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dc.creatorQueiroz, Julieta Fernanda Alves de
dc.date.accessioned2023-05-24T17:40:07Z
dc.date.available2023-05-24T17:40:07Z
dc.date.issued2023-02-14
dc.identifier.citationQUEIROZ, Juliete Fernanda Alves de ; SANTANA, Thaisa Micheline Ferreira. Turismo acessível : criação de selos para identificação e classificação dos hotéis que garantem acessibilidade física na cidade do Recife.2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/948
dc.description.abstractBuilding a just society is creating a society capable of meeting everyone's needs. The issue of inclusion of people with disabilities has been debated through various means,but is it possible to say that our country is inclusive? Are public spaces and tourist instruments able to receive people with disabilities? To what extent does this impact the lives of citizens? According to the 2000 Demographic Census, around 25 million Brazilians claimed to have a disability. Both from the social and economic aspects, these people should not be ignored, since their right to come and go is guaranteed bylaw. Brazil has several laws that deal with inclusion and accessibility for people with disabilities or with reduced mobility in different environments, as well as regulations for construction, minimum quotas and adaptations so that public and private establishments are able to serve these people. This work makes a brief contextualization about the existing types of disability, the limitations of the hotel industry on the subject and proposes the creation of a label capable of categorizing hotels according to the level of accessibility available for guests with physical disabilities. The seal, called “Estrela da Acessibilidade”, will bring security to the customer and a feeling of belonging, creating new opportunities for tourist attractions for this public, in addition to promoting the hotel's image and contributing to the inclusion and respect for people with disabilities.pt_BR
dc.format.extent75f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationMINISTÉRIO DO TURISMO (2016), Turismo acessível: Um Brasil onde todos podem viajar. <http://www.turismo.gov.br/últimas-notícias/7181-turismo-acessível-um-brasil- onde todos-podem-viajar.html> acesso em 27-06-2018 MOTA, A.M.G., FERREIRA, A. C. V. V., WADA, E. K., SANTOS, M. F., (2014) Turismo de Aventura Acessível. Podium Sport, Leisure and Tourism Review. Vol. 3, N. 1. Janeiro /Junho 2014. SMITH, M., AMORIM, E., SOARES, C., O turismo acessível como vantagem competitiva: implicações na imagem do destino turístico. PASOS: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. Vol. 11 Nº 3. Special Issue. págs. 97-103. 2013. BARRETO, Margarita. Planejamento e Organização em Turismo. Campinas, SP. Papirus, 1991 AMARAL JUNIOR, J. B. C. O Turismo na periferia do capitalismo: A revelação de umcartão postal. 650 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2008. FRATUCCI, A. C. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleTurismo acessível : criação de selos para identificação e classificação dos hotéis que garantem acessibilidade física na cidade do Recife.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451680434983993pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, André Luís José da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726849597214283pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, André Luís José da
dc.contributor.referee2Silva, Sônia Cristina Amorim da
dc.contributor.referee3Araújo, Verônica Dantas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4179947502792033pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748292222264752pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726849597214283pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoConstruir uma sociedade justa, é criar uma sociedade capaz de atender às necessidades de todos. A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo debatida através de diversos meios, mas será que é possível dizer que nosso país é inclusivo? Será que os espaços públicos e instrumentos turísticos estão aptos a receber as pessoas com deficiência? Até onde isso impacta nas vidas dos cidadãos?De acordo com o Censo Demográfico de 2000, cerca de 25 milhões de brasileiros alegaram ter alguma deficiência. Tanto pelo aspecto social, quanto pelo econômico, essas pessoas não devem ser ignoradas, uma vez que seu direito de ir e vir é garantido por lei. O Brasil possui diversas leis que tratam da inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em diversos ambientes, bem como normativos para construções, cotas mínimas e adequações para que os estabelecimentos públicos e privados sejam capazes de atender a essas pessoas. Este trabalho faz uma breve contextualização sobre os tipos de deficiência existentes, as limitações da indústria hoteleira sobre o tema e propõe a criação de um selo capazde categorizar os hotéis de acordo com o nível de acessibilidade disponível para o hóspede com deficiência física. O selo, denominado “Estrela da Acessibilidade”, trarásegurança ao cliente e sentimento de pertencimento, criação de novas oportunidadesde atrativos turísticos para esse público, além de promover a imagem do hotel e contribuir com a inclusão e respeito às pessoas com deficiência.pt_BR
dc.creator.name2Santana, Thaisa Micheline Ferreira
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/3399028770047362pt_BR


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