dc.creator | Silva, Mariana Gonçalves da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T17:02:11Z | |
dc.date.available | 2023-05-24T17:02:11Z | |
dc.date.issued | 2023-02-09 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Mariana Gonçalves da. Objetivo do desenvolvimento sustentável e ciclofaixas: como o uso e a extensão das estruturas cicloviárias em bairros do Recife (PE) podem contribuir para concretizá – lós. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/947 | |
dc.description.abstract | Cycling structures are spaces that are of great importance for quality of life, faster and
more practical mobility, which can be associated with improved well-being, in addition to
being an efficient alternative to collaborate with the reduction of gases that directly affect
quality. of air planet earth. However, as much as the UN is intensifying the alternatives of
the countries for the conservation of the resources that are still available, but that one at
some point will end. , what is the perception of the active users of these structures and the
main reasons that lead citizens not to use them, together with an analysis of the service
provided by public transport companies and the willingness of the population to pay for
the improvement of spaces and the formulation of improvements that connectand meet
the demands of the urban center in question.Using the Contingent AssessmentMethod
(MAC) and the method to investigate the Willingness to Pay (WTP) of users inthe face
of the possibility of having a connection between the existing bicycle paths and lanes in
the city. The results showed that most of the interviewees believe that the improvement of
spaces for cyclists should be a government initiative and it was also possible to identify
the most common problems for those who try to use a bicycle on the streets of Recife. | pt_BR |
dc.format.extent | 40f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | As estruturas cicloviárias são espaços que possuem grande importancia para a
qualidade de vida,mobilidade mais rápida e prática o que pode ser associado àmelhoria
do bem-estar, além de ser uma alternativa eficiente para colaborar com a diminuição
dos gases que afetam diretamente a qualidade do ar planeta terra. Contudo, por mais
que a ONU esteja intensificando alternativas dos países para a conservação dos
recursos que ainda estão disponíveis, pode–se o aumento gradativo deles. Com isso,
visando identificar o qual é o cenário atual da malha cicloviária da cidade do Recife,
qual é a percepção dos usuários ativos dessas estruturas e os principais motivos que
levam os cidadãos a não utlizarem, junto com analise do serviço prestado pelas
empresas de transporte público e a disposição da população a pagar pela melhoria dos
espaços e a formulção de melhorias que conectem e atendam as demandas do centro
urbano em questão.Utilizando oMétodo de AvaliaçãoContingente (MAC) e o metódo
para investigar a Disposição a Pagar (DAP) dos usuários diante da possibilidade de
haver conexão entre as ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade. Os resultados
demonstraram que maioria dos entrevistados avaliam que o melhoramento dos espaços
para ciclistas devem ser iniciativa dogoverno e também foi possível identificar as
problemáticas mais comuns para quem tenta utlizar a bicicleta nas ruas do Recife. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Malha cicloviaria | pt_BR |
dc.subject | Ciclofaixas | pt_BR |
dc.title | Objetivo do desenvolvimento sustentável e ciclofaixas : como o uso e a extensão das estruturas cicloviárias em bairros do Recife (PE) podem contribuir para concretizá - lós? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9859279604207035 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Carlos Eduardo Menezes da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3969680611015928 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Carlos Eduardo Menezes da | |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, Anselmo César Vasconcelos | |
dc.contributor.referee3 | Alves, Rayanna Barroso de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3969680611015928 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4403057502641157 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9128046332218001 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS FISICO-AMBIENTAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.description.resumo | As estruturas cicloviárias são espaços que possuem grande importancia para a
qualidade de vida,mobilidade mais rápida e prática o que pode ser associado àmelhoria
do bem-estar, além de ser uma alternativa eficiente para colaborar com a diminuição
dos gases que afetam diretamente a qualidade do ar planeta terra. Contudo, por mais
que a ONU esteja intensificando alternativas dos países para a conservação dos
recursos que ainda estão disponíveis, pode–se o aumento gradativo deles. Com isso,
visando identificar o qual é o cenário atual da malha cicloviária da cidade do Recife,
qual é a percepção dos usuários ativos dessas estruturas e os principais motivos que
levam os cidadãos a não utlizarem, junto com analise do serviço prestado pelas
empresas de transporte público e a disposição da população a pagar pela melhoria dos
espaços e a formulção de melhorias que conectem e atendam as demandas do centro
urbano em questão.Utilizando oMétodo de AvaliaçãoContingente (MAC) e o metódo
para investigar a Disposição a Pagar (DAP) dos usuários diante da possibilidade de
haver conexão entre as ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade. Os resultados
demonstraram que maioria dos entrevistados avaliam que o melhoramento dos espaços
para ciclistas devem ser iniciativa dogoverno e também foi possível identificar as
problemáticas mais comuns para quem tenta utlizar a bicicleta nas ruas do Recife. | pt_BR |