dc.description.abstract | This course completion work (Report) aims to place the reader on Some musical styles linked to popular music, portrayed in some compositions by Antonio da Silva Cabral, for clarinet and piano. Methodologically, a bibliographic survey was carried out at first, having as sources: websites, scientific articles, books and newspaper
articles, narrating about musical styles such as samba, maracatu, jazz, waltz, choro, xote and block frevo for a description that relates some of the academic literature made available for research carried out in the last 15 years by some researches such as Ricardo Elias, Guerra Peixe, Climério Santos and Marcos Mendes. In the second
momneto, representative works by antonio da Silva Cabral were selected, in which he expresses his creativity in different musical styles of the scores that highlight the clarinet as a protagonist. Then, information about the musical styles, compositions and selected scores was elaborated and described. The songs interpreted by the
clarinet and the piano will be appreciated through a recital of the works of the aforementioned composer. It is concluded that the presented material seeks to express musically some musical styles of MPB. Still evidencing the versatillity and brilliance of the works of that author. | pt_BR |
dc.relation | ABD-ELGAWAD, Mohamed et al. The effect of music intervention in decreasing pain
and anxiety during outpatient hysteroscopy procedure: a systematic review and metaanalysis
of randomized control trials. BMC Womens Health. v. 23, n.1, p. 360, 2023.
ABNT. NBR 10520/2023: citações em documentos. Associação Brasileira de
Normas Técnicas, jul. 2023. Disponível em: https://biblioteca.pucrs.br/noticias/
atualizacao-da-norma-de-citacoes-da-abnt-nbr-10520-julho-2023/. Acesso em: 3 jul.
2023.
ABNT. NBR 14724/2011: Trabalhos acadêmicos. Associação Brasileira de Normas
Técnicas, mar. 2011. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/848544/
ABNT+NBR+14724.pdf/d1a5a9ff-d0e7-4bcc-aeb3-8c12ae2260dc. Acesso em: 14
jun. 2023.
ABNT. NBR 6023/2018: Referências. Associação Brasileira de Normas Técnicas,
nov. 2018. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT
+NBR+6023+2018+%281%29.pdf/3021f721-5be8-4e6d-951b-fa354dc490ed. Acesso
em: 14 jun. 2023.
ABNT. NBR 6027/2012: Sumário. Associação Brasileira de Normas Técnicas, dez.
2012. Disponível em: https://cnm.paginas.ufsc.br/files/2020/02/ABNT-NBR-6027.pdf.
Acesso em: 14 jun. 2023.
ABNT. NBR 6028/2003: Resumo. Associação Brasileira de Normas Técnicas, nov.
2003. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/images/abnt-nbr-6028-2003-resumo.
pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
ALVITO, Marcos. Samba. Revista de história da Biblioteca Nacional. Ano 9, n.
97, out., 2013.
AMORIM, Maria Alice. Maracatu: baque virado e baque solto. Recife: Folha de
Pernambuco, 2011.
BARALDI, Filippo Bonini. Inveja e corpo fechado no Maracatu de baque solto
pernambucano. Sociologia & Antropologia. Rio de Janeiro, v. 11, n. 03, p. 995-
1023, set.–dez., 2021.
BORGES, Jason. Tropical riffs: Latin America and the politics of jazz. Durham:
Duke University Press, 2018.
CABRAL, Antonio da Silva. Partituras. Recife, 2023.
CARVALHO, Nelly. Carnaval, lirismo e saudade. Recife, Jornal do Commercio,
mar. 2003.
DANTAS, Tiago. Jazz. Brasil Escola, [s.d]. Disponível em: https://brasilescola.uol.
com.br/artes/jazz.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.
22626 6
25
DOMINGUES, Petrônio. De Nova Orleans ao Brasil: o jazz no Mundo Atlântico.
Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 40, n. 85, p. 171-192, 2020.
ELIAS, Ricardo. Ritmos brasileiros. São Paulo, Scipione, 2012.
FABRIS, Bernardo V. Catita de k-ximbinho e a interpretação do saxofonista Zé
Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz. Dissertação de Mestrado em
Música. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
GUERRA-PEIXE, C. Maracatus do Recife. São Paulo/Recife: Irmãos Vitale /
Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1980.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de
metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção. São Paulo: Annablume, 2001.
NASCIMENTO, Anamaria. Um século de nostalgia: Bloco das Flores sem anos como
símbolo do carnaval pernambucano. Diário de Pernambuco. Disponível em:
www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/01/um-seculo-de-nostalgia
-bloco-das-flores-completa-100-anos-como-simbol.html, 2020. Acesso em: 20 de
junho de 2023.
OLIVEIRA, Eduardo de. O mulato, um obstáculo epistemológico. Argumento. Rio de
Janeiro, ano I, v. 3, n. 3, p.65-74, 1974.
RABELLO, Evandro. Vassourinhas foi “compositado” em 1909. Arrecifes. Recife,
ano 3, n. 2, 1987.
RABELLO, Evandro. Memórias da folia: o carnaval do Recife pelos olhos da
imprensa (1822-1925). Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação
e Cultura, Funcultura, 2004.
REAL, Katarina. O folclore no carnaval do Recife. 2 ed. Recife: Massangana,
1990.
RUIZ, R. B. A vanguarda paulista instrumental: jazz e música popular brasileira
instrumental na grande São Paulo (1976 -1986). Música Popular em Revista.
Campinas, SP, v. 8, n. 00, 2021.
SANTOS, Alex Stefani dos; TALES, Jefferson, LIMA; Cláudia Araújo de.
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta
de linguagem no processo de ensino/aprendizagem. Revista Simbiótica. Espírito
Santo. v. 4, n.2, p. 75-86, jul.-dez., 2017.
SANTOS, Climério de Oliveira; MENDES, Marcos Ferreira (Marcos FM). Frevo:
transformações ao longo do passo. Recife: CEPE, 2019.
STEARNS, Marshall. A história do jazz. São Paulo: Livraria Martins, 1956.
SUPER PARTITURA. Pesquisa por partituras. 2022. Disponível em:
https://www.superpartituras.com.br/. Acesso em: 13 jun. 2023.
SYDENSTRICKER, Thelma. Musicoterapia: uma alternativa para psicóticos. Jornal
brasileiro de Psiquiatria. v. 10, n. 40, p. 509-513, nov./dez. 1991.
27
26
VALENTE, Paulo Veneziano. Transformação do choro no século XXI: estruturas,
performances e improvisação. Tese de Doutorado em Música. São Paulo,
Universidade de São Paulo. 2014.
VILA NOVA, Júlio Cesar Fernandes. Panorama de folião: cultura e persuasão no
discurso de frevo de bloco. Dissertação de Mestrado em Música, Recife,
Universidade Federal de Pernambuco, 2006. | pt_BR |
dc.description.resumo | O referido trabalho de conclusão de curso (Relatório) tem como proposta situar o leitor sobre alguns estilos musicais ligados a música popular, retratados em algumas composições de Antonio da Silva Cabral, para a clarineta e o piano. Metodologicamente foi realizado em um primeiro momento um levantamento bibliográfico tendo como fontes: sites, artigos científicos, livros e artigos de jornais, historiando sobre estilos musicais como samba, maracatu, jazz, valsa, choro, xote e frevo de bloco para uma descrição que relata um pouco da literatura acadêmica disponibilizada para pesquisas realizadas nos últimos 15 anos por meio de alguns pesquisadores como Ricardo Elias, Guerra Peixe, Climério Santos e Marcos Mendes. No segundo momento foram selecionadas obras representativas de Antônio da Silva Cabral, nas quais expressa sua criatividade em diferentes estilos
musicais do nordeste brasileiro, além de apreciar um pouco de sua bibliografia para melhor compreensão do público sobre o compositor, associados às partituras que destacam a clarineta como protagonista. Em seguida, foi elaborado e descrito informações sobre os estilos musicais, as composições e as partituras selecionadas.
As músicas interpretadas pela clarineta e o piano, serão apreciadas por meio de um recital das obras do supracitado compositor. Conclui-se que o material apresentado, busca expressar musicalmente alguns estilos musicais da MPB. Evidenciando ainda a versatilidade e brilhantismo das obras de referido autor. | pt_BR |