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dc.creatorLopes, Carlos Augusto de Françapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T17:45:27Zpt_BR
dc.date.available2023-02-06T17:45:27Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.identifier.citationLOPES, Carlos Augusto de França; LOPES, Kilma Costa da Silva. TAP Tour Recife: uma proposta de roteiro turístico para pessoas idosas em Recife.114f.2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/819
dc.description.abstractTourism is considered an activity that can provide inclusion, socialization and integration through experiences lived in unique moments. It is known that each person has different values and interests, including in the tourism segment. It is then noticed that in the group of older people, the desires for activities that result in satisfaction and well-being are still very present. However, today's society does not see this population with due attention and, therefore, there are few products and services available to meet some specific needs of this group; This causes some social exclusion of many, due to the characteristics and limitations inherent in age. In view to this problem, this work aims to propose the creation of a tourist itinerary for the elderly to explore the city of Recife, planned individually or in small groups, based on the interest of each. In order to achieve the proposed result, the methodology was based on bibliographic research, application of survey questionnaires with the group of elderly people interested in the project, with the municipal public agency responsible for the city's tourism portfolio and with some tourism agencies that sell the destination Recife; besides technical visits to the most frequent tourist sites, indicated by the elderly participants of the research. As a result, it was observed a real interest of these individuals for a tourist itinerary of the type proposed in this paper, as well as the lack of existing products in the tourist market, within the same perspectives; For these reasons, a product was created following the model of personalized tourist itinerary.pt_BR
dc.format.extent114f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectRoteiro turístico personalizadopt_BR
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectCidade do Recifept_BR
dc.titleTap Tour Recife: uma proposta de roteiro turístico para pessoas idosas em Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7020435500167886pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Denise Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3316412343091901pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Denise Silva
dc.contributor.referee2Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee3Pereira, Roberta de Albuquerque
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3316412343091901pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322223948986924pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoO turismo é considerado uma atividade que pode proporcionar a inclusão, socialização e integração, por meio de experiências vivenciadas em momentos únicos. Sabe-se que cada pessoa possui valores e interesses diferenciados, inclusive no segmento turístico. Percebe-se então, que no grupo das pessoas idosas, os desejos por atividades que resultem em satisfação e bem estar ainda estão muito presentes. No entanto, a sociedade atual não enxerga essa população com a devida atenção e, por isso, há poucos produtos e serviços disponibilizados a atender algumas necessidades específicas desse grupo; o que causa certa exclusão social de muitos, devido às características e limitações inerentes à idade. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo geral propor a criação de um roteiro turístico para as pessoas idosas explorarem a cidade do Recife, planejado de forma personalizada, individualmente ou em pequenos grupos, a partir do interesse de cada um. E para chegar ao resultado proposto, a metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas, aplicação de questionários de sondagem com o grupo de pessoas idosas interessadas no projeto, com o órgão público municipal responsável pela pasta do turismo da cidade e com algumas agências de turismo que vendem o destino Recife; além de visitas técnicas aos locais turísticos com maior número de ocorrências, indicados pelas pessoas idosas participantes da pesquisa. Como resultado, foi observado um real interesse desses indivíduos por um roteiro turístico do tipo proposto neste trabalho, bem como a falta de produtos existentes no mercado turístico, dentro das mesmas perspectivas; e por esses motivos, foi criado um produto seguindo o modelo de roteiro turístico personalizado.pt_BR
dc.creator.name2Lopes, Kilma Costa da Silvapt_BR
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0070691377486772pt_BR


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