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dc.creatorSilva, Cláudia Fernanda Maria Mendonça
dc.date.accessioned2022-06-13T19:48:07Z
dc.date.available2022-06-13T19:48:07Z
dc.date.issued2020-11-03
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia Fernanda Maria Mendonça. Uma etnografia sobre o mercado público de São José: as possibilidades do turismo cidadão em Recife – PE. 2020.97f.Trsabalho de Conclusão (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/629
dc.description.abstractLe présent travail décrit comment les actions de réorganisation autour du Marché Public de São José ont eu lieu et leurs impacts sur la dynamique de l’endroit, notamment en ce qui concerne les usages touristiques et les enjeux liées à la caractérisation du patrimoine historique. Grâce à une étude ethnographique, il a été possible de comprendre comment les processus de requalification ont affecté l'organisation et l'esthétique du lieu, ainsi que le point de vue et l'expérience des utilisateurs, des permissionnaires, des commerçants, des vendeurs de rue et des visiteurs. Ainsi, en prenant comme référence le concept de citoyen-touriste de Susana Gastal, nous avons analysé les effets des actions de politique publique sur la gestion des approvisionnements, les questions de sécurité et de santé publique, les opérations commerciales et les usages sociables de cet espace. Sur la base des résultats de cette recherche, un scénario a été créé pour la production d'un webdocumentaire, dont le but est de mettre en évidence l'histoire et les transformations du Marché.pt_BR
dc.format.extent97f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado Público de São Josépt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectWeb documentáriopt_BR
dc.titleUma etnografia do mercado público de São José : a possibilidade do turismo cidadão em Recife - PE.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827869468601290pt_BR
dc.contributor.advisor1Atroch, Nathalia da Mata
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/260641060658387477pt_BR
dc.contributor.referee1Atroch, Nathalia da Mata
dc.contributor.referee2Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee3Alves, Jaqueline
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606410658387477pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606410658387477pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve como se deram as ações de reordenação do entorno do Mercado Público de São José e seus impactos na dinâmica do local, especialmente no que se refere aos usos turísticos e às questões relacionadas à caracterização do patrimônio histórico. Por meio de estudo etnográfico, foi possível compreender como os processos de requalificação afetaram a organização e a estética do lugar, bem como a perspectiva e a experiência dos usuários, permissionários, lojistas, ambulantes e visitantes. Assim, tomando como referência o conceito de turista cidadão de Susana Gastal, efetuamos uma análise dos efeitos provocados pelas ações da política pública no que tange à administração dos abastecimentos, às questões de segurança pública e sanitária, às operações comerciais e aos usos do espaço de sociabilidade. Amparado nos resultados desta pesquisa, foi elaborado um roteiro para a produção de um webdocumentário, cuja proposta principal é destacar a história e as transformações do local.pt_BR


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