Estratégias de leitura : como professores do 5º ano do ensino fundamental as concebem e abordam em sala de aula
dc.contributor.author | Moura, Elielma de Souza | pt-BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T17:49:32Z | |
dc.date.available | 2022-11-23T17:49:32Z | |
dc.date.issued | 2022-09-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/747 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias de leitura utilizadas por professores de dois quintos anos do ensino fundamental de duas escolas localizadas no município de São João-PE. Em nossa pesquisa supomos que no contexto escolaras estratégias de leitura não são concebidas e abordadas intencionalmente. Para embasarmos nossa pesquisa, recorremos a autores como Kleiman (2007; 2011), Koch e Elias (2007) e Solé (1998). A metodologia usada neste estudo envolveu uma pesquisa do tipo etnográfica com abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados realizamos entrevista com os professores e aplicação de questionário com os alunos. A análise dos dados revelou que os docentes concebem e abordam as estratégias de leitura de modo principiante. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt-BR |
dc.language | pt_BR | pt-BR |
dc.language.iso | PortuguesBrasil | pt_BR |
dc.relation | ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3.versão. Brasília, DF, 2017. BATISTA, Antônio Augusto Gomes et al. Capacidades da Alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 96 p. (Coleção Instrumentos da Alfabetização, v.2). DIONÍSIO, Maria de Lourdes da Trindade. A construção escolar de comunidades de leitores: leituras do manual de português. Coimbra: Almedina, 2000. GRAMMONT, Jaqueline. Livros que andam. Curitiba: CRV, 2011. Cap. 2, 3 e 4. GREEN, Judith; DIXON, Carol; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 452, p.13-79, dez. 2005. KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11. ed. Campinas, SP: Editora Pontes, 2007. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14. ed. Campinas, SP: Editora Pontes, 2011. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004. | pt-BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt-BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura : como professores do 5º ano do ensino fundamental as concebem e abordam em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4613514727330600 | pt-BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Valfrido da Silva | pt-BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859607470653114 | pt-BR |
dc.contributor.referee1 | Freire, Patrocínio Solon | pt-BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Patrícia Barreto da Silva | pt-BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5634998915570816 | pt-BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3848019007024257 | pt-BR |
dc.publisher.department | Garanhuns | pt-BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt-BR |