Mostrar registro simples

dc.creatorTargino, Larissa Teixeira
dc.date.accessioned2023-10-31T22:37:09Z
dc.date.available2023-10-31T22:37:09Z
dc.date.issued2023-07-31
dc.identifier.citationTARGINO, Larissa Teixeira; LIMA, Luiz Filipe da Silva de; LIMA, Ruth Mitely Germano de. Libras nas Cinco Pontas: acessibilidade comunicacional no museu cidade do Recife. 2023.86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) -, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1066
dc.description.abstractMuch is said about the importance of inclusion within the tourism scope, but it is necessary to think about whether this is happening in practice. Accessibility is a right guaranteed by law for people with disabilities to reach different places, whether private or public, and the deaf community is one of the groups that seek to guarantee their right to inclusive care, especially in leisure and cultural environments such as museums. This work has as its main objective to propose communicational accessibility in the Museu da Cidade do Recife. The methodology was based on bibliographic reviews, visits to the local to observe the exhibitions, application of a questionnaire to assess communication accessibility for the deaf people in the chosen attraction and the analysis of the data obtained. As a result of the study, we identified the desire of Deaf People to visit the research object, as well as the importance of the project in the democratization of access to culture and leisure, we can also visualize which tools best help the inclusion of this public in museums so that they have autonomy in accessing and understanding the exposed content and based on this thought, we lead the intervention proposal of this project.pt_BR
dc.format.extent86f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationACERENZA, Miguel. Administración del Turismo: conceptualización y organización. Ed.Trillas, México, 2000. ALBUQUERQUE, Judithe da Costa Leite. Acessibilidade em Turismo. 2012. 65f. TCC (Graduação) – Curso de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande Norte, Natal, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37653>. Acesso em: 29 ago. 2022. ALVES, Leandro Francisco; LEÃO, Marcelo Franco; AGAPITO, Francisca Melo. Políticas Públicas Voltadas Para a Inclusão Social de Surdos. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 9, n. 2, p. 149-162, 2017. Disponível em: <http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/1399/1156>. Acesso em: 28 jun. 2023. AMIRALIAN, M. L. T. et al. Conceituando deficiência. Revista de saúde pública, v. 34, n. 1, p. 97-103, 2000. ANDRADE, Dayane Felix; BARROSO, Cristina de Almeida Valença Cunha. Estudo da Acessibilidade dos Museus de Laranjeiras: Uma investigação. In: VI Congresso Sergipano de História & VI Encontro Estadual de História da ANPUH/SE, 6., 2018, Aracaju. Anais Eletrônico [...] Aracaju, 2018. Disponível em: <http://www.encontro2018.se.anpuh.org/resources/anais/8/1537902323_ARQUIVO_ESTUD ODAACESSIBILIDADEDOSMUSEUSDELARANJEIRAS_UMAINVESTIGACAO-ANPU H2018.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2023 ANDRADE, Iramaya Priscila Barros de; ARRUDA, Kelly Barbosa de; PESSOA, Victória Maria dos Santos. Estratégia de comunicação e Pospostas de ação para captação e fidelização de visitantes para o museu da cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas. 2019. 95f. TCC (Graduação) - Curso de Gestão de Turismo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/214> Acesso em: 16 mai. 2023. ANDRADE, José Vicente de. Turismo, fundamentos e dimensões. Ed. 7. São Paulo: Ed. Ática, 2000. ANDRADE, Tatiane Carilly Oliveira; CARLONI, Paola Regina; FREIRE, Arnaldo Cardoso; PARO, Sandra Regina. Inclusão, Educação & Sociedade. Ed. 1. Goiânia - GO: Casa do Escritor, 2021. ANDREIS-WITKOSKI, Sílvia. Introdução à Libras: língua, história e cultura. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1598/2/libras.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2023. ASHTON, Mary Sandra Guerra, FAGUNDES, Camila. Desenvolvimento Regional Através do Turismo: Geração de emprego e renda. In: I SeminTUR Jr. - Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, 1., 2010, Caxias do Sul. Anais Eletrônico [...] Caxias do Sul, 2010. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/desen_regional.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2023. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. 105p. Disponível em: <http://acessibilidade.unb.br/images/PDF/NORMA_NBR-9050.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2023. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR N° 15599: Acessibilidade - Comunicação na prestação de serviços. 2008, Rio de Janeiro - RJ. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/pessoa_com_deficiencia/NBR155 99.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2023. BARRETTO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas, SP: Papirus, 1998. BARRETTO, Margarita. Planejamento e Organização em Turismo. Campinas, SP: Papirus, 1991. BENTO, Y.; COUTINHO, L.; POPAZOGLO, L. Acessibilidade a Comunidade Surda em Museus. In: I Jornada Científica e Tecnológica de Língua Brasileira de Sinais, 2017, Niterói. Anais Eletrônicos [...] Niterói, 2017. Disponível em: <https://nuedisjornadacientifica.weebly.com/uploads/1/0/5/0/105033325/39_acessibilidade_a _comunidade_surda_em_museus.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2023. BRASIL, Ministério do Turismo & Unicamp. Estudos de Competitividade do Turismo Brasileiro - O Turismo Cultural no Brasil. Brasil: Ministério do Turismo, 2006. Disponível em: <https://www.eco.unicamp.br/neit/images/stories/arquivos/O_TURISMO_CULTURAL_NO_ BRASIL.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2023. BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006. Disponível em: <http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publi cacoes/Marcos_Conceituais.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023. BRASIL. Decreto Nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 08 out. 2019. BRASIL. Decreto Nº 5.626 de 22 de Dezembro de 2005. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 08 out. 2019. BRASIL. Lei N° 10.098, de 19 de Dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em: 09 out. 2019. BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm>. Acesso em: 09 out. 2019. BRASIL. Lei N° 11.904, 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2009. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm>. Acesso em: 08 jun. 2023. BRASIL. Lei Nº 13.146, de 06 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.ht>. Acesso em: 07 out. 2019. BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Acessível: Introdução a uma Viagem de Inclusão. Volume I. Brasília: Ministério do Turismo, 2009. Disponível em: <https://turismoacessivel.gov.br/ta/downloads/sobre/Cartilha_Versao_Final.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2023. BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. 3. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. Disponível em: <http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publi cacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023. CHALHUB, Tania. Acessibilidade a Museus Brasileiros: reflexões sobre a inclusão de Surdos. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119544>. Acesso em: 27 jun. 2023. COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane; BRASILEIRO, Alice. Acessibilidade a Museus. Instituto Brasileiro de Museus. – Brasília, DF: MinC/Ibram, 2012. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/acessibilidade_a_museu_miolo.pdf >. Acesso em: 27 jun. 2023. DARTORA, Juliana de Souza. Turismo e as suas implicações teóricas. Apresentação de trabalho, Seminário UCS, 2003. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/49-turismo-e-suas-implicacoes-teoricas.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023. DE LA TORRE, Oscar. El Turismo: Fenómeno Social. México Fundo de cultura económica, 1997. DEVILE, Eugénia Lima. O Desenvolvimento do Turismo Acessível: dos Argumentos Sociais aos Argumentos de Mercado. Revista Turismo e Desenvolvimento, n. 11, p. 39-46, 2009. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/turismo_cultural_acessivel.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2023 ESCOLA DE GENTE. Escola de Gente: Comunicação em Inclusão, 2018. Terminologia - Acessibilidade comunicacional. Disponível em: <https://www.escoladegente.org.br/terminologia/acessibilidade-comunicacional>. Acesso em: 5 jul. 2023. FERREIRA, Oscar Luís. Patrimônio cultural e acessibilidade: as intervenções do Programa Monumenta, de 2000 a 2005. 2011. 335 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura eUrbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/9381> Acesso em: 14 fev. 2022. FIDELIS, Maria Ernestina Alves; CASTRO, Protásio Ferreira. Avaliação Acessibilidade nas escolas de Silva Jardim - RJ. Revista Benjamim Constant, abril, p.13-28, 2010. Disponível em: <http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/429>. Acesso em: 14 fev. 2022. GESSER, Audrei. LIBRAS? Que Língua é Essa?: Crenças e Preconceitos em Torno da Língua de Sinais e da Realidade Surda. São Paulo - SP: Parábola Editorial, 2009. GRACIOLA, Ana Rita. Acessibilidade comunicacional: Os processos de comunicação na inclusão social de Pessoas com Deficiência. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/108590/000949195.pdf?sequence=1&isA llowed=y>. Acesso em: 10 out. 2022. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e Pessoas com Deficiência. Disponível em: <http://www.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=2170> Acesso em: 08 out. 2019. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Economia do Turismo: análise das atividades características do turismo. Coordenação de Contas Nacionais. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/images/pdf/outros_estudos/economia_do_turismo/ec onomia_turismo___dados_de_2003.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019. INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museus e Turismo: estratégias de cooperação. Brasília-DF: IBRAM, 2014. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/12/Museus_e_Turismo.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2023. JARDIM, Daiana Santos. Estratégias de marketing direcionado à difusão educativa nos acervos arquivísticos dos museus. TCC (Especialização) – Especialização em Gestão em Arquivos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2225>. Acesso em: 11 mar. 2023. JESUS, Dayane Rafaele de; ROCHA, Cristina Alves Menezes; SANTOS, Aline Carvalho dos. QR Code e Língua Brasileira de Sinais (Libras): um desafio de acessibilidade e autonomia a visitantes surdos no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Revista Tecnologias na Educação, v. 22, p. 1-12, outubro, 2009. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/10/Art8-vol.22-Edi%C3%A7%C3%A3o-Tem %C3%A1tica-VI-Outubro-2017.pdf> Acesso em: 10 dez. 2019. LEMOS, L. Turismo: que negócio é este?. Campinas: Papirus, 2001. LICKORISH, Leonard. Introdução ao Turismo. Rio de Janeiro: Campus, 2000. LIMA, Nisarete Margarida de. Legislação Federal Básica na Área da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2007. MARTINS, Airton Gregório. Língua, comunidade linguística e relações internacionais: uma análise pós-colonial da lusofonia. 2017. TCC (Graduação) - Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/185984> Acesso em: 02 ago. 2023. MONTANER MONTEJANO, J. Estrutura do mercado turístico. Ed. 2. São Paulo: Roca, 2001. MORAIS, Isabela Andrade de Lima. Quem são os turistas culturais dos museus? . PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Vol. 11, n.1, janeiro, p. 29-43. 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=88125588003>. Acesso em: 14 mai. 2023. MUSEU DA CIDADE DO RECIFE. Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas, c2016. Museu. Disponível em: <http://museudacidadedorecife.org/museu/>. Acesso em: 10 out. 2019. NUNES, M. V.; PORTELA, M. G. As Representações Sociais da Identidade Surda e o Direito ao Reconhecimento. Revista Mídia e Cotidiano, v. 11, n. 1, p. 88-105, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/326976066_AS_REPRESENTACOES_SOCIAIS_ DA_IDENTIDADE_SURDA_E_O_DIREITO_AO_RECONHECIMENTO>. Acesso em: 02 ago. 2023. OLIVEIRA, Janine Soares de. A Comunidade Surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. Dissertação (Mestrado). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863>. Acesso em: 02 ago. 2023. OLIVEIRA, Margarete de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos. 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Museologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/publico/Marga retedeOliveiraREVISADA.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2023. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Introdução ao Turismo. São Paulo: Rocca, 2001. PANAZZOLO, Flavia de Brito. Turismo de Massa: Um breve resgate histórico e a sua importância no contexto atual. In: III Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 3., 2005, Caxias do Sul. Anais Eletrônicos [...] Caxias do Sul, 2005. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/gt8-turismo-de-massa.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2023. ROSA, Paula. Turismo brasileiro fatura R$208 bilhões em 2022. Gov.br: Serviços e Informações do Brasil, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-brasileiro-fatura-r-208-bilhoes-e m-2022>. Acesso em: 18 jul. 2023. SANTANA, Ana Patrícia dos Santos. Estudo de públicos do Museu de São Roque. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10362/4664>. Acesso em: 14 ago. 2022. SANTOS, Marivan Tavares dos. Fundamentos de turismo e hospitalidade. Manaus: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2010. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_fund_de_tur_e_hosp. pdf>. Acesso em: 11 jul. 2023. SARRAF, V.P. Reabilitação do Museu: Políticas de Inclusão Cultural por Meio da Acessibilidade. Dissertação de Mestrado – USP. 2008. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-17112008-142728/publico/reabilita caomuseu.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2023. Sassaki, Romeu. Kazumi. (2005). Como chamar as pessoas que têm deficiência? . São Paulo. Disponível em: <https://moodle.unesp.br/pluginfile.php/110150/mod_folder/content/0/Como_chamar_as_pes soas_que_tem_deficiencia.pdf> Acesso em: 02 ago. 2023. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319>. Acesso em: 13 jul. 2023. SERPA, Angelo. Espaço Público e Acessibilidade: Notas Para uma Abordagem Geográfica. Revista GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 15, p. 21-37, 2004. Disponível em: <http://www.esplivre.ufba.br/artigos/AngeloSerpa_GEOUSP_2004.pdf> Acesso em: 3 jul. 2023. SILVA, Maxmillian. Acessibilidade em Turismo: a acessibilidade dos Surdos aos serviços turísticos de Goiânia – GO. Revista turismo em Análise. Goiânia – GO. v. 24, n. 2, p. 354 - 373, ago, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64186/66872> Acesso em 12 set. 2022. SOARES, Maria Helena Alemany; PEREIRA, Janaí de Abreu; PATERNO, Uéslei; VINAS, Abenamar Cristian Elcaras. A Inclusão do Surdo nos Espaços Culturais Turísticos de Florianópolis. Revista Virtual da Cultura Surda, Florianópolis, Ed. 11, p. 1-17, junho, 2013. Disponível em: <https://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/8)%20Paterno%20%26% 20Cia%20REVISTA%2011.pdf>. Acesso em: 21 out. 2022. STROBEL, Karin. História da educação de surdos. UFSC, Florianópolis, 2009. Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacao DeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2023. VAINSENCHER, Semira Adler. Forte das Cinco Pontas. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 10 out. 2019. VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, SP, v. 22, n. 44, p. 203–220, 2014. DOI: 10.20396/tematicas.v22i44.10977. Disponível em:<https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977>. Acesso em: 2 ago. 2023. WRIGLEY, Owen. Política da surdez. Florianópolis: UFSC, 2006.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAcessibilidade comunicacionalpt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleLibras nas Cinco Pontas : acessibilidade comunicacional no Museu cidade do Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229428682753968pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Denise Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3316412343091901pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Denise Silva
dc.contributor.referee2Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee3Santos, Layse Costa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3316412343091901pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754137189198288pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoMuito se fala sobre a importância da inclusão dentro do âmbito turístico, mas é necessário pensar se isto está acontecendo na prática. A acessibilidade é direito assegurado por lei para que Pessoas com Deficiência alcancem diferentes lugares, sejam eles privados ou públicos, e a Comunidade Surda é um dos grupos que busca garantir seu direito ao atendimento inclusivo, principalmente em ambientes de lazer e cultura como os museus. Este trabalho tem como objetivo principal propor a acessibilidade comunicacional no Museu da Cidade do Recife. A metodologia do mesmo se pautou a partir de revisões bibliográficas, visitas ao local para observação das exposições, aplicação de questionário para avaliar a acessibilidade comunicacional para Surdos no atrativo escolhido e análise dos dados obtidos. Como resultados do estudo, identificamos a vontade das Pessoas Surdas em visitar o objeto de pesquisa, assim como a importância do projeto na democratização do acesso à cultura e lazer, podemos também visualizar quais ferramentas melhor auxiliam a inclusão desse público em museus para que se tenha autonomia no acesso e entendimento do conteúdo exposto e a partir desse pensamento conduzirmos a proposta de intervenção deste projeto.pt_BR
dc.creator.name2Lima, Luiz Filipe da Silva de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/4420045689359979pt_BR
dc.creator.ID3112.312.854-51pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/7098845723797141pt_BR
dc.creator.name3Lima, Ruth Mitely Germano de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples