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dc.creatorOliveira, Lorena Leny marinho de
dc.date.accessioned2022-08-05T19:10:22Z
dc.date.available2022-08-05T19:10:22Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorena Leny marinho de.Perdas por making-do em obra rodoviária: um estudo de caso. 2022.42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Bacharelado de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/666
dc.description.abstractMaking-do refers to a situation where a task is started without all its standard inputs, or the execution of a task is continued although the availability of at least one standard input has ceased. This category of waste can impact quality, costs and deadlines projects. Road works characteristics suggest a higher incidence of making-do. This work aims to identify the making-do in a road work, analyze the conditions that favor its occurrence and the resulting impacts. To this end, those responsible for planning, production and procurement were interviewed and the information collected was confirmed or complemented by the author's participant observation. It was identified that information deficiencies such as the incompatibility between projects and the budget spreadsheet and the beginning of activities without authorization from the inspection are frequent reasons for wastes due improvisation. It was also identified that among the main making-do wastes are those related to the difficulty of access and availability of resources to the work fronts distributed along the road.pt_BR
dc.format.extent42f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectPerdas por making-dopt_BR
dc.titlePerdas por making-do em obra rodoviária: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9500508655919480pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marcio Santana de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0214351148138546pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marcio Santana de
dc.contributor.referee2Cunha, Annielli Araújo Rangel
dc.contributor.referee3Cunha Júnior, Gilberto José Carneiro da Cunha Júnior
dc.contributor.referee4Oliveira, Manuela Queiroz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0214351148138546pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734771077065536pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1404273663824675pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5875629966307261pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.description.resumoPerdas por making-do estão relacionadas à improvisação diante da ausência dos recursos necessários à execução das atividades e podem impactar qualidade, custos e prazos das obras. As características, das obras rodoviárias sugerem uma maior incidência de perdas por making do. Este trabalho objetivou identificar perdas por making-do em uma obra rodoviária, analisar as condições que favorecem sua ocorrência e os impactos decorrentes. Para tal, foram entrevistados os responsáveis pelo planejamento, pela produção e pela aquisição de recursos, sendo as informações coletadas confirmadas ou complementadas pela observação participante da autora. Foi identificado que deficiências de informação tais como a incompatibilidade entre projetos e planilha orçamentária e o início de atividades não liberadas pela fiscalização são motivação frequente para perdas por improvisação. Foi também identificado que entre as principais perdas por making-do estão aquelas relacionadas à dificuldade de acesso e de disponibilização de recursos às frentes de trabalho distribuídas ao longo da via.pt_BR


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