O papel da ouvidoria para o direcionamento e resoluções dos serviços de uma unidade hospitalar da cidade do recife.
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Data
2023-09-28Autor
Oliveira, Joana Aline Gervasio
https://lattes.cnpq.br/695265003438082
Moraes, Rebeca Maria de Freitas Barbosa
https://lattes.cnpq.br/3873377058499339
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A ouvidoria desempenha um papel fundamental como mediadora entre os usuários e
a administração nas unidades de saúde. Sua função permite a compreensão do
problema, a identificação dos envolvidos, a transparência e o acesso à informação.
No contexto do SUS, a ouvidoria contribui para a administração do sistema de
saúde, contando também com a participação do usuário, funcionando como um
instrumento de interação e controle social. Ela recebe demandas da sociedade e
fiscaliza os serviços públicos. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo analisar
o papel da ouvidoria de uma unidade de saúde na cidade do Recife-PE, na
recepção, no direcionamento e acompanhamento das demandas dos usuários no
serviço de saúde. O estudo adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa, a qual
envolveu coleta de dados por meio de entrevista com duas servidoras responsáveis
pelo departamento de ouvidoria. As entrevistas ocorreram entre janeiro e fevereiro
de 2023. A pesquisa permitiu melhor compreensão das perspectivas e práticas dos
profissionais envolvidos no processo de ouvidoria, destacando a importância da
ouvidoria na melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
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