Mostrar registro simples

dc.creatorChagas, José Gleidson Sales das
dc.date.accessioned2021-11-11T18:45:08Z
dc.date.available2021-11-11T18:45:08Z
dc.date.issued2021-10-08
dc.identifier.citationCHAGAS, José Gleidson Sales das. Poemas de Cora Coralina na perspectiva da análise do discurso: possíveis efeitos de autoria. 2021. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/389
dc.description.abstractThis article aims to theoretically discuss the notion of authorship, based on the analysis of the poems O Cântico da Terra, Todas vidas and Mulher da vida, from the work Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, by Cora Coralina (2012). Under the light of Pecheuxtian Discourse Analysis (DA), we will mobilize the theoretical notions of language and subject to produce a shift in the comprehension of writing. We will take writing as a process that does not start with the subject-enunciator (or author of the literary text), but which refers, above all, to its discursive constitution and the way in which it mobilizes meanings to produce the text (under the discursive effect of authorship). We will also return to the theoretical notion of production conditions to observe the meaning effects that can be highlighted in the analyzed poems and, mainly, to reflect on how authorhip is produced in Cora Coralina's writing. We wait that the analysis will contribute to the field of discursive studies, in relation to the reflection on the literary text and, especially, on the notion of authorship, as an effect of the practice of a subject who, at the same time working on the senses, is captured by theypt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALTHUSSER. L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Lisboa: Editorial Presença, 1970. BARTHES, R. Sobre Racine (1963). 2ª ed. Madrid: Siglo Veintiuno Editores, 1992. . A morte do autor (1968). In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/48019/mod_resource/content/1/morte _do_autor.pdf, acesso em: 12/06/2021. BÍBLIA, A. T. Provérbios. In: BÍBLIA. A Bíblia de estudo da Mulher Sábia: Antigo e Novo Testamentos. Tradução: João Ferreira de Almeida. São Paulo: Casa publicadora Paulista, 2012. p.18 - 20. BRITO, C. C. Das cantigas do beco: cidade e sociedade na poesia de Cora Coralina. Sociedade e Cultura, [S. l.], v. 10, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v10i1.1724. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fcs/article/view/1724. Acesso em: 20/04/2021. CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. 1ª Ed. Digital.São Paulo: Global, 2012 a. CAMPOS, F. Itami. Coronelismo em Goiás. 2. Ed. Goiânia: Vieira, 2003. FERREIRA, M. C. L. Análise do Discurso e suas interfaces: o lugar do sujeito na trama do discurso In: Organon: Revista do Instituto de Letras da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, v.29, n.56, 2014. FERREIRA, M. C. L. Da ambigüidade ao equívoco: a resistência da língua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001. ORLANDI, E. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 10ª ed. São Paulo: Pontes, 2012. ORLANDI, E. Análise de Discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI- RODRIGUES, S. (Org.). Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006. p.11-31. ORLANDI, E. Discurso e leitura. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Vozes, 1996. ORLANDI, E. Língua e conhecimento linguístico. Para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento (1983). Campinas: Pontes, 2012. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio (1975). Campinas: Editora UNICAMP, 2009. PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). Trad. E. P. Orlandi. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de M. Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1993, p. 61 – 105. PÊCHEUX, M. A Análise do Discurso: três épocas. Trad. J. de A. Romualdo. In: GADET, F.; HAK. T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997, p. 311-320.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.titlePoemas de Cora Coralina na perspectiva da análise do discurso: possíveis efeitos de autoriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064012604630301pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karla Janaina Alexandre da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380888014695775pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karla Janaina Alexandre da
dc.contributor.referee2Oliveira, Ana Paula Santos de
dc.contributor.referee3Cavalcante, Thaysa Maria Braide de Moraes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5 380888014695775pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2 857797664797806pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2 270227753156186pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo discutir teoricamente a noção de autoria, a partir da análise dos poemas O Cântico da Terra, Todas as vidas e Mulher da vida, da obra Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, de Cora Coralina (2012). Sob à luz da Análise do Discurso de linha pecheuxtiana (AD), mobilizaremos as noções teóricas de língua e de sujeito para produzir um deslocamento quanto à compreensão da escrita. Tomaremos a escrita como um processo que não se inicia no sujeito-enunciador (ou autor do texto literário), mas que remete, sobretudo, à sua constituição discursiva e ao modo como ele mobiliza sentidos para produzir o texto (sob o efeito discursivo da autoria). Também retomaremos a noção teórica de condições de produção para observar os efeitos de sentido que são possíveis destacar nos poemas analisados e, principalmente, refletir sobre como se produz autoria na escrita de Cora Coralina. Esperamos com a análise contribuir para o campo dos estudos discursivos, em relação à reflexão sobre o texto literário e, especialmente, sobre a noção de autoria, enquanto efeito da prática de um sujeito que, ao mesmo tempo em que trabalha sobre os sentidos é capturado por elespt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples