dc.contributor.author | Josefa Renata Queiroz da Costa Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | José Davison da Silva Júnior | pt_BR |
dc.contributor.editor | Os autores | pt_BR |
dc.contributor.other | Yasmin Cavalcanti Toscano de Melo | pt_BR |
dc.coverage.spatial | IFPE - Campus Olinda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-24T19:56:03Z | |
dc.date.available | 2024-02-24T19:56:03Z | |
dc.date.issued | 2023-12-18 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Josefa Renata Queiroz da Costa; SILVA JUNIOR, José Davison da. Sentidos da gestão escolar no âmbito do Instituto Federal de Pernambuco. 2023. 18 f. Produto Educacional: Cartilha Informativa. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1182 | |
dc.description.abstract | A educação é uma construção social e a aprendizagem se dá de diferentes formas e em diversos locais, contudo, um dos principais ambientes educativos é o âmbito escolar. Nesse espaço, que fundamenta diversas experiências ao longo da vida do educando, estão refletidos os sentidos da instituição que abrigam seus valores e atitudes pensando o tipo de formação humana que pretendem ajudar a desenvolver em seus estudantes. Assim ao pensarmos sobre o fazer educativo, que vai muito além da organização do currículo, da escolha dos livros
didáticos, da forma de distribuir as pessoas pelos espaços. Embora todos esses fatores interfiram em como as pessoas são educadas, influenciam em todo o aprendizado humano, a forma como as pessoas se relacionam e os resultados derivados dessas relações, sejam eles neurológicos ou mentais/emocionais; as experiências vivenciadas ao longo da vida, a exemplo do trabalho, que certamente é um forte princípio educativo.
O pensar a educação tem que considerar toda essa bagagem, toda essa riqueza de saberes, que extrapola a educação formal, e dentro da organização escolar, essa concepção pedagógica deve emergir das pessoas que direcionam os profissionais, alunos e processos dentro de todo esse fazer educativo, que é a gestão escolar. Dessa forma, esta cartilha tem o objetivo de entender sobre os sentidos que emergem da gestão escolar, o que fazem os gestores escolares e a importância desses profissionais para a educação omnilateral. Aqui apresentamos o produto educacional do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica –
PROFEPT – que é resultado da dissertação intitulada Sentidos da Gestão Escolar no âmbito da Gestão Escolar do Instituto Federal de Educação de Pernambuco. Ao trazer luz sob essa importante função escolar, favorecemos
o reconhecimento ao trabalho de quem favorece as relações de ensino aprendizagem nas instituições, além de apresentar um panorama aos que queiram no futuro assumir essa responsabilidade de forma mais consciente. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
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dc.subject | Educação – Administração Escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Diretores/Gestores Escolares | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title | Sentidos da gestão escolar na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subjectx | Meanings of school management | pt_BR |
dc.subjectx | Integrated secondary education | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |