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dc.creatorSantos, Amanda Ramos Alves dos
dc.date.accessioned2023-04-24T22:21:29Z
dc.date.available2023-04-24T22:21:29Z
dc.date.issued2022-11-11
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Ramos Alves dos. Educação ambiental e cultural em mostras e festivais de cinema: o que brota nas telas da 5ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/900
dc.description.abstractThe Recife Environmental Film Festival (MARÉ) is a pioneer dedicated to the socioenvironmental theme in the state of Pernambuco and the present work focuses on its 5th edition, which took place in december 2020. The study analyzes, in the light of the concepts of ecology of knowledge, sentipensar and Bem Viver, the short films that were screened and the debates held in this edition of the event. This data analysis, as well as the interviews carried out, revealed that MARÉ's programming in the context of the Covid-19 pandemic addressed different socio-environmental perspectives, bringing denunciations and, at the same time, enchanting films and debates, contributing to Environmental and Cultural Education, political , social and affective.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016. ALBOREDA, Solange. Cinema ambiental: filmes, festivais, plataformas, angústia e esperança. São Paulo: Annablume, 2021. ______. Recepção em mostras de cinema ambiental. V Colóquio Semiótica das Mídias, Japaratinga/AL, p. 5, set. 2016. Disponível em: <http://www.ciseco.org.br/images/coloquio/csm5/CSM5_SolangeAlboreda.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2022. ANCINE – Agência Nacional do Cinema. A importância dos Festivais e Mostras de Audiovisual. Disponível em: <https://antigo.ancine.gov.br/pt-br/conteudo/import-ncia-dos-festivais-e-mostras-de-audiovisual>. Acesso em: 06 set. 2022. BRASIL. Decreto nº 6040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em: 16 set. 2022. COSTA, Rafael Nogueira... [et al.] (Orgs.). Imaginamundos: Interfaces entre educação ambiental e imagens. Macaé: Editora NUPEM, 2021. CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente. Refúgio de Vida Silvestre – RVS. Disponível em: <http://www2.cprh.pe.gov.br/fauna-e-flora/unidades-de-conservacao/unidades-de-protecao-integral/refugio-de-vida-silvestre>. Acesso em: 13 set. 2022. CRUZ, Valter. Prefácio - A Geo-grafia dos grandes projetos de des-envolvimento: entre a espoliação e as r-existências. In: Pérez, Mercedes Solá. R-existências sociais pela vida: camponesas e camponeses do que hoje é Suape (Brasil) e das Zonas de Reserva Camponesas (Colômbia). Curitiba: CRV, 2017. DOMINGUES, Renata; GURGEL, Idê; SANTOS, Mariana. A vulneração socioambiental advinda do complexo industrial portuário de Suape: a perspectiva dos moradores da Ilha de Tatuoca – Ipojuca/PE. Revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva. Brasília, vol. 8, n. 2, p. 69-91, jun. 2014. Disponível em: <https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1513/1273>. Acesso em: 16 set. 2022. FÓRUM DOS FESTIVAIS. Quem somos. Disponível em: <https://www.forumdosfestivais.com.br/quem-somos>. Acesso em: 06 set. 2022. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. SNUC. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/politicas/snuc.html>. Acesso em: 13 set. 2022. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. MELO, Emerson. Dos terreiros de candomblé à natureza afro-religiosa. Revista Último Andar. São Paulo, n. 16, p. 27-36, jun. 2007. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13263>. Acesso em: 16 set. 2022. MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de Ia. Sentipensar sob o olhar autopoiético: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. NUNES, João Arriscado. Um Discurso sobre as Ciências 16 anos depois. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: Um Discurso sobre as Ciências Revisitado. Porto: Afrontamento, 2003. pp. 57–80. RECIFE. Decreto nº 17.548/96 - APA Engenho Uchôa. Disponível em: <https://licenciamento.recife.pe.gov.br/sites/default/files/DECRETO%20N%C2%BA%2017.548.96%20-%20APA%20ENGENHO%20UCHOA.pdf>. Acesso em: 13 set. 2022. SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina/CES, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação culturalpt_BR
dc.subjectMostra Ambiental de Cinema do Recifept_BR
dc.subjectCurtas metragenspt_BR
dc.titleEducação ambiental e cultural em mostras e festivais de cinema: o que brota nas telas da 5ª Mostra Ambiental de Cinema do Recifept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465456614324783pt_BR
dc.contributor.advisor1Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Anália Keila Rodrigues
dc.contributor.referee2Jesus Júnior, Clementino Luiz de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5856916331294239pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1790433348386155pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoA Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ) é pioneiramente dedicada à temática socioambiental no estado de Pernambuco e o presente trabalho debruça-se sobre a sua 5ª edição, que ocorreu em dezembro de 2020. O estudo analisa, sob a luz dos conceitos de ecologia dos saberes, sentipensar e Bem Viver, os curtasmetragens que foram exibidos e os debates realizados nesta edição do evento. Essa análise dos dados, bem como as entrevistas realizadas, revelou que a programação da MARÉ no contexto da pandemia da Covid-19 abordou diferentes perspectivas socioambientais, trazendo denúncias e ao mesmo tempo filmes e debates encantatórios, contribuindo para a Educação Ambiental e Cultural, política, social e afetiva.pt_BR


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