The present work is a case study lived by the undergraduates in Chemistry of the IFPE-Campus Barreiros, together with the preceptor professor, with the general objective of reporting an experience lived in the pedagogical residency in the Chemistry degree course in times of pandemic. The first module was carried out at EREM -Tamandaré in classes from the 1st to the 3rd year of high school using WhatsApp, and the 2nd and 3rd modules at IFPE-Barreiros with all classes from the first years of the agricultural technician integrated into high school. The results point to the activities of the remote classes experienced with the students, as well as the challenges faced in the period of pedagogical residency in the pandemic times in which recreational activities of the Google Classroom platform and its tools were used, in addition to other recording instruments. of remote classes that were made available in the preceptor's remote room. Faced with such circumstances, the perceptions and obstacles faced by residents and students of the program are highlighted, with emphasis on the impacts in a remote teaching scenario. From which it can be concluded that the experience lived by the undergraduates of the chemistry course in remote classes contributed positively to the evolution of the residents' knowledge construction, as well as that the engagement and construction of this new reality by all who participated in the program showed extremely useful throughout the period of execution | pt_BR |
dc.format.extent | 12 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Plataformas remotas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Desafios da residência pedagógica em modalidade remota na pandemia da COVID 19 no IFPE campus Barreiros | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2806775898563769 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Rubens Teles | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8279982919278883 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Celestino, Francisca Adriana Correia | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | https://lattes.cnpq.br/0197709546242411 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Rubens Teles | |
dc.contributor.referee2 | Celestino, Francisca Adriana Correia | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Kamylla Alexandre Leite dos | |
dc.contributor.referee4 | Farias, Ricardo da Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8279982919278883 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | https://lattes.cnpq.br/0197709546242411 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636212117125556 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7750434685370733 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata da análise de uma experiência desenvolvida pelos licenciandos em Química do IFPE-Campus Barreiros em conjunto com o professor preceptor. Tem por objetivo geral relatar a experiência vivida na residência pedagógica no curso de licenciatura de Química em tempos de pandemia, em que, o primeiro módulo foi realizado na EREM -Tamandaré nas turmas do 1o ao 3o ano do ensino médio utilizando o WhatsApp e, o 2o e 3o módulos, no IFPE-Barreiros com todas as turmas dos primeiros anos do técnico em agropecuário integrados ao ensino médio. Os resultados apontam as atividades das aulas remotas vivenciadas com os alunos, bem como, os desafios enfrentados no período de residência pedagógica nos tempos pandêmicos, período em que, utilizou-se de atividades lúdicas da plataforma Google Classroom e suas ferramentas, além de outros instrumentos para gravação de aulas que foram disponibilizadas na sala remota da preceptora. Frente a tais circunstancias, destacam-se as percepções e obstáculos enfrentados pelos residentes e estudantes do programa com ênfase aos impactos em um cenário de ensino remoto. Das atividades relatadas, conclui-se que a experiência vivida pelos licenciandos do curso de química nas aulas remotas contribuiu de maneira positiva para evolução da construção do saber dos residentes, como também, que o engajamento e construção desta nova realidade por parte de todos que participaram do programa mostrou-se extremamente proveitoso em todo período de execução | pt_BR |