Uma proposta de uso do gênero textual resenha para promover práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos - PROEJA
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-24Autor
Ana Laura Barbosa de Oliveira
Rosangela Maria de Melo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Pesquisas apontam que as propostas dos cursos do PROEJA nas instituições de ensino têm apresentado vários desafios de ordem pedagógica, dentre eles: atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos estudantes e a dificuldade do docente em desconstruir as representações da escola tradicional (Pinto, 2019).
Nesse contexto, de acordo com Moura e Henrique (2012) a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tem papel relevante em contribuir para a melhoria das condições de participação social, política, cultural e no mundo do trabalho na modalidade do PROEJA, objetivando contribuir para a garantia do direito de acesso de todos à educação básica para a redução das desigualdades sociais. Para tanto, os autores recomendam o desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas baseadas na aprendizagem da língua relacionada diretamente com a formação cidadã do estudante, oferecendo-lhe condições de se inserir no mercado de trabalho.
Em função das particularidades dessa modalidade de ensino e dos desafios apresentados, surge este Produto Educacional (PE), que é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Práticas de Letramento no PROEJA: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes” desenvolvida no programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT), ofertado pela instituição associada representada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda. O objetivo deste PE visa contribuir com os docentes na construção de momentos que promovam uma aprendizagem significativa, a fim de proporcionar
melhor desempenho em práticas sociais cidadãs no contexto escolar do PROEJA. É fundamental destacar que o enfoque primordial do produto educacional reside na criação de uma sequência didática cuidadosamente elaborada, com o objetivo de contextualizar, a fim de contextualizar o letramento, suas práticas e os gêneros textuais. Essa abordagem visa ampliar a compreensão dos docentes e estudantes sobre o tema, proporcionando um contexto mais abrangente para a aprendizagem. Dessa forma, além da sequência didática em si, os docentes e estudantes terão a oportunidade de explorar e entender melhor as práticas de letramento e a importância dos gêneros textuais no contexto em que estão inseridos. Nesse sentido, o Produto Educacional consiste na implementação de uma Sequência Didática composta por 5 (cinco) momentos sequenciais, visando promover o desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes em relação ao gênero textual Resenha. Essa Sequência Didática foi adaptada com base no modelo proposto pelos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e para atender de forma mais efetiva aos objetivos propostos. Por essa perspectiva a Sequência Didática tem como ponto de partida a aplicação, pelo docente, levando em consideração um dos princípios do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, que prima pela valorização das experiências dos estudantes, como também uma formação de
qualidade pressuposta nos marcos da educação integral. É fundamental destacar que a proposta desta Sequência Didática está longe de ser um conjunto fixo de instruções para o professor seguir em sala de aula. Seu objetivo principal é orientar de forma significativa as atividades em cada módulo da Sequência Didática, fornecendo sugestões que podem ser adaptadas de acordo com as características da turma e o conteúdo curricular a ser abordado. Portanto, espera-se que essa Sequência Didática seja útil para os professores,
fornecendo-lhes orientações práticas e provocando reflexões significativas sobre o processo de
ensino aprendizagem em suas diversas modalidades.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: