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dc.creatorSantos, Juliene Moreira Ramos dos
dc.date.accessioned2023-12-28T12:59:07Z
dc.date.available2023-12-28T12:59:07Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.identifier.citationGOUVEIA, Elis Vitória ; SANTOS, Juliene Moreira Ramos dos. Métodos contraceptivos: construção de vídeo educativo para mulheres surdas. 41 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1137
dc.description.abstractObjective: to create an educational video in LIBRAS about contraceptive methods for women. Methodology: methodological study, consisting of the construction of the educational video, developed from a review of scientific literature, carried out to verify the need for research and obtain a theoretical framework. From there, the video was created, which involved the following steps: pre-production, production and post- production, and finally, visual-gestural integration in Brazilian sign language (LIBRAS). Results: the final version of the educational video is eleven minutes and eighteen seconds long, covering all the information and guidance on contraceptive methods available in the Unified Health System (SUS). The presentation featured animation, oral narration in Portuguese and visual-gestural integration in LIBRAS. Conclusion: an educational video was created in LIBRAS, covering all contraceptive methods for women. This was built through a systematic and rigorous method of elaboration, therefore, the assistive technology produced has an updated scientific basis and can be considered as a teaching tool, in the context of health education activities with deaf and hearing women.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABREU, F. S. D. de; SILVA, D. N. H.; ZUCHIWSCHI, J. Surdos e homossexuais: A (des) coberta de trajetórias silenciadas. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 3, p. 607-620, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751492007.pdf. Acesso em: 17 de set. de 2021. ÁFIO, A. C. E. CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA SURDOS SOBRE O USO DOS PRESERVATIVOS. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós- graduação em enfermagem-Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará. São Cristóvão, p.96, 2015. Disponível em:http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13724/1/2015_dis_aceafio.pdf. Acesso em: 19 de out. de 2021. ÁFIO, A. C. E. et al. Construção de vídeo sobre uso dos preservativos para surdos e ouvintes. Resv Rene. Ceará, v.22, n. 6243, p.1-9, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/58307/1/2021_art_aceafio.pdf. Acesso em: 17 de set. de 2021. ALEXANDRE, A. C. S. et al. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectMétodos contraceptivospt_BR
dc.subjectMulheres Surdaspt_BR
dc.titleMétodos contraceptivos: construção de vídeo educativo para mulheres surdaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027763670224450pt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Ana Karine Laranjeira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6623566511186369pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Valdirene Pereira da Silva
dc.contributor.referee2Araujo, Romina Pessoa Silva de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4178153420030947pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890284251210458pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: construir vídeo educativo em LIBRAS acerca dos métodos contraceptivos para mulheres. Metodologia: estudo metodológico, composto pela construção do vídeo educativo, desenvolvido a partir de uma revisão de literatura científica, realizada para verificar necessidade da pesquisa e obtenção de referencial teórico. A partir desta, seguiu-se para a edificação do vídeo, a qual envolveu as seguintes etapas: pré- produção, produção e pós-produção, e por fim, a integração visual-gestual na língua brasileira de sinais (LIBRAS). Resultados: a versão final do vídeo educativo, possui onze minutos e dezoito segundos, contemplando todas as informações e orientações acerca dos métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentação contou com animação, narração oral no idioma português e integração visual-gestual em LIBRAS. Conclusão: construiu-se um vídeo educativo em LIBRAS, abordando todos os métodos contraceptivos para mulheres. Este, foi edificado através de um método sistemático e rigoroso de elaboração, portanto, a tecnologia assistiva produzida possui embasamento científico atualizado e poderá ser considerada como ferramenta de ensino, no contexto das atividades de educação em saúde com mulheres surdas e ouvintes.pt_BR
dc.creator.name2Sena, Elis Vitória Gouveia
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/6362143008899043pt_BR


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