Análise de atividades de leitura literária do livro didático Se liga nas Linguagens: Português
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-19Autor
Pinto, Arikerly de Santana
http://lattes.cnpq.br/6480662396136035
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar atividades presentes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, mais especificamente, investigar como a obra “Se liga nas Linguagens: Português” de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, aborda a leitura literária; identificar quais estratégias e abordagens são empregadas para promover a compreensão e a apreciação de obras literárias; compreender como o livro didático analisado contribui para uma compreensão mais ampla da literatura. Dentre os principais autores que contribuíram para fundamentar o presente estudo, destacam-se Cosson (2018); Dalvi (2013); Perrone-Moisés (2006) e Rouxel (2013). Esta pesquisa em sua parte metodologia é exploratória e descritiva. No primeiro momento, a pesquisa exploratória foi usada para tratar dos conceitos mais amplos sobre educação e processo de ensino literário. Em seguida, foi empregada a pesquisa descritiva para entender como esses conceitos vêm sendo aplicados dentro do processo de ensino atual, demonstrando suas adequações e/ou possíveis áreas de melhoria. Para determinar se o livro didático atinge os objetivos de ensino presentes nas legislações educacionais brasileiras foram observados nas atividades os seguintes pontos: alinhamento com as habilidades de área da BNCC (2017); habilidades específicas dos componentes e objetos do conhecimento do Currículo de Pernambuco (2020) para o 3º ano do Ensino Médio. Em conclusão, o livro didático aqui analisado traz uma abordagem pedagógica alinhada às diretrizes curriculares, apresentando conteúdos integralizados, ferramentas e conhecimentos essenciais para uma leitura crítica e oferece uma abordagem significativa para a compreensão das linguagens literárias
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: