Mostrar registro simples

dc.creatorPinto, Arikerly de Santana
dc.date.accessioned2024-02-19T14:53:15Z
dc.date.available2024-02-19T14:53:15Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.citationPINTO, Arikerly de Santana. Análise de atividades de leitura literária do livro didático Se liga nas Linguagens: Português. 2023. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1171
dc.description.abstractThis article aims to carry out an analysis of the exercises and activities present in the High School Portuguese Language textbook, more specifically, to investigate how the collection “Se liga nas Linguagens: Português” by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi, approaches literary reading ; identify which strategies and approaches are employed to promote understanding and appreciation of literary works; understand how the analyzed textbook contributes to a broader understanding of literature. Among the main authors who contributed to the foundation of this study, we highlight Cosson (2018); Dalvi (2013); Perrone-Moisés (2006) and Rouxel (2013). In its methodological part, this research is exploratory and descriptive. Initially, exploratory research will be used to address broader concepts about education and the literary teaching process. Then, descriptive research will be used to understand how these concepts have been applied within the current teaching process, demonstrating their adjustments and/or possible areas for improvement. To determine whether the textbook achieves the teaching objectives present in Brazilian educational legislation, the following points will be observed: Alignment with the BNCC area skills (2017); specific skills of the components and objects of knowledge of the Pernambuco Curriculum (2020) for the new High School. In conclusion, the textbook analyzed here brings a pedagogical approach aligned with curricular guidelines, presenting integrated content, tools and essential knowledge for a critical and appreciative reading of literary works. and offers an enriching and meaningful approach to understanding literary languagespt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationASSUMPÇÃO, M. de C.; DUARTE, N. Arte, educação e sociedade. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 55, n. 44, p. 169–190, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12210. Acesso em: 27 nov. 2022. BATISTA, A. A. G; ROJO, R. Produzindo livros didáticos em tempo de mudança. In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica Editora, 2008. p. 15-47. BUNZEN, C. ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: COSTA VAL, MARCUSCHI (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005, p. 73-117. BONNICI, D. Teoria e crítica pós-colonialista. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Volume 1. Brasília, 2006. CASSIANO, C. C. F. O mercado do Livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na Educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013. COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2018. COSTA, A. M. R. da. Integração do Ensino Médio e Técnico: Percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Castanhal. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Belém, 2012. CHOPPIN, A. P. In: BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 9-15. CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27957. Acesso em: 26 dez. 2022. DALVI, M. A. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide L. de; JOVER-FALEIROS. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 67-97. FREITAS, N. K; RODRIGUES, M. H. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. CEART-UDESC, Santa Catarina, 2007. Disponível em: https://www.udesc.br/ceart/home. Acesso em: 14 jul. 2023. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LEAHY-DIOS, C. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004. MELO, I. M. Da Poesia ao desenvolvimento da competência literária: propostas metodológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança). Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2011. ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga nas Linguagens: Português. Ensino Médio. Obra específica: Língua Portuguesa. Área do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias. Manual do professor. 1ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020. PERNAMBUCO, Governo do Estado de. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco, 2020. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. In: Literatura e sociedade. São Paulo: USP, FFLCH, DTLLC, 2006, nº 9, p. 16-29. PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RANGEL, E. de O. Letramento Literário e Livro Didático de Língua Portuguesa: Os Amores Difíceis. In: PAIVA, A.; EVANGELISTA, A. M.; PAULINO, G.; VERSIANE, G. (orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces: O jogo do livro. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007. ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide L. de; JOVER-FALEIROS. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-33. SOARES, M. B. Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica, [s.l], v. 2, n. 12, p. 52-63, 2019. Disponível em: https://www.unigran.br/interletras/conteudo/colorbox.php?num=3. Acesso em: 12 out. 2023. SOUZA, E. M; VIANA, L. Livro didático como gênero do discurso complexo. Anais do SILEL. v. 2, n. 2. Uberlândia: EDUFU, 2011. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2011/1991.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023. VIEIRA, A. A formação de leitores de literatura na escola brasileira: caminhadas e labirintos. In: Cadernos de Pesquisa, FCC, vol. 38, n 134, p.441-458, ago/2008. XYPAS, R. A leitura subjetiva no ensino de literatura: apropriação do texto literário pelo sujeito leitor/Rosiane Xypas. Olinda, PE: Nova Presença, 2018. ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (Org.). Escola e leitura. São Paulo: Global, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titleAnálise de atividades de leitura literária do livro didático Se liga nas Linguagens: Portuguêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6480662396136035pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Rosane Alves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055641750074564pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Rosane Alves da
dc.contributor.referee2Silva, José Aldo Ribeiro da
dc.contributor.referee3Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055641750074564pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2043156287288552pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar atividades presentes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, mais especificamente, investigar como a obra “Se liga nas Linguagens: Português” de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, aborda a leitura literária; identificar quais estratégias e abordagens são empregadas para promover a compreensão e a apreciação de obras literárias; compreender como o livro didático analisado contribui para uma compreensão mais ampla da literatura. Dentre os principais autores que contribuíram para fundamentar o presente estudo, destacam-se Cosson (2018); Dalvi (2013); Perrone-Moisés (2006) e Rouxel (2013). Esta pesquisa em sua parte metodologia é exploratória e descritiva. No primeiro momento, a pesquisa exploratória foi usada para tratar dos conceitos mais amplos sobre educação e processo de ensino literário. Em seguida, foi empregada a pesquisa descritiva para entender como esses conceitos vêm sendo aplicados dentro do processo de ensino atual, demonstrando suas adequações e/ou possíveis áreas de melhoria. Para determinar se o livro didático atinge os objetivos de ensino presentes nas legislações educacionais brasileiras foram observados nas atividades os seguintes pontos: alinhamento com as habilidades de área da BNCC (2017); habilidades específicas dos componentes e objetos do conhecimento do Currículo de Pernambuco (2020) para o 3º ano do Ensino Médio. Em conclusão, o livro didático aqui analisado traz uma abordagem pedagógica alinhada às diretrizes curriculares, apresentando conteúdos integralizados, ferramentas e conhecimentos essenciais para uma leitura crítica e oferece uma abordagem significativa para a compreensão das linguagens literáriaspt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples