Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Vanely Maria de Santana
dc.date.accessioned2024-01-16T13:33:17Z
dc.date.available2024-01-16T13:33:17Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.citationMELO, Vanely Maria de Santana. Influência de fatores operacionais relacionados à logística na decisão de compras realizadas através do e-commerce b2c no setor de eletroeletrônicos. Orientador: Luiz Guimarães Ribeiro Neto. 2023. Artigo (Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Paulista, Paulista, PE, 2023. 23 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1145
dc.description.abstractThe emergence of the internet and the advancement of technology have promoted profound changes in commercial relationships between companies and their consumers. In this scenario, e-commerce emerges as a growth alternative for many sectors of the economy, including electronics retail. The development of logistics provided a favorable environment for the consolidation of this business model. The objective of this study was to identify which operational factors related to logistics are most relevant to the purchasing decisions of regular consumers through B2C e-commerce, in the electronics segment. The research is characterized as quantitative and was carried out through a survey using a questionnaire applied to a sample, which aimed to represent a population of people aged between 16 and 30 years, all residing in the RMR (Metropolitan Region of Recife). As a methodology, multiple linear regression will be used to analyze data collected in the research. In relation to the results obtained, it was identified that, for this specific audience, the factors related to the ease of comparing products and prices at the time of purchase and the convenience of receiving the merchandise at home are the most relevant aspects in the decision to purchases through B2C e-commerce in the electronics sector.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, G. G. G.; FERREIRA,T.C.; LUCENA,F. de O. E-commerce: perspectivas logísticas de ofertantes e demandantes acadêmicos de administração na cidade de Campina Grande – PB. Revista Gestão e Organizações ISSN 2526-2289 v. 05, n. 03, Jul/Set. 2020. ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010. BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. BARBOSA, L. P. I.; FILHO, A. C. D. V.; FERREIRA, A.; LOUREIRO, C. S. I. As redes sociais como ferramenta de comercialização no e-commerce. Revista Magsul de Administração e Contabilidade, Ed. 3, v. 1, 2017. BONFIM, R. S.; CHIUSOLI, C. L. E-commerce: o comportamento de compras on-line na percepção dos consumidores. Revista Administração em Diálogo.RAD Vol. 22 n. 2 mai/jun/jul/ago 2020 - p.115-133. COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011. CRUZ(a), W. L. de M. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. Rev. GeoTextos, vol 17, n.1, Jul. 2021- p. 67-88. CRUZ(b), W. L. de M. A expansão dos prestadores logísticos no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI: agentes, processos e tendências. 2021. 319p. Tese ( Doutorado em Geografia).UFSC-Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Geografia, Florianópolis, 2021. DRUCKER, P. O comércio eletrônico pode entregar? Negócios e Administração. O mundo em 2000. ed. Exame, p.95, 1999. FLEURY, P. O desafio logístico de e-commerce. Ilos: especialistas em Logística e Supply Chain, Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: <https:www.ilos.com.br/web/o-desafio-logistico-do-e-commerce/> Acesso em: 19 mai. 2023. GALDINO, E. S. Compras na Internet: Um entendimento do comportamento de consumo em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19. Repositório Institucional da UFPB, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19574>. Acesso em: 25 Abr. 2023. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2019. IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa anual de comércio 2020 Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9075-pesquisa-anual-decomercio. html>. Acesso em: 25 Abr. 2023. LIMEIRA, Tânia M. Vidigal. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007. MACHADO, R. O. Marketing Digital: análise das principais estratégias usadas no comércio eletrônico brasileiro. Revista eletrônica de administração e turismo, v. 12, n. 7, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/13477>. Acesso em: 25 Abr. 2023. MARCONI, M. de A.; LAKATOS E. M.;. Técnicas de pesquisa : planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 8. ed. São Paulo : Atlas, 2017. MENDES, L. Z. R. E-commerce: origem, desenvolvimento e perspectivas. Repositório Digital LUME - UFRGS, 2013. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/78391>. Acesso em: 25 Abr. 2023. MÉNDEZ, R. Sitiados por la pandemia. Del colapso a la reconstrucción: apuntes geográficos. Madrid: Ed. Revives, 2020. NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro. Elsevier, 2007. OLIVEIRA, B. R. de; CHAVES, B. M. O desempenho do e-commerce B2C na experiência de compra do consumidor universitário durante a pandemia de Covid-19. Rev. Ciatec-UPF, vol.13(2), p.57-71, 2021. PEREIRA, A. F. S. Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento. 2020. 91f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Viseu, 2020. Disponível em: < http://.handle.net/10400.19/6534 > Acesso em: 12 Mai. 2023. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. REZENDE, A. A.; MARCELINO, J. A.; MIYAJI, M. A reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na Pandemia de Covid-19. BOCA: Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 6, 2020. SANTOS, A. S.; MIRANDA, G. J. E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho? Revista Evidenciação contábil & finanças, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 54-68. jan/abr. 2015. SANTOS, D. R. Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones. Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v. 2, n. 5, p. 1566-1578, out./dez. 2018. SASSI, C. P.; PÉREZ F. G.; MIYAZATO S.; YE X. ; FERREIRA-SILVA P. H.; LOUZADA F. Modelo de regressão linear múltipla utilizando os softwares R e Statistica: uma aplicação a dados de conservação de frutas. 2011. SILVA, A. C. da; MACHADO,S.T.; SARAIVA,G. de O.; TANAKA,W. Y. Panorama do e-commerce e a logística expressa durante a pandemia de covid-19.Revista Fatec Zona Sul.ed.34, p.20-34,abril de 2022. SILVA, D. S.; ZONATO, P. A. F. Comportamento do consumidor virtual em tempos de pandemia-COVID19. Rev. Pretexto; Universidade FUMEC;v.24, n.1, p. 44-62, jan/mar 2023. SOUZA, C.B.C.; SALIB, M.L.L. A hipervulnerabilidade do consumidor no E-Commerce Cross Border: o desafio do mercado transnacional. Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo, v. 5, n. 2, p. 64-84, 2019. VENCESLAU, I. Reflexões sobre o comércio eletrônico como atualização técnica do comércio no atual período técnico-científico-informacional no Brasil. In: XVI SIMPURB- Simpósio Nacional De Geografia Urbana, 2019, São Paulo. WANG, H.; PEREIRA, L. H.; SCAVRONI, C. M. S. Os desafios para startups de tecnologia logística no e-commerce sino-brasileiro: o caso da BR Express. GVcasos- Revista brasileira de casos de administração.vol. 11, n. 2, Jul-Dez/2021. WEBSHOPPERS, Relatório do e-commerce em 2022. 47. ed. São Paulo: E-bit, 2022. Disponível em: <https://company.ebit.com.br/webshoppers> Acesso em: 25 Abr. 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjecte-commercept_BR
dc.subjectlogísticapt_BR
dc.subjectcomércio eletrônicopt_BR
dc.subjectdecisão de compraspt_BR
dc.subjectrotina de consumopt_BR
dc.titleInfluência de fatores operacionais relacionados à logística na decisão de compras realizadas através do e-commerce b2c no setor de eletroeletrônicospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5600275318106815pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro Neto, Luiz Guimarães
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781945841002844pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhaes, José Tarcisio Pereira
dc.contributor.referee2Medeiros, Saulo Emmanuel Rocha de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 7781945841002844pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 9702550062041526pt_BR
dc.publisher.departmentPaulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoO surgimento da internet e o avanço da tecnologia promoveram mudanças profundas nas relações comerciais entre as empresas e seus consumidores. Nesse cenário, o comércio eletrônico surge como uma alternativa de crescimento para muitos setores da economia, dentre eles o varejo de eletroeletrônicos. O desenvolvimento da logística proporcionou um ambiente propício para a consolidação desse modelo de negócio. O objetivo deste estudo foi identificar quais fatores operacionais relacionados à logística são mais relevantes para a decisão de compras dos consumidores usuais através do e-commerce B2C, no segmento de eletroeletrônicos. A pesquisa se caracteriza como quantitativa e foi realizada por meio de um levantamento através de um questionário aplicado em uma amostra, que visou representar uma população de pessoas com idade entre 16 até 30 anos, todas residentes na RMR (Região Metropolitana de Recife). Como metodologia, será utilizada a regressão linear múltipla para análise de dados coletados na pesquisa. Em relação aos resultados obtidos, identificou-se que, para este público específico, os fatores relacionados com a facilidade em estabelecer comparação entre produtos e preço no momento da compra e a comodidade de receber a mercadoria em casa são os aspectos mais relevantes na decisão de compra através do e-commerce B2C no setor de eletroeletrônicos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples