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dc.creatorPaula, Luzitano Hugo Costa Silva de
dc.date.accessioned2022-07-20T18:20:12Z
dc.date.available2022-07-20T18:20:12Z
dc.date.issued2022-02-02
dc.identifier.citationPAULA, Hugo Costa Silva de..Análise de tanques atmosféricos horizontais aéreos para armazenamento de gasolina comum em postos de abastecimento na região metropolitana de Recife. 2022.86f. TCC (Curso de Engenharia Mecânica) – Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/647
dc.description.abstractThis work is the result of a study of experimental analyzes that measured the evaporation rate of common type C gasoline as a function of temperature and relative humidity in gas stations for air horizontal atmospheric storage tanks in the Metropolitan Region of Recife. In order to verify the influences of the relative humidity of the air, the temperature of the environment in which the gas station is located and the wall temperature of the horizontal atmospheric tank with the highest solar incidence on the evaporation rate, a digital thermo-hygrometer was used. The experiment also had the aid of an analog thermometer and an electronic volume measurement system to collect the fuel temperature and identify the amount of common gasoline in real time, respectively. The results showed that the increase in fuel and tank wall temperatures with greater solar incidence, the entry of regular gasoline into the supply tank and the percentages of relative humidity close to 50% can affect the evaporation rate of regular gasoline. at rates higher than 5% of fuel consumption, that is, approximately nine times the variation in stock provided for in Brazilian legislation. In view of this, a cost analysis of potential fuel losses was also carried out and a methodology to reduce errors in fuel control was carried out, because when there are volume differences between physical inventory and book inventory in overhead horizontal atmospheric storage tanks with gasoline, generate uncertainties, mistrust, unavailability of the fleet, discomfort to controllers, and, therefore, losses to the financial sector.pt_BR
dc.format.extent86f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRÉ, Thiago da Silva.Taxa de evaporação de combustíveis em função da temperatura: análise termoeconômica aplicada a postos de serviços do RN. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016, p.129. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 13787: Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Procedimento de controle de estoque dos sistemas de armazenamento subterrâneo de combustíveis(SASC). Rio de Janeiro, 2013. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15461: de líquidos inflamáveis e combustíveis – Construção e instalação de tanque aéreo de aço-carbono. Rio de Janeiro, 2007. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15594-1: Procedimentos de operação em postos de combustíveis – Posto revendedor de combustível veicular (serviços). Rio de Janeiro, 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 17505-1: Armazenamentos de líquidos inflamáveis e combustíveis. Rio de Janeiro, 2013. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálises experimentais.pt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectUmidade relativa do arpt_BR
dc.subjectTanques de armazenamento atmosféricospt_BR
dc.subjecthorizontais aéreospt_BR
dc.subjectPrejuízopt_BR
dc.subjectCombustívelpt_BR
dc.titleAnálise de tanques atmosféricos horizontais aéreos para armazenamento de gasolina comum em postos de abastecimento na região metropolitana de Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442340350994106pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Ângelo Peixoto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239712503695923pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, José Ângelo Peixoto da Costa
dc.contributor.referee2Villa, Álvaro Antônio Ochoa
dc.contributor.referee3Lira Júnior, José Claudino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239712503695923pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4772819975495579pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330992492108309pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de um estudo de análises experimentais que mediram a taxa de evaporação de gasolina comum tipo C em função da temperatura e umidade relativa do ar em postos de abastecimento para tanques de armazenamento atmosféricos horizontais aéreos na Região Metropolitana de Recife. Com o intuito de verificar as influências da umidade relativa do ar, da temperatura do ambiente em que o posto de abastecimento está inserido e da temperatura da parede do tanque atmosférico horizontal de maior incidência solar na taxa de evaporação, foi utilizado um termo-higrômetro digital. O experimento também contou com o auxílio de um termômetro analógico e de um sistema eletrônico de medição de volume para coletar a temperatura do combustível e identificar a quantidade de gasolina comum em tempo real, respectivamente. Os resultados mostraram que o aumento das temperaturas do combustível e da parede do tanque de maior incidência solar, a entrada de gasolina comum no tanque de abastecimento e os percentuais da umidade relativa do ar próximos a 50% podem afetar a taxa de evaporação da gasolina comum em índices superiores a 5% do consumo de combustível, ou seja, aproximadamente nove vezes a variação de estoque prevista na legislação brasileira. Diante disso, também foi realizada uma análise de custos das perdas potenciais do combustível e uma metodologia para diminuir erros no controle de combustíveis, pois, quando existem diferenças de volume entre estoque físico e o estoque contábil em tanques de armazenamento atmosféricos horizontais aéreos com gasolina, geram incertezas, desconfiança, indisponibilidade da frota, desconforto aos controladores, e, portanto, prejuízos ao setor financeiro.pt_BR


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