Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoura, Elielma de Souzapt-BR
dc.date.accessioned2022-11-23T17:49:32Z
dc.date.available2022-11-23T17:49:32Z
dc.date.issued2022-09-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/747
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias de leitura utilizadas por professores de dois quintos anos do ensino fundamental de duas escolas localizadas no município de São João-PE. Em nossa pesquisa supomos que no contexto escolaras estratégias de leitura não são concebidas e abordadas intencionalmente. Para embasarmos nossa pesquisa, recorremos a autores como Kleiman (2007; 2011), Koch e Elias (2007) e Solé (1998). A metodologia usada neste estudo envolveu uma pesquisa do tipo etnográfica com abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados realizamos entrevista com os professores e aplicação de questionário com os alunos. A análise dos dados revelou que os docentes concebem e abordam as estratégias de leitura de modo principiante.pt_BR
dc.format.extent21p.pt-BR
dc.languagept_BRpt-BR
dc.language.isoPortuguesBrasilpt_BR
dc.relationANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3.versão. Brasília, DF, 2017. BATISTA, Antônio Augusto Gomes et al. Capacidades da Alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 96 p. (Coleção Instrumentos da Alfabetização, v.2). DIONÍSIO, Maria de Lourdes da Trindade. A construção escolar de comunidades de leitores: leituras do manual de português. Coimbra: Almedina, 2000. GRAMMONT, Jaqueline. Livros que andam. Curitiba: CRV, 2011. Cap. 2, 3 e 4. GREEN, Judith; DIXON, Carol; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 452, p.13-79, dez. 2005. KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11. ed. Campinas, SP: Editora Pontes, 2007. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14. ed. Campinas, SP: Editora Pontes, 2011. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.pt-BR
dc.rightsAcesso abertopt-BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.titleEstratégias de leitura : como professores do 5º ano do ensino fundamental as concebem e abordam em sala de aulapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4613514727330600pt-BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Valfrido da Silvapt-BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt-BR
dc.contributor.referee1Freire, Patrocínio Solonpt-BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Patrícia Barreto da Silvapt-BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5634998915570816pt-BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt-BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt-BR
dc.publisher.countryBrasilpt-BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples