dc.creator | Pacheco, Ricardo Henrique Fernandes dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T00:43:26Z | |
dc.date.available | 2023-11-14T00:43:26Z | |
dc.date.issued | 2022-12-21 | |
dc.identifier.citation | PACHECO, Ricardo Henrique Fernandes dos Santos. Momento Off Turismo e lazer: empreendendo no mercado turístico pernambucano. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1086 | |
dc.description.abstract | This course completion work presents a new organization aimed at the tourism market:
Momento Off Turismo e Lazer, whose main objective is the creation of this company
through the application of strategies to expand the offer of tourist products in the
Metropolitan Region of Recife, elaborating a business plan and seeking partnerships
with tour companies. This company's main focus is short-term tours aimed at people
who are in Recife and neighboring municipalities on business and have one or two free
days, as well as the local public who want to have a different time in a place they don't
visit routinely. Based on bibliographical research, market study through interviews with
people connected to the Tourist Trade, questionnaire with potential customers and own
experience. This work includes items such as Fiscal Regime, being Individual
Microenterprise, mission, vision and values, logo, sub-logo, possible partners, target
audience, threats and weaknesses, as well as indicating tourist destinations and
differentials in relation to the competition. In this work, all the fixed and variable costs
are found, as well as the revenue sources, thus proving its economic viability. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | CÂMARA DOS DEPUTADOS; Projeto aumenta limite de faturamento para
microempreendedor individual: proposição altera o Estatuto da Micro e Pequena
Empresa; 25/01/2022; Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/845632-
projeto-aumenta-limite-de-faturamento-para-microempreendedor-individual/ Acesso
em 25/02/2022.
CAMPELO, Lucas Henrique de Barros Portela. O Potencial das Plantas
Alimentícias Não Convencionais (PANC) para o Desenvolvimento do Turismo
Local e da Educação na Comunidade de Marreco (TCC). Curso Tecnológico em
Gestão de Turismo. Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, 2020.
CRISTINO, Maria Fernanda de Barros; GIACCHETTI, Patrícia Lima Nogueira;
OLIVEIRA, Ângelo Antonio Guerra. de; OLIVEIRA, S. dos Santos; RODRIGUES
JUNIOR, Renaldo; IBGE e SEBRAE apontam declínios das empresas no Brasil;
Revista Gestão em Foco; Edição n. 14; 2022.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO; Turismo se recupera em Pernambuco, mas ficará
abaixo de 2019; 09/12/2020; Disponível em:
https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2020/12/turismo-serecupera-
em-pernambuco-mas-abaixo-de-2019.html. Acesso em 02/03/2021.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO; Pernambuco lidera volume de atividades turísticas
no Nordeste; 17/10/2022; Disponível em:
https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2022/10/pernambucolidera-
volume-de-atividades-turisticas-no-nordeste.html. Acesso em 20/11/2022.
DO NASCIMENTO, Rafael Moraes; e-commerce no Brasil: perfil do mercado e do
e-consumidor brasileiro; Curso de Mestrado Executivo. Fundação Getúlio Vargas –
FGV, 2011.
E-COMMERCE BRASIL; Primeiro trimestre de 2021: vendas no e-commerce têm
alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020; 28/04/2021; Disponível
em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/primeiro-trimestre-de-2021-
vendas-alta-de-57/ Acesso em: 27/09/2021.
FOLHA DE PERNAMBUCO; Turismo vive retomada com vacinação, que turbina
as viagens pelo Brasil: desafio do setor é fazer com que esta alta, conhecida como
'revenge travel' (viagem da desforra), após meses de isolamento por causa da
pandemia seja sustentável; Disponível em:
https://www.folhape.com.br/economia/turismo-vive-retomada-com-vacinacao-queturbina-
as-viagens-pelo/205875/ Acesso em 30/01/2022.
JORNAL DO COMMERCIO; Fechamento de empresas ainda cresce quase 40%
em Pernambuco e expõe dificuldades burocráticas e econômicas: Mesmo com
melhora dos números da JUCEPE em 2021, com 24% mais aberturas, manter as
portas abertas ainda tem sido muito difícil; 02/02/2022; Disponível em:
https://jc.ne10.uol.com.br/economia/2022/02/14941455-fechamento-de-empresasainda-cresce-quase-40-em-pernambuco-e-expoe-dificuldades-burocraticas-eeconomicas.
html. Acesso em 25/02/2022.
KOTLER, Philip; Administração de Marketing. Edição n. 10; São Paulo; Ed.
Prentice Hall; 2000.
NASCIMENTO Erique Rafael Lima; OLIVEIRA Driely do Nascimento. Festival de
Teatro Online: dimensão ao desenvolvimento do Turismo Cultural (TCC). Curso
Tecnológico em Gestão de Turismo. Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, 2021.
PORTAL CONTÁBEIS; Cerca de 600 mil empresas fecharam as portas durante a
pandemia: Impactos também são sentidos por funcionários que perderam seus
postos de trabalho; 20/09/2021; Disponível em:
https://www.contabeis.com.br/noticias/48730/cerca-de-600-mil-empresas-fecharamas-
portas-durante-a-pandemia/ Acesso em 27/09/2021.
PORTAL G1. Com pandemia, comércio eletrônico tem salto em 2020 e dobra
participação no varejo brasileiro; 26/02/2021; Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/26/com-pandemia-comercioeletronico-
tem-salto-em-2020-e-dobra-participacao-no-varejo-brasileiro.ghtml Acesso
em 02/03/2021.
PORTAL G1; Como a pandemia 'bagunçou' a economia brasileira em 2020;
12/12/2020; Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/12/12/comoa-
pandemia-baguncou-a-economia-brasileira-em-2020.ghtml Acesso em 02/03/2021.
PORTAL G1; Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil; 27/09/2021;
Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasilvacina-
covid/ Acessos em 27/09/2021 e em 20/10/2022.
PORTAL GE. GLOBO; Copa do Nordeste 2023 divulga tabela da primeira fase;
confira; 24/11/2022; Disponível em: https://ge.globo.com/pe/futebol/copa-donordeste/
noticia/2022/11/24/copa-do-nordeste-2023-divulga-tabela-da-primeira-faseconfira.
ghtml; Acesso em 03/12/2022.
PORTAL HEROSPARK; Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para
2023; 02/08/2021; Disponível em: https://herospark.com/blog/quanto-custapromover-
no-instagram/ Acesso em 21/11/2022.
PORTAL MERCADO E EVENTOS; Pernambuco recupera 100% do volume de
atividades turísticas do pré pandemia; 16/09/2022; Disponível em:
https://www.mercadoeeventos.com.br/_destaque_/slideshow/pernambuco-recupera-
100-do-volume-de-atividades-turisticas-do-pre-pandemia/ Acesso em 21/11/2022.
PORTAL MERCADO E EVENTOS; ABAV Expo 2022 movimentou R$ 85 milhões
e mais de 44 mil pessoas em Pernambuco; 18/10/2022; Disponível em:
https://www.mercadoeeventos.com.br/_destaque_/slideshow/abav-expo-2022-
movimentou-r-85-milhoes-e-mais-de-44-mil-pessoas-em-pernambuco/ acesso em
21/11/2022.
PORTAL PAYTOUR; Disponível em: https://www.paytour.com.br/planos/; Acesso em
21/11/2022.
PORTAL REGISTRO.BR; Disponível em:
https://registro.br/painel/dominios/?dominio=momentooffturismo.com.br; Acesso em
21/11/2022.
PORTAL SENDPULSE; O que é a promoção no Instagram: Guia; 10/11/2020;
Disponível em: https://sendpulse.com/br/support/glossary/instagram-promotion;
Acesso em 21/11/2022.
SANTUCCI, Flávia. O futuro já começou. Revista Gestão e Negócios PME: o Guia
do médio e pequeno empreendedor. Edição n. 145. São Paulo: Ed. Escala.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE; Pernambuco confirma mais sete casos
da variante Delta; 17/09/2021; Disponível em:
https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/pernambuco-confirma-mais-sete-casosda-
variante-delta/ acesso em 27/09/2021.
TEATUR VIAGENS; Conheça a praia eleita 10 vezes como a melhor do Brasil:
Porto de Galinhas; 25/01/2017; Disponível em: https://www.teatur.com.br/conheca-apraia-
eleita-10-vezes-como-a-melhor-do-brasil-porto-de-galinhas/ Acesso em
30/01/2022. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Produtos turísticos | pt_BR |
dc.subject | Plano de negócio | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.title | Momento Off Turismo e Lazer: empreendimento no mercado turístico pernambucano | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1038147349954882 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Claudia da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9609256874213369 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, André Luís José da | |
dc.contributor.referee2 | Sena, Evelyn do Amaral Bispo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4179947502792033 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6946367914052828 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma nova organização voltada ao
mercado de turismo: Momento Off Turismo e Lazer, cujo objetivo principal é a criação
desta empresa através de aplicação de estratégias para ampliar a oferta de produtos
turísticos na Região Metropolitana do Recife, elaborando um plano de negócios e
buscando parcerias com empresas realizadoras de passeios. Esta empresa tem como
foco principal passeios de curta duração destinados às pessoas que passam pela
cidade do Recife e municípios vizinhos a trabalho e possuem um ou dois dias livres.
Assim como o público local que pretende ter um momento diferente em um local que
não visita corriqueiramente. Baseado em pesquisa bibliográfica, estudo de mercado,
através de entrevistas com pessoas ligadas ao Trade Turístico, questionário com
potenciais clientes e experiência própria. Este estudo contempla dimensões como
regime fiscal, sendo microempresa, missão, visão e valores, logomarca,
sublogomarca, possíveis parceiros, público-alvo, ameaças e fraquezas, bem como
indica destinos turísticos e diferenciais em relação à concorrência. Neste trabalho,
encontram-se todos os custos fixos e variáveis da nova empresa, como as fontes de
receita comprovando a sua viabilidade econômica. | pt_BR |