Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, José Emerson da
dc.date.accessioned2024-03-21T20:17:30Z
dc.date.available2024-03-21T20:17:30Z
dc.date.issued2021-08-03
dc.identifier.citationSILVA, José Emerson da. Plano de intervenção: conscientização ambiental e resíduos sólidos em uma instituição de ensino privada no município de Barreiros/PE. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1245
dc.description.abstractThe present work aims to contribute to the learning and environmental awareness of high school students at School São José in Barreiros/PE, through an Intervention Proposal with the theme of environmental education and solid waste. At first, it was proposed for the school management to carry out the intervention with the aim of providing improved learning about the topic for the students who participated. After the proposal was approved, a questionnaire with the proposed theme was applied to probe the students' knowledge in relation to the proposed content and learn about the students' views on the importance of correct waste disposal, the main social and environmental impacts that incorrect disposal entails and the level of knowledge of students about concepts related to content. Soon after, there was a debate, lecture and a workshop on the separation of solid and organic waste from the educational institution. Subsequently, the students' learning after the intervention was verified, through the application of previously applied questionnaires again, in which a comparative study of the knowledge of the student body on the subject under study and its importance before and after the intervention was carried out in order to verify the effectiveness of the intervention with the educational guidelines carried out. Thus, this work demonstrated success in its intervention proposal for environmental education and presentation of concepts related to solid waste, laws, norms and environmental awareness. Within the context, students learned about environmental education and thus became a critical and active citizen within their social contextpt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectPlano de intervençãopt_BR
dc.titlePlano de intervenção: conscientização ambiental e resíduos sólidos em uma instituição de ensino privada no município de Barreiros/PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteslattespt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Kamylla Alexandre Leite dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636212117125556pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Kamylla Alexandre Leite dos
dc.contributor.referee2Santos, Jonh Anderson Macêdo
dc.contributor.referee3Farias, Ricardo da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636212117125556pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4352755253464410pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750434685370733pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo contribuir com a aprendizagem e conscientização ambiental do corpo discente do ensino médio do Colégio São José no município de Barreiros/PE, através de uma Proposta de Intervenção com a temática educação ambiental e resíduos sólidos. No primeiro momento foi proposto para a gestão escolar a realização da intervenção com o objetivo de proporcionar melhoria de aprendizado acerca do tema para os discentes que participaram. Após a aprovação da proposta, aplicou-se um questionário com a temática proposta para sondar o conhecimento do alunado em relação ao conteúdo proposto e conhecer as visões dos estudantes sobre a importância do descarte correto dos resíduos, os principais impactos socioambientais que o descarte incorreto acarreta e o nível de conhecimento dos alunos sobre conceitos referentes ao conteúdo. Logo em seguida, foi realizado debate, palestra e uma oficina sobre separação de resíduos sólidos e orgânicos da instituição de ensino. Posteriormente foi verificada a aprendizagem dos estudantes após a intervenção, através da aplicação novamente dos questionários aplicados anteriormente, em que foi realizado um estudo comparativo do conhecimento do corpo discente sobre a temática em estudo e sua importância antes e depois da intervenção com o objetivo de verificar a eficácia da intervenção com as orientações educativas realizadas. Desse modo, esse trabalho demonstrou êxito na sua proposta de intervenção para a educação ambiental e apresentação de conceitos relacionados aos resíduos sólidos, leis, normas e conscientização ambiental. Dentro do contexto, ocorreu o aprendizado dos estudantes sobre educação ambiental e assim tornando-se um cidadão crítico e ativo dentro do seu contexto socialpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples