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dc.contributor.authorGerlangi da Conceição Silvapt_BR
dc.contributor.authorEdilene Rocha Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T23:27:47Z
dc.date.available2024-02-20T23:27:47Z
dc.date.issued2023-10-05
dc.identifier.citationSILVA, Gerlangi da Conceição; GUIMARÃES, Edilene Rocha. Currículo Integrado: princípios e concepções. Proposta de práticas curriculares integradoras. 2023. 32 f. Produto Educacional: Caderno Pedagógico (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1176
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autores.pt_BR
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dc.subjectEducação – Currículopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleCurrículo Integrado: princípios e concepções. Proposta de práticas curriculares integradoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoEste Caderno Pedagógico é um material educacional que tem como objetivo relacionar os resultados obtidos na pesquisa documental e de campo com a pesquisa bibliográfica realizada na fundamentação teórica da Dissertação de Mestrado intitulada: Concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do PROEJA. Desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do IFPE – Campus Olinda. Sendo assim, o Caderno Pedagógico tem por objetivo abordar os princípios e as concepções de currículo integrado e desenvolver proposições de práticas curriculares integradoras. Foi elaborado a partir dos resultados obtidos nas análises dos documentos normativos e institucionais sobre as concepções de currículo integrado e dos resultados obtidos nas análises dos dados colhidos com a aplicação do Questionário Misto, sobre as concepções de currículo integrado no discurso dos docentes, e da Entrevista Semiestruturada aplicada ao coordenador do curso e a pedagoga que acompanha o curso. Como explicitam Frigotto e Araújo (2018), para construção do currículo integrado podemos nos orientar por alguns princípios: a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social. No que diz respeito a contextualização, os conteúdos formativos devem estar relacionados com a realidade social dos sujeitos. A interdisciplinaridade é considerada como princípio da diversidade e da criatividade. O compromisso com a transformação social é o que diferencia a visão de educação pragmatista da educação transformadora proposta neste Caderno Pedagógico. Partindo desse pressuposto, este Caderno Pedagógico tem um propósito formativo, abordando os princípios que orientam o currículo integrado e as concepções produzidas nas práticas curriculares e propondo práticas curriculares integradoras que contribuam com a formação docente e respectivamente, com a materialização do currículo integradopt_BR


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