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dc.creatorFerreira Neto, Monique Tereza
dc.date.accessioned2023-12-20T19:19:03Z
dc.date.available2023-12-20T19:19:03Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1130
dc.description.abstractThis study aimed to elicit requirements for the development of a routine application intended for children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). The importance of routine for these individuals is evident, as sudden changes can cause discomfort and anxiety. In the universe of ASD, routine changes are often challenging, and establishing a structured routine is fundamental to providing a sense of tranquility and well-being. Through an applied and exploratory methodological approach, using techniques such as interviews and questionnaires, it was possible to identify the main difficulties faced by these individuals and their families in managing their daily activities. The proposed application aims to simplify this organization, offering an effective tool to manage daily activities and meet the individual needs of children and adolescents with ASD.pt_BR
dc.format.extent159f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALFF, Chico. Análise de Requisitos. Disponível em: https://analisederequisitos.com.br/autor/chicoalff/\. Acessado em: 27/11/2023. ALHARTHI A, et al. The Human Gut Microbiome as a Potential Factor in Autism Spectrum Disorder. Int J Mol Sci, 2022; 23(3): 1363. BALSAMIQ. Balsamiq Wireframes. Disponível em: https://balsamiq.com/\. Acessado em: 27/11/2023. BHANDARI SAMANTHA, MD. How Do Doctors Diagnose Autism? [S.l.: s.n.], 2023.Disponível em:https://www.webmd.com/brain/autism/how-do-doctors-diagnose-autism.Acesso em: 15/03/2022 BELGAMO, Anderson, EDUARDO, Luiz, MAR- TINS, Luiz Eduardo - Estudo Comparativo Sobre as Técnicas de Elicitação de Requisitos do Software. Artigo – UNIMEP – Campus Taquaral –Piracicaba – SP, 2008. CAMINHA, Vera Lucia et al. Tecnologia Assistiva e seus recursos no trabalho com crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) no projeto ADACA. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDesenvolvimento de aplicaçõespt_BR
dc.subjectSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAplicativos - inclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTEA - aplicativopt_BR
dc.titleElicitação de requisitos para desenvolvimento de um aplicativo de rotina para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5528167394997463pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura Júnior, José Almir Freire de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920 184558674916pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, João Almeida e
dc.contributor.referee2Nascimento, Mirtson Aécio Dos Reis do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309 933838171531pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170 858108741338pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo principal a elicitação de requisitos para o desenvolvimento de um aplicativo de rotina destinado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A importância da rotina para esses indivíduos é evidente, pois mudanças repentinas podem causar desconforto e ansiedade. No universo do TEA, alterações na rotina são frequentemente desafiadoras, e estabelecer uma rotina estruturada é fundamental para proporcionar uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Por meio de uma abordagem metodológica aplicada e exploratória, utilizando técnicas como entrevistas e questionários, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas por esses indivíduos e suas famílias no gerenciamento de suas atividades diárias. O aplicativo proposto visa simplificar essa organização, oferecendo uma ferramenta eficaz para gerenciar as atividades do dia a dia e atender às necessidades individuais das crianças e adolescentes com TEA.pt_BR


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