dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Laura Barbosa de; MELO, Rosangela Maria de. Uma proposta de uso do gênero textual resenha para promover práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. 2023. 45 f. Produto Educacional: Sequência Didática (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023. | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisas apontam que as propostas dos cursos do PROEJA nas instituições de ensino têm apresentado vários desafios de ordem pedagógica, dentre eles: atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos estudantes e a dificuldade do docente em desconstruir as representações da escola tradicional (Pinto, 2019).
Nesse contexto, de acordo com Moura e Henrique (2012) a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tem papel relevante em contribuir para a melhoria das condições de participação social, política, cultural e no mundo do trabalho na modalidade do PROEJA, objetivando contribuir para a garantia do direito de acesso de todos à educação básica para a redução das desigualdades sociais. Para tanto, os autores recomendam o desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas baseadas na aprendizagem da língua relacionada diretamente com a formação cidadã do estudante, oferecendo-lhe condições de se inserir no mercado de trabalho.
Em função das particularidades dessa modalidade de ensino e dos desafios apresentados, surge este Produto Educacional (PE), que é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Práticas de Letramento no PROEJA: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes” desenvolvida no programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT), ofertado pela instituição associada representada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda. O objetivo deste PE visa contribuir com os docentes na construção de momentos que promovam uma aprendizagem significativa, a fim de proporcionar
melhor desempenho em práticas sociais cidadãs no contexto escolar do PROEJA. É fundamental destacar que o enfoque primordial do produto educacional reside na criação de uma sequência didática cuidadosamente elaborada, com o objetivo de contextualizar, a fim de contextualizar o letramento, suas práticas e os gêneros textuais. Essa abordagem visa ampliar a compreensão dos docentes e estudantes sobre o tema, proporcionando um contexto mais abrangente para a aprendizagem. Dessa forma, além da sequência didática em si, os docentes e estudantes terão a oportunidade de explorar e entender melhor as práticas de letramento e a importância dos gêneros textuais no contexto em que estão inseridos. Nesse sentido, o Produto Educacional consiste na implementação de uma Sequência Didática composta por 5 (cinco) momentos sequenciais, visando promover o desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes em relação ao gênero textual Resenha. Essa Sequência Didática foi adaptada com base no modelo proposto pelos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e para atender de forma mais efetiva aos objetivos propostos. Por essa perspectiva a Sequência Didática tem como ponto de partida a aplicação, pelo docente, levando em consideração um dos princípios do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, que prima pela valorização das experiências dos estudantes, como também uma formação de
qualidade pressuposta nos marcos da educação integral. É fundamental destacar que a proposta desta Sequência Didática está longe de ser um conjunto fixo de instruções para o professor seguir em sala de aula. Seu objetivo principal é orientar de forma significativa as atividades em cada módulo da Sequência Didática, fornecendo sugestões que podem ser adaptadas de acordo com as características da turma e o conteúdo curricular a ser abordado. Portanto, espera-se que essa Sequência Didática seja útil para os professores,
fornecendo-lhes orientações práticas e provocando reflexões significativas sobre o processo de
ensino aprendizagem em suas diversas modalidades. | pt_BR |