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dc.creatorOliveira, Joana Aline Gervasio
dc.date.accessioned2023-10-30T12:59:49Z
dc.date.available2023-10-30T12:59:49Z
dc.date.issued2023-09-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joana Aline Gervasio; MORAES, Rebeca Maria de Freitas Barbosa. O papel da Ouvidoria para o direcionamento e resoluções dos serviços de uma unidade hospitalar da cidade do Recife. Orientador: Saulo Emmanuel Rocha de Medeiros. 2023. Artigo (Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Paulista, Paulista, PE, 2023. 16 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1062
dc.description.abstractThe ombudsman plays a fundamental role as a mediator between users and the administration in health units, its role allows understanding of the problem, identification of those involved, transparency and access to information. In the context of SUS, the ombudsman contributes to the administration of the health system and also counts on the participation of the user, functioning as an instrument of interaction and social control. It receives demands from society and oversees public services. Therefore, this work aims to analyze the role of the ombudsman in a health unit in Recife-PE, as well as the commitment of professionals to improve the service. A study carried out through qualitative research provided an understanding of the perspectives of users and workers in the processes offered by the health agency.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. História das ouvidorias. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/cidadao/conheca-a-ouvidoria/historia-dasouvidorias\>. Acesso em 02 de Maio de 2023. ______. Guia de Orientações Básicas para Implantação de Ouvidorias do SUS. 2013. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_orientacoes _implantacao_ouvidorias_sus.pdf\>. Acesso em 05 de Maio de 2023. CARVALHO, Gilson. A Saúde Pública no Brasil. Estudos Avançados, v. 27, n. 78, p. 289-300, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/HpvKjJns8GhnMXzgGDP7zzR/?lang=pt&format=pdf\>. Acesso em 11 de Maio de 2023. CAVALCANTE, Maria Lailze Simões Albuquerque. Ouvidorias Públicas: conceito, papel, evolução e qualidade no controle social. Controle, doutrina e artigos, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 266-281, 2015. FERNANDEZ, Michelle Vieira; CAVALCANTI, Pauline; SÁ, Domicio; VIEGAS, Julyana. Ouvidoria como instrumento de participação, controle e avaliação de políticas públicas de saúde no Brasil. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 31, n. 4, e 310403, 2021. LIRA, Gabriela de Nazaré Wanderley; MONTEIRO, Ive da Silva.; TAVARES, Maria Cristina Reis. Uso da Ouvidoria como ferramenta de gestão dos servidores odontológicos no município do Recife. Tempus, actas de saúde colet. Brasília, v. 13, n. 3, p. 43-59, set, 2019. MACHADO, Felipe Rangel de Souza; BORGES, Camila Furlanetti. Análise do Componente Ouvidoria na Implementação da Política de Participação no SUS no estado do Rio de Janeiro. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, n. 44, jan/abr 2017, p. 36-369. MERCADANTE, Otávio Azevedo. Evolução das políticas e do Sistema de Saúde. In: FINKELMAN, J. (org.). Caminhos da saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. ISBN 85-7541-017-2. MENEZES, Ronaldo do Amaral; CARDOSO, Antônio Semeraro Rito. Ouvidoria Pública Brasileira: reflexões, avanços e desafios. Brasília: Ipea, 2016. SANTOS, Marcos Antônio dos; NEVES, Vanessa Ribeiro; SANNA, Maria Cristina Conferências Nacionais de Saúde e o Serviço de Ouvidoria no Brasil. HIST. ENF. REV. ELETR (HERE). 2014 jan/jul; 5(1):3-14. SILVA, Boaz Rios da. A ouvidoria como instrumento para a transparência e acesso a informação no serviço público: uma análise na ouvidoria da Universidade Estadual do Sudeste da Bahia no período 2017-2018. Sociedade Brasileira de Administração Pública. Brasília, ano 07. 2020. Disponível em: <https://ebap.online/ebap/index.php/VII/viiebap/paper /viewFile/745/496\>. Acesso em 15 de Maio 2023. SPINETTI, Simone Ribeiro. A Ouvidoria nos Três Níveis de Gestão da Saúde. Tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em Saúde Pública – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectOuvidoriapt_BR
dc.titleO papel da ouvidoria para o direcionamento e resoluções dos serviços de uma unidade hospitalar da cidade do recife.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/695265003438082pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Saulo Emmanuel Rocha de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702550062041526pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Alba de Oliveira
dc.contributor.referee2Viegas Filho, Marcos Antônio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7334674129514705pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4022930213819673pt_BR
dc.publisher.departmentPaulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoA ouvidoria desempenha um papel fundamental como mediadora entre os usuários e a administração nas unidades de saúde. Sua função permite a compreensão do problema, a identificação dos envolvidos, a transparência e o acesso à informação. No contexto do SUS, a ouvidoria contribui para a administração do sistema de saúde, contando também com a participação do usuário, funcionando como um instrumento de interação e controle social. Ela recebe demandas da sociedade e fiscaliza os serviços públicos. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo analisar o papel da ouvidoria de uma unidade de saúde na cidade do Recife-PE, na recepção, no direcionamento e acompanhamento das demandas dos usuários no serviço de saúde. O estudo adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa, a qual envolveu coleta de dados por meio de entrevista com duas servidoras responsáveis pelo departamento de ouvidoria. As entrevistas ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2023. A pesquisa permitiu melhor compreensão das perspectivas e práticas dos profissionais envolvidos no processo de ouvidoria, destacando a importância da ouvidoria na melhoria da qualidade dos serviços de saúde.pt_BR
dc.creator.name2Moraes, Rebeca Maria de Freitas Barbosa
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/3873377058499339pt_BR


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