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dc.creatorSilva, Mariana Gonçalves da
dc.date.accessioned2023-05-24T17:02:11Z
dc.date.available2023-05-24T17:02:11Z
dc.date.issued2023-02-09
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Gonçalves da. Objetivo do desenvolvimento sustentável e ciclofaixas: como o uso e a extensão das estruturas cicloviárias em bairros do Recife (PE) podem contribuir para concretizá – lós. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/947
dc.description.abstractCycling structures are spaces that are of great importance for quality of life, faster and more practical mobility, which can be associated with improved well-being, in addition to being an efficient alternative to collaborate with the reduction of gases that directly affect quality. of air planet earth. However, as much as the UN is intensifying the alternatives of the countries for the conservation of the resources that are still available, but that one at some point will end. , what is the perception of the active users of these structures and the main reasons that lead citizens not to use them, together with an analysis of the service provided by public transport companies and the willingness of the population to pay for the improvement of spaces and the formulation of improvements that connectand meet the demands of the urban center in question.Using the Contingent AssessmentMethod (MAC) and the method to investigate the Willingness to Pay (WTP) of users inthe face of the possibility of having a connection between the existing bicycle paths and lanes in the city. The results showed that most of the interviewees believe that the improvement of spaces for cyclists should be a government initiative and it was also possible to identify the most common problems for those who try to use a bicycle on the streets of Recife.pt_BR
dc.format.extent40f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAs estruturas cicloviárias são espaços que possuem grande importancia para a qualidade de vida,mobilidade mais rápida e prática o que pode ser associado àmelhoria do bem-estar, além de ser uma alternativa eficiente para colaborar com a diminuição dos gases que afetam diretamente a qualidade do ar planeta terra. Contudo, por mais que a ONU esteja intensificando alternativas dos países para a conservação dos recursos que ainda estão disponíveis, pode–se o aumento gradativo deles. Com isso, visando identificar o qual é o cenário atual da malha cicloviária da cidade do Recife, qual é a percepção dos usuários ativos dessas estruturas e os principais motivos que levam os cidadãos a não utlizarem, junto com analise do serviço prestado pelas empresas de transporte público e a disposição da população a pagar pela melhoria dos espaços e a formulção de melhorias que conectem e atendam as demandas do centro urbano em questão.Utilizando oMétodo de AvaliaçãoContingente (MAC) e o metódo para investigar a Disposição a Pagar (DAP) dos usuários diante da possibilidade de haver conexão entre as ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade. Os resultados demonstraram que maioria dos entrevistados avaliam que o melhoramento dos espaços para ciclistas devem ser iniciativa dogoverno e também foi possível identificar as problemáticas mais comuns para quem tenta utlizar a bicicleta nas ruas do Recife.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMalha cicloviariapt_BR
dc.subjectCiclofaixaspt_BR
dc.titleObjetivo do desenvolvimento sustentável e ciclofaixas : como o uso e a extensão das estruturas cicloviárias em bairros do Recife (PE) podem contribuir para concretizá - lós?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9859279604207035pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Carlos Eduardo Menezes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3969680611015928pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Carlos Eduardo Menezes da
dc.contributor.referee2Bezerra, Anselmo César Vasconcelos
dc.contributor.referee3Alves, Rayanna Barroso de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3969680611015928pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403057502641157pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128046332218001pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS FISICO-AMBIENTAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.description.resumoAs estruturas cicloviárias são espaços que possuem grande importancia para a qualidade de vida,mobilidade mais rápida e prática o que pode ser associado àmelhoria do bem-estar, além de ser uma alternativa eficiente para colaborar com a diminuição dos gases que afetam diretamente a qualidade do ar planeta terra. Contudo, por mais que a ONU esteja intensificando alternativas dos países para a conservação dos recursos que ainda estão disponíveis, pode–se o aumento gradativo deles. Com isso, visando identificar o qual é o cenário atual da malha cicloviária da cidade do Recife, qual é a percepção dos usuários ativos dessas estruturas e os principais motivos que levam os cidadãos a não utlizarem, junto com analise do serviço prestado pelas empresas de transporte público e a disposição da população a pagar pela melhoria dos espaços e a formulção de melhorias que conectem e atendam as demandas do centro urbano em questão.Utilizando oMétodo de AvaliaçãoContingente (MAC) e o metódo para investigar a Disposição a Pagar (DAP) dos usuários diante da possibilidade de haver conexão entre as ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade. Os resultados demonstraram que maioria dos entrevistados avaliam que o melhoramento dos espaços para ciclistas devem ser iniciativa dogoverno e também foi possível identificar as problemáticas mais comuns para quem tenta utlizar a bicicleta nas ruas do Recife.pt_BR


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