dc.contributor.author | Gerlangi da Conceição Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Edilene Rocha Guimarães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T23:27:47Z | |
dc.date.available | 2024-02-20T23:27:47Z | |
dc.date.issued | 2023-10-05 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gerlangi da Conceição; GUIMARÃES, Edilene Rocha. Currículo Integrado: princípios e concepções. Proposta de práticas curriculares integradoras. 2023. 32 f. Produto Educacional: Caderno Pedagógico (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1176 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores. | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Currículo | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Currículo Integrado: princípios e concepções. Proposta de práticas curriculares integradoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Caderno Pedagógico é um material educacional que tem como objetivo relacionar os resultados obtidos na pesquisa documental e de campo com a pesquisa bibliográfica realizada na fundamentação teórica da Dissertação de Mestrado intitulada: Concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do PROEJA. Desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do IFPE – Campus Olinda. Sendo assim, o Caderno Pedagógico tem por objetivo abordar os princípios e as concepções de currículo integrado e desenvolver proposições de práticas curriculares integradoras. Foi elaborado a partir dos resultados obtidos nas análises dos documentos normativos e institucionais sobre as concepções de currículo integrado e dos resultados obtidos nas análises dos dados colhidos com a aplicação do Questionário Misto, sobre as concepções de currículo integrado no discurso dos docentes, e da Entrevista Semiestruturada aplicada ao coordenador do curso e a pedagoga que acompanha o curso. Como explicitam Frigotto e Araújo (2018), para construção do currículo integrado podemos nos orientar por alguns princípios: a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social. No que diz respeito a contextualização, os conteúdos formativos devem estar relacionados com a realidade social dos sujeitos. A interdisciplinaridade é considerada como princípio da diversidade e da criatividade. O compromisso com a transformação social é o que diferencia a visão de educação pragmatista da educação transformadora proposta neste Caderno Pedagógico. Partindo desse pressuposto, este Caderno Pedagógico tem um propósito formativo, abordando os princípios que orientam o currículo integrado e as concepções produzidas nas práticas curriculares e propondo práticas curriculares integradoras que contribuam com a formação docente e respectivamente, com a materialização do currículo integrado | pt_BR |