dc.relation | AMARO, Daniel. Quase 10 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Jornal Edição do Brasil, Belo Horizonte, 08 jul. 2017. Disponível em: http://edicaodobrasil.com.br/2017/06/08/quase-10-milhoes-de-brasileirospossuem-deficiencia-auditiva/. Acesso em: 15 mar. 2018.
ANDRADE, Lívia. A Inclusão do Surdo na Atividade do Turismo Através do Uso de Libras. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) – Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2011. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/ARTIGO_LIVIA_turismo.pdf. Acesso em: 09 mar. 2019.
ARAÚJO, V.; VIEIRA, P.; MONTEIRO, S. Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): Um estudo de recepção com surdos da região Sudeste. TradTerm, São Paulo, v. 22, dez. 2013, p. 283. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/69132/71589. Acesso em: 18 jan. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências bibliográficas: NBR 9050. Rio de Janeiro, 2004.
AUMENTA inclusão de alunos com deficiência, mas escolas não têm estrutura para recebê-los. O Globo, 31 jan. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/aumenta-inclusao-de-alunos-com- deficiencia-mas-escolas-nao-tem-estrutura-para-recebe-los-22348736. Acesso em: 21 de ago. de 2019
BARRETO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 20. ed. Campinas: Papirus, 2012.
BORGES, Josana. Desenvolvimento de aplicativo para pessoas com deficiência a pontos de lazer, cultura e esporte da cidade de Uberlândia, MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.600. Acesso em: 08 set. 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério do Turismo. Gasto de turistas estrangeiros no Brasil cresce 6% no primeiro semestre. 26 jul. 2018. Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11707-gasto-deturistas-estrangeiros-no-brasil-cresce-6-no-primeiro-semestre.html. Acesso em: 20 ago. 2019.
BRASIL. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Departamento de Estruturação. Articulação e Ordenamento Turístico. Coordenação-Geral de Segmentação. Turismo Cultural: orientações básicas. 3. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Brasil. Coordenação-Geral do Sistema de informações sobre a pessoa com Deficiência; Oliveira, Luiza Maria Borges. Cartilha do Censo 2010: pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, p. 32, 2012.
BRASIL tem 12 dos 25 melhores museus da América do Sul, diz pesquisa. NOSSA UOL, São Paulo, set. 2015. Disponível em: https://viagem.uol.com.br/noticias/2015/09/22/brasil-tem-12-dos-25-melhores- museus-da-america-do-sul-diz-pesquisa.htm. Acesso em: 25 de mai. de 2019.
BRASIL. Turismo Acessível: Introdução a uma Viagem de Inclusão. Ministério do Turismo, Brasília:, v. 1, p. 48, 2009.
BRASIL. Turismo Acessível: Mapeamento e Planejamento do Turismo Acessível nos Destinos Turísticos. Ministério do Turismo. Brasília: Ministério do Turismo, v., 2, p. 52, 2009.
CINTRA, Roberta. O Turismo e a Libras: um estudo sobre a inclusão da Língua Brasileira de Sinais como um dos meios de comunicação no Turismo. Faculdade Metropolitana da Grande Recife, Jaboatão dos Guararapes, 2008. Disponível em: http://www2.setur.pe.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=22082&folderId=3 0802&name=DLFE-2004.pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.
COHEN, Regina; DUARTE, C. R. de S.; BRASILEIRO, A. de B. H. Acessibilidade a Museus. Brasília, DF: Ministério da Cultura/Ibram, v. 2, 2012. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wpcontent/uploads/2013/07/acessibilidade_a_museu_miolo.pdf. Acesso em: 08 jun. 2018.
FERREIRA, André; DEMUTTI, Carolina; GIMENEZ, Paulo. A Teoria das Necessidade de Maslow: A Influência do Nível Educacional sobre a sua Percepção no Ambiente de Trabalho. In: XIII Semed – Seminarios em Adminstração, set. de 2010. Anais [...]. [s. l.], 2010. ISSN 2177-3866. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/13semead/resultado/trabalhosPDF/703.pdf. Acesso em 04 mar. 2019.
GOMES, Juliana. Museu Cais do Sertão é eleito melhor obra do ano. FolhaPE. 24 abr. 2019. Roberta Jungmann. Disponível em: https://robertajungmann.com.br/2019/04/24/museu-cais-do-sertao-e-eleitomelhor-obra-do-ano/. Acesso em: 17 fev. 2020 .
INTENÇÃO de viajar tem alta de 8% em setembro. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 10 out. 2016. Caderno de Econômia. Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2016/10/economia/525326- intencao-de-viajar-tem-alta-de-8-em-setembro.html. Acesso em: 17 maio 2019.
JAMILDO, Blog do. Governo entrega segundo módulo do Cais do Sertão. Jornal do Commercio. 08 jul. 2018. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/blogs/jamildo/2018/07/08/governo-entrega-segundomodulo-do-cais-dosertao/index.html#:~:text=Centro%20Cultural%20Cais%20do%20Sert%C3%A3o& text=As%20obras%20complementares%20do%20Cais,anexo%20ao%20Museu% 20Luiz%20Gonzaga. Acesso em 20 abr. 2020.
JESUS, Dayane; ROCHA, Cristina; SANTOS, Aline. QR Code e Língua Brasileira de Sinais (Libras): um desafio de acessibilidade e autonomia a visitantes Surdos no Museu de Ciências Naturais da PUC. Revista Tecnologias na Educação, ano 9, v. 22, n. 22, ed. 6, Out. 2017. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2017/10/Art8-vol.22-Edi%C3%A7%C3%A3o-Tem%C3%A1tica-VIOutubro-2017.pdf. Acesso em: 22 de jan. 2020.
JUNQUEIRA, Nádia. O que são OS ou organizações socais? A redação. 28 ago. 2011. Disponível em: https://www.aredacao.com.br/noticias/2422/o-que-sao-osou-organizacoes-sociais. Acesso em: 02 de jan. de 2020.
KOERBEL, Alan. Qual a equipe necessária e quanto custa pra criar um app? Esauce Blog. Disponível em: https://www.esauce.com.br/blog/qual-equipe-necessaria-e-quanto-custa-criar-umapp/. Acesso em: 15 mai 2019.
KÖHLER, André; DURAND, José. Turismo Cultural: conceituação, fontes de crescimento e tendências. Turismo - Visão e Ação, v. 9, n. 2, p. 185, mai./ago. 2007. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/204/174. Acesso em: 13 jul. 2019.
LOPES, Kleber. Turismo: O Surdo e a Viagem. Orientador: Ana Rosa Domingues dos Santos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharela do em Turismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/18052/1/2017_KleberHenriqueLopes_tcc.pdf. Acesso em: 25 jun. 2019
MARTINS, André. Cresce a participação do Turismo no PIB nacional. Ministério do Turismo, 07 mar. 2019. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12461-cresce-a- participa%C3%A7%C3%A3o-do-turismo-no-pib-nacional.html. Acesso em: 17 mai. 2019.
MAUCH, Carla et al. Guia Orientador para Acessibilidade de Produções Audiovisuais. Brasília: Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/agencia/pdf/guia_audiovisuais.pdf. Acesso em: 03 ago 2019.
MEDEIROS, Marília. O design para a experiência na expografia do museu: A relação entre o ambiente da exposição e a recepção do público no museu Cais do Sertão. 2017. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/647/MAR%c3%8dL IA%20MACEDO%20MEDEIROS%20%e2%80%93%20DISSERTA%c3%87%c3% 83O%20%28PPGDesign%29%202017.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 nov. 2019.
MONTEIRO, Myrna. História dos movimentos dos surdos e o reconhecimento da Libras no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 292, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.810. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/810. Acesso em: 01 set 2019.
NASCIMENTO, Eduardo; UVINHA, Ricardo. Programa turismo acessível na cidade de São Paulo: reflexões e possibilidades. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, São Paulo, n. 20, jun. 2016. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/20/acessibilidade.html. Acesso em: 27 jun. 2019.
O que é o porto digital. Porto Digital. Disponível em: https://www.portodigital.org/parque/o-que-e-o-porto-digital. Acesso em: 20 abr. 2020.
OLIVEIRA, Margarete de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos. Orientador: Camilo de Melo Vasconcelos. 2015. Dissertação (Mestrado de Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/. Acesso em: 14 ago. 2019.
PERNAMBUCO (Estado). Secretaria de Desenvolvimento social, criança e juventude. Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência. [Recife]: Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Disponível em: http://www.portais.pe.gov.br/web/sedsdh/secretaria/orgaos-vinculados/sead. Acesso em: 15 mar 2018.
REIS, André; GUIMARÃES, Mara. A Deficiência da Comunicação do Trade Turístico no Uso da Libras. 11. ed. Petrópolis, RJ: EAA-Editora ARARA AZUL Ltda; Revista Virtual de Cultura Surda, jul. 2013. ISSN 19826842. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/51742172/09-a-deficiencia-dacomunicacao-do-trade-editora-arara-azul. Acesso em 06 jan. 2020.
RIZZO-SILVEIRA, Renata. O design de catálogos de museus para dispositivos móveis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/116789/000964597.pdf?sequence=1 &isAllowed=y. Acesso em: 19 dez. 2019.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, ano 7, p. 10 mar./abr. 2009. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI__Acessibilidade.pdf?1473203319. Acesso em: 11 out. 2018.
SILVA, Franklin et al. Tecnologias Assistivas e suas Aplicações: Uma Análise a partir de Patende. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde. São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.revistargss.org.br/ojs/index.php/rgss/article/view/393/224. Acesso em: 23 ago. 2019
SILVA, João; ROJAS, Angelina; TEXEIRA, Gerlinde. Acessibilidade comunicacional aos surdos em ambientes culturais. Conhecimento & Diversidade. Niterói, n. 13, p. 103 jan./jun. 2015. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/vie w/1787/1427. Acesso em: 29 ago. 2019
SILVA, Natalia et al. A utilização da matriz SWOT como ferramenta estratégia: um estudo de caso em uma escola de idioma de São Paulo. In: VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Anais [...] Resende, RJ: out. de 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/26714255.pdf. Acesso em: 05 set. 2019
SMITH, Matthew; AMORIM, Ericka; SOA RES, Cláudia. O turismo acessível como vantagem competitiva: implicações na Figura do destino turístico. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, El Sauzal, v. 11, n. 3, p. 97, jul. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/881/88128048010.pdf. Acesso em: 18 ago. 2019.
TENENTE, Luiza. Total de alunos com deficiência em escolas comuns cresce 6 vezes em 10 anos. G1, 22 jul. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/total-de-alunos-especiais-em-escolascomuns-cresce-6-vezes-em-10-anos.ghtml. Acesso em: 15 mar 2018.
VISITA guiada: Panorama das condições de acessibilidade nos espaços culturais do Recife. Diario De Pernambuco, 24 set. 2015. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2015/09/visita-guiadapanorama-das-condicoes-de-acessibilidade-nos-espacos-culturais-do-recife.html. Acesso em: 01 set 2019. | pt_BR |