dc.creator | Paula, Luzitano Hugo Costa Silva de | |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T18:20:12Z | |
dc.date.available | 2022-07-20T18:20:12Z | |
dc.date.issued | 2022-02-02 | |
dc.identifier.citation | PAULA, Hugo Costa Silva de..Análise de tanques atmosféricos horizontais aéreos para armazenamento de gasolina comum em postos de abastecimento na região metropolitana de Recife. 2022.86f. TCC (Curso de Engenharia Mecânica) – Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/647 | |
dc.description.abstract | This work is the result of a study of experimental analyzes that measured the
evaporation rate of common type C gasoline as a function of temperature and relative
humidity in gas stations for air horizontal atmospheric storage tanks in the Metropolitan
Region of Recife. In order to verify the influences of the relative humidity of the air, the
temperature of the environment in which the gas station is located and the wall
temperature of the horizontal atmospheric tank with the highest solar incidence on the
evaporation rate, a digital thermo-hygrometer was used. The experiment also had the
aid of an analog thermometer and an electronic volume measurement system to collect
the fuel temperature and identify the amount of common gasoline in real time,
respectively. The results showed that the increase in fuel and tank wall temperatures
with greater solar incidence, the entry of regular gasoline into the supply tank and the
percentages of relative humidity close to 50% can affect the evaporation rate of regular
gasoline. at rates higher than 5% of fuel consumption, that is, approximately nine times
the variation in stock provided for in Brazilian legislation. In view of this, a cost analysis
of potential fuel losses was also carried out and a methodology to reduce errors in fuel
control was carried out, because when there are volume differences between physical
inventory and book inventory in overhead horizontal atmospheric storage tanks with
gasoline, generate uncertainties, mistrust, unavailability of the fleet, discomfort to
controllers, and, therefore, losses to the financial sector. | pt_BR |
dc.format.extent | 86f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANDRÉ, Thiago da Silva.Taxa de evaporação de combustíveis em função da
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análises experimentais. | pt_BR |
dc.subject | Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Umidade relativa do ar | pt_BR |
dc.subject | Tanques de armazenamento atmosféricos | pt_BR |
dc.subject | horizontais aéreos | pt_BR |
dc.subject | Prejuízo | pt_BR |
dc.subject | Combustível | pt_BR |
dc.title | Análise de tanques atmosféricos horizontais aéreos para armazenamento de gasolina comum em postos de abastecimento na região metropolitana de Recife | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2442340350994106 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, José Ângelo Peixoto da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8239712503695923 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, José Ângelo Peixoto da Costa | |
dc.contributor.referee2 | Villa, Álvaro Antônio Ochoa | |
dc.contributor.referee3 | Lira Júnior, José Claudino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8239712503695923 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4772819975495579 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8330992492108309 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de um estudo de análises experimentais que mediram a taxa
de evaporação de gasolina comum tipo C em função da temperatura e umidade
relativa do ar em postos de abastecimento para tanques de armazenamento
atmosféricos horizontais aéreos na Região Metropolitana de Recife. Com o intuito de
verificar as influências da umidade relativa do ar, da temperatura do ambiente em que
o posto de abastecimento está inserido e da temperatura da parede do tanque
atmosférico horizontal de maior incidência solar na taxa de evaporação, foi utilizado
um termo-higrômetro digital. O experimento também contou com o auxílio de um
termômetro analógico e de um sistema eletrônico de medição de volume para coletar
a temperatura do combustível e identificar a quantidade de gasolina comum em tempo
real, respectivamente. Os resultados mostraram que o aumento das temperaturas do
combustível e da parede do tanque de maior incidência solar, a entrada de gasolina
comum no tanque de abastecimento e os percentuais da umidade relativa do ar
próximos a 50% podem afetar a taxa de evaporação da gasolina comum em índices
superiores a 5% do consumo de combustível, ou seja, aproximadamente nove vezes
a variação de estoque prevista na legislação brasileira. Diante disso, também foi
realizada uma análise de custos das perdas potenciais do combustível e uma
metodologia para diminuir erros no controle de combustíveis, pois, quando existem
diferenças de volume entre estoque físico e o estoque contábil em tanques de
armazenamento atmosféricos horizontais aéreos com gasolina, geram incertezas,
desconfiança, indisponibilidade da frota, desconforto aos controladores, e, portanto,
prejuízos ao setor financeiro. | pt_BR |