dc.relation | ALVES,Taíses Araújo da Silva. Tecnologias de informação e comunicação (tic)
nas escolas: da idealização à realidade. Disponível
em:http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1156/Taises%20Araujo%2
0-%20versao%20final%20da%20dissertacao.pdf?sequence=1. Acessado em: 25
de Julho de 2019.
ASSMANN, H. A Metamorfose do aprender na sociedade da informação.
Ciência da Informação, Brasília, V. 29, n. 2, p. 7-15, maio/agosto. 2000.
BARBOSA, A. F. (coord.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da
informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2013. 2014.
Disponível em http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletroni
co.pdf. Acessado em: 08 de Agosto 2019.
BELLINI, Carlo Gabriel Porto. The ABCsofEffectiveness in the Digital Society.
Disponível em:Effectiveness in the Digital Society. Acesso: 06 de dezembro de
2019.
BRAGA, Denise Bertoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. 1 ed.
São Paulo: Cortez, 2013, p. 62.
BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Tecnologias de informação e
comunicação nas escolas públicas paranaenses: avaliação de uma política
educacional em ação. Disponível
em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
46982019000100412&lang=pt. Acessado em: 25 de Julho de 2019.
CAMILO, Cíntia Moralles e MEDEIROS, Lisiany Muller Medeiros. educação do campo e suas práticas educativas: a tecnologia em prol da formação de educadores. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/Simposioteceedadistnoenssuperior. Acessado em: 07 de Agosto de 2019.
CASTEL, Ana Felicitas Gargallo. La integración de las TIC enlosprocesos educativos y organizativos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
40602018000300325&lang=pt. Acessado em: 15 de Julho de 2019.
COSTA, Luanda Araripe Lustosa da Costa. As tecnologias digitais em práticas
de ensino e de aprendizagem – cultivando nativos digitais na escola pública
do século XXI. Diponível em: http://uece.br/politicasuece/dmdocuments/LUANDA.pdf. Acessado em: 06 de Janeiro de 2020.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.
Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.
248 . ISBN 978-85-363-0892-0.
DALL’IGNA, DhéboraMozena.potencialidades e fragilidades do uso das
tecnologias na educação: uma perspectiva de docentes e discentes.Disponível em:https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/848.
Acessado em: 25 de Julho de 2019.
DEBOIS, Stefan. 9 vantagens e desvantagens dos questionários. Disponível em: https://surveyanyplace.com/pt/9-vantagens-e-desvantagens-dos-questionarios/. Acessado em: 17 de Janeiro de 2020.
DENTILLO, Daniel BlasioliDentillo. Era de inovação em tecnologia digitais impõe desafios. Disponível em:http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252014000100005. Acessado em: 25 de Julho de 2019.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.Apostila.
DUQUEVIZ, Barbara Cristina. Nativos Digitais: Como Alunos com Alto Nível de
Letramento Digital Aprendem Inglês. Disponível em: https://letras.ufg.br/up/25/o/VIISLE_17.pdf. Acessado em: 17 de Janeiro de 2020.
HARASIM, L. O papel do professor: guiar o aprendizado. Revista Veja
Educador. 2009. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/o-papel-do-
professor-guiar-o-aprendizado/ . Acessado em: 08 de Agosto de 2019.
KENSKI, Vani Moreira. “O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade
cheia de tecnologias.In:” VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Didática: O
ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.
KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9a ed.
Campinas: Papirus, 2012. p. 73,95. ISBN 978-85-308-0708-6.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação.
Campinas, SP: Papirus, 2013.
LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação.
Disponível em:https://www.redalyc.org/pdf/1550/155044835018.pdf. Acessado em:
25 de Julho de 2019.
LÉVY, Pierre. A Máquina Universo: criação, cognição e cultura informática.
Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MARX, Karl. O capital: crítica da Economia Política. Livro l, Vol. l, 1988, p.425.
MORAN, José Manuel. As TICs e o perfil do professor frente à nova educação.
Magis. Revista Internacional de InvestigaciónenEducación, vol. 5, núm. 10, julio-
diciembre, 2012, pp. 184.
MORAN, J. M. Educar o educador. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS,
M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16a ed. Campinas: Papirus,
2009, p.12-17.
Moran, J. M. (2005). As múltiplas formas de aprender. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pdf .Acesso: 28 de Janeiro de 2019.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor
pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. p. 248. ISBN 978-85-
98271-64-4.
Morgado, José Carlos (2017). Currículo, Tecnologias e Inovação em educação.
In: M. J. Gomes , A. J. Osório & A. L. Valente (Orgs.). Actas da X Conferência
Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação –
Challenges 2017, Braga: Universidade do Minho, pp. 804-813, ISBN 978 - 989 -
97374 - 5 - 7.
MORRISSEY, J. O uso da TIC no ensino e na aprendizagem: questões e
desafios. In: APARICI, R. (org.) Conectados no Ciberespaço. 1a ed. São Paulo:
Paulinas, 2014. Cap. 14. p. 269-281.
Neves, Isa Beatriz da Cruz (2017). Dispositivos móveis e formação docente:
Mobilizando saberes. In: M. J. Gomes , A. J. Osório & A. L. Valente (Orgs.).
Actas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e
Comunicação na Educação – Challenges 2017, Braga: Universidade do Minho, pp.
441- 457, ISBN 978 - 989 - 97374 - 5 – 7
OLIVEIRA. Claúdio de. et al. TIC’S na Educação: A Utilização das Tecnologias
da Informação e Comunicação na Aprendizagem do Aluno. Disponível
em:http://200.229.32.55/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acessado
em: 25 de Julho de 2019.
OLIVEIRA, Eloiza Silva Gomes. Adolescência, internet e tempo: desafios para
a Educação. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
40602017000200283&lang=pt. Acessado em: 15 de Julho de 2019.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. Educação na era digital: a escola educativa.Porto Alegre :
Penso, 2016. p.192.
PERNAMBUCO. Lei n. 14. 546, de 21 de dezembro de 2011. Institui, no âmbito
das unidades públicas de ensino do Estado de Pernambuco, o Programa Aluno
Conectado. Diário Oficial do Estado de Pernambuco – Poder Executivo, 22 de
dezembro de 2011.
PESSOA, Regina Ribeiro; MACHADO, Socorro Balieiro. A Importância do Uso
do Computador no Processo de Ensino e Aprendizagem dos Alunos da 3a
Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Joanira Del
Castillo. Disponível em:
http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/722
/422 Acessado em: 08 de Agosto de 2019.
PFERL, S. M.; SOARES, A. C. Possibilidades didático-Pedagógicas do Projeto
UCA. Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529 Volume 8,
Número 29, p. 14- 29. Julho de 2013. Disponível em:
http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/218 . Acesso: 08
de Agosto de 2019.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. OntheHorizon - NCB
University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em:
http://www.albertomattiacci.it/docs/did/Digital_Natives_Digital_Immigrants.pdf .
Acesso em: 08 de Agosto de 2019.
PINTO, Aparecida Marcianinha. As Novas Tecnologias e a Educação.
Disponível em: http://AS_NOVAS_TECNOLOGIAS_E_A_EDUCACAO.pdf.
Acessado em: 07 de Agosto de 2019.
RIBEIRO, Maria Elizabeth dos Reis e RIBEIRO, Nedia Andréa dos Reis. O uso
das TICs na mediação do processo ensinoaprendizagem no 6o ano do ensino
fundamental. Disponível em:TicsEnsinoFundamental.pdf. Acessado em: 06 de
Agosto de 2019.
ROJO, R. (org.). Educação conectada: os multiletramentos e as TICs novo
ritmo da informação. 1a ed. SP: Parábola, 2013, p.2.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre:
Artmed, 2000.
SANTOS, Odemes Silva dos. Dificuldades do Uso da Tecnologia pelos
Docentes no Ambiente Escolar: Desafios Contemporâneos. Disponível em:
https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/7852/ODEMES_AD4.pdf?sequence=
1&isAllowed=y. Acessado em: 06 de Fevereiro de 2020.
SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberget al.As barreiras da prática
docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
73132017000300563&lang=pt. Acessado em: 06 de Agosto de 2019.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES. Secretário de Educação distribui
primeiros tablets em escolas estaduais de Olinda. Disponível em:
http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=627 . Acessado em: 07
de Agosto de 2019.
SILVA, A. L.; VIEIRA, E. S.; SCHNEIDER, H. N. O uso das redes sociais como
método alternativo de ensino para jovens: análise de três projetos
envolvendo comunidades virtuais. In: Colóquio Internacional Educação e
Contemporaneidade, 4., 2010, São Cristóvão. Anais do IV Colóquio Internacional
Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: EDUCON, 2010.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico[livro
eletrônico]. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Bento Duarte da et.al. A tecnologia educativa e algumas possibilidades
para inovar no currículo. Disponível em:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/12983/8311.
Acessado em: 09 de Agosto de 2019.
ZUIN, Antonio A. S. O plano nacional de educação e as tecnologias da
informação e comunicação. Disponível em: Educação & Sociedade, vol. 31,
núm. 112, julio-septiembre, 2010, pp. 961-975, Centro de Estudos Educação e
Sociedade Campinas, Brasil.
VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento.
Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
_________. a comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias
digitais de informação e comunicação. Disponível
em:http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/revistaunifesohumanasesociais/arti
cle/view/17. Acessado em: 25 de Julho de 2019. | pt_BR |