dc.creator | Pereira, João Alexandre de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T00:19:00Z | |
dc.date.available | 2021-10-01T00:19:00Z | |
dc.date.issued | 2020-11-12 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Maria Elisa da Costa Gusmão; PEREIRA, João Alexandre de Carvalho. Wepride agência virtual de turismo: uma proposta de lazer, conforto e segurança ao turista LGBTQIA+. 2020. 76 f. TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) - Departamento Acadêmico de Cultura Geral, Formação de Professores e Gestão, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/373 | |
dc.description.abstract | This project has the goal of creating a business plan to open a leisure establishment
directed to the tourism activity and to the LGBTQIA+ community. It’ll be executed by
the private initiative, which sees in this market an investment opportunity. Such intent
should be reached by partnerships, sponsorships, outsourcing services, staff
improvement courses and others. The suggestion is that the project might start in the
second semester of the year 2020 and its opening to the market will be in the second
semester of the year 2021, being executed at first in Recife and its metropolitan
region, also doing new markets’ prospection at a national level. The execution of the
Project is supposed to start with the choice and preparation of a web space, legal
and fiscal advisory, acquisition of financial and material resources and personal
hiring | pt_BR |
dc.format.extent | 76 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | A FAMÍLIA E A CONFIGURAÇÃO DE SUAS COMPOSIÇÕES. Mundo da
Psicologia. Disponível em: <http://mundodapsi.com/familia-configuracao-de-suascomposicoes/>. Acesso em 22 abr. 2020.
A IMPORTÂNCIA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS PARA O TURISMO
BRASILEIRO. Ministério do Turismo. Disponível em:
<http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5521-aimport%C3%A2ncia-das-ag%C3%AAncias-de-viagem-para-o-turismobrasileiro.html>. Acesso em: 22 ago. 2020.
AGÊNCIA DE TURISMO ONLINE: 5 RAZÕES PARA MIGRAR SEU NEGÓCIO
PARA O DIGITAL. Blog da Get Malas. Disponível em:
<https://getmalas.com.br/blog/tudo-sobre-viagens/agencia-de-turismo-online>
Acesso em: 08 ago. 2020.
AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO. Revista Veja. Disponível em:
<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-agencia-deviagens-e-turismo,05387a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso
em: 06 out. 2019.
AIDS / HIV: O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E
PREVENÇÃO. Ministério da Saúde. Disponível em:
<http://www.saude.gov.br/saúde-de-a-z/aids-hiv>. Acesso em: 13 ago. 2019.
AIDS: QUAL É O SIGNIFICADO DA SIGLA “AIDS” E SEU EQUIVALENTE EM
PORTUGUÊS? Tecla SAP. Disponível em: <https://www.teclasap.com.br/aids/>.
Acesso em: 13 ago. 2019.
ALCÂNTARA, Christiane Madalena Matheus de. O Despertar da Consciência
Ambiental nas Empresas: o surgimento do Gerenciamento Ecológico. 2006. Disponível
em: <https://www.aedb.br/seget/. Acesso em 13 nov. 2020.
ANÁLISE SWOT E FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=68166§ion=8. Acesso em 02 out.
2020.
ANÁLISE SWOT PARA PEQUENAS EMPRESAS: O QUE MUDA E COMO
FAZER. Conta Azul Blog. Disponível em: <https://blog.contaazul.com/analise-swotpara-pequenas-empresas-o-que-muda-e-como-fazer>. Acesso em: 19 jul 2020.
BACCON, Melissa. Festiqueijo: Cultura, Lazer e Turismo. Dissertação de mestrado
(Mestrado em Turismo). Universidade de Caxias do Sul- 2009.
BARBOSA, Gabriela da Costa Gusmão. Desenvolvimento de uma marca de moda
sustentável. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Design de Moda) –
Anhanguera Educacional, São Bernardo do Campo, 2019.
BARRETO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do Turismo. (Coleção Turismo) Papirus: São Paulo, 2ª. 1997.
Blog Viaje na Viagem. Turismo LGBT: Tem diferença? Disponível em: <
https://www.viajenaviagem.com/2018/07/turismo-lgbt/>. Acesso em: 20 set. 2020
BRAGA, Débora Cordeiro. Fundamentos do Lazer. Universidade de São Paulo
(USP), 2014.
CARNAVAL 2020 EM OLINDA ATRAI 3,6 MILHÕES DE FOLIÕES. G1. Disponível
em:
<https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2020/noticia/2020/02/27/carnaval-
2020-em-olinda-atrai-36-milhoes-de-folioes.ghtml>. Acesso em: 20 mar. 2020.
CARNAVAL DO RECIFE REGISTRA PÚBLICO DE 2 MILHÕES DE PESSOAS E
BATE RECORDE. G1. Disponível em:
<https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2020/noticia/2020/02/26/carnaval-dorecife-registra-publico-de-2-milhoes-de-pessoas-e-bate-recorde-diz-prefeitura.ghtml>
Acesso em 20 mar. 2020.
CASAIS HOMOSSEXUAIS PODEM ADOTAR NO BRASIL? Politize! Disponível em:
<https://www.politize.com.br/gays-podem-adotar-no-brasil/>. Acesso em: 06 out.
2019.
CASAMENTO GAY CRESCE 10% NO PAÍS, ENQUANTO UNIÃO HÉTERO CAI
2,3%. Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/economia/casamento-gaycresce-10-no-pais-enquanto-uniao-hetero-cai-23/>. Acesso em: 06 out. 2019.
CONTRACULTURA. Wikipédia a Enciclopédia Livre. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura. Acesso em 13 nov. 2020.
E-COMMERCE GAY – O PODER GLBT NO COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Ecommercebrasil. Disponível em:
<https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/commerce-gay-glbt-comercioeletronico/>. Acesso em 30 abr. 2020.
EIRADO, André e PASSOS, Eduardo. Cartografia Como Dissolução do Ponto de
Vista do Observador. Kastrup, Virgínia; Escócia, Liliana (org.) Pistas do Método
da Cartografia: Pesquisa-Intervenção e Produção de Subjetividade. Porto
Alegre: Sulina,
EMPRESÁRIOS FAZEM SUCESSO NO MERCADO LGBT. Revista PEGN Globo.
Disponível em:
<https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/06/empresariosfazem-sucesso-no-mercado-lgbt.html>. Acesso em: 02 out. 2018.
FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em:
https://m.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1677729-metade-das-empresas-fechaas-portas-no-brasil-apos-quatro-anos-dizibge.shtml#:~:text=Mais%20da%20metade%20das%20empresas,sexta%2Dfeira%2
0(4). Acesso em: 12/10/2020.
FÓRUM PANROTAS. https://issuu.com/panrotas/docs/forum_2018. Março de 2018.
São Paulo. Acessado em 24 set.2020
FOUCALT, MICHAEL. Vigiar e Punir. São Paulo: Vozes, 2013
GLOSSÁRIO. UNWTO The World Tourism Organization. Disponível em:
<http://www2.unwto.org/>. Acesso em: 08 ago. 2019.
GUZZO, Eduardo Afonso; KOVALESKI, Anaïs. Crescimento Do Turismo Lgbt No
Brasil. Vii Fórum Internacional De Turismo Do Iguassu. Paraná, 2013.
HISTÓRICO DA LUTA DE LGBT NO BRASIL. Conselho Regional de Psicologia
SP. Disponível em:
<http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/cadernos_tematicos/11/frames/fr_histor
ico.aspx>. Acesso em: 17 jul. 2019.
HOTÉIS "HETERO-FRIENDLY". Folha De S. Paulo. Disponível em:
<https://blogdoturismo.blogfolha.uol.com.br/2012/03/15/hoteis-hetero-friendly/>.
Acesso em: 17 jul. 2019.
KOTLER, Philip. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo:
Pearson, 2005.
Lei Ordinária Municipal Nº 16.780 de 2002, da Cidade do Recife.
LGBTFOBIA NO BRASIL: FATOS, NÚMEROS E POLÊMICAS. Politize! Disponível
em: <https://www.politize.com.br/lgbtfobia-brasil-fatos-numeros-polemicas/>. Acesso
em: 05 out. 2019.
LINHA DO TEMPO DO CORONAVÍRUS NO BRASIL. Sanarmed. Disponível em:
<https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil>. Acesso em
30 abr. 2020.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica. 13º edição. São Paulo: Atlas, 2016.
MORAES, Medeiros
NAKAMURA, Andre Massami. Comércio Eletrônico. São Paulo. FGV, 2011
NASCIMENTO, Márcio Alessandro Neman do; SANCHES, Thiago Cardassi
Sanches Existem consumidores de turismo LGBT na região norte do Paraná?
Quem são e o que consomem? Revista de Psicologia da UNESP, 8(2), 76-87.
NÚMEROS DO E-COMMERCE BRASILEIRO: CONFIRA 34 DADOS INCRÍVEIS!.
Universo das Vendas By Olist. Disponível em: <https://blog.olist.com/1-numeros-ecommerce-brasileiro-e-dados-vendas-online/>. Acesso em 22 abr. 2020.
O PODER DO PINK MONEY. Terra Economia. Revista IstoÉ. Disponível em:<www.istoedinheiro.com.br/noticias/investidores/20130531/poder-pinkmoney/3262.shtml >. Acesso em :18 mar. 2020.
O QUE É MARKETING: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ARTE
DE CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES. Disponível em:
https://rockcontent.com/blog/o-que-e-marketing/. Acesso em 13 nov. 2020.
O USO DO MARKETING NO TURISMO. Administradores.com. Disponível em:
<https://administradores.com.br/artigos/o-uso-do-marketing-no-turismo>. Acesso em
24 abr. 2020.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Turismo para gays e lésbicas: uma viagem reflexiva.
São Paulo: Roca, 2002.
PARADA DA DIVERSIDADE ALERTA PARA DEMOCRACIA E DIREITOS LGBT.
Destak. Disponível em:
<https://www.destakjornal.com.br/cidades/recife/detalhe/parada-da-diversidadealerta-para-democracia-e-direitos-lgbt>. Acesso em: 24 jul. 2019.
PARADA LGBT DE 2019 MOVIMENTOU R$ 403 MILHÕES EM SP, DIZ
PREFEITURA. G1 Globo São Paulo. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/saopaulo/noticia/2019/06/29/23a-parada-lgbt-movimentou-r-403-milhoes-em-sao-paulodiz-prefeitura.ghtml>. Acesso em: 24 jul. 2019.
PEREIRA, Vanessa Ferreira Rodrigues. O bibliotecário no comércio eletrônico: O
surgimento de um novo campo de atuação. f. 61-67 Trabalho de Conclusão de
Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PERNAMBUCO REGISTRA 3,2 MILHÕES DE TURISTAS NO PRIMEIRO
SEMESTRE. PANROTAS. Disponível em:
<https://www.panrotas.com.br/destinos/pesquisas-eestatisticas/2018/08/pernambuco-registra-32-milhoes-de-turistas-no-primeirosemestre_157797.html>. Acesso em: 07 ago. 2019.
PERNAMBUCO TERÁ DESTAQUE COMO DESTINO TURÍSTICO PARA O
PÚBLICO GAY DURANTE A 29º CONVENÇÃO ANUAL GLOBAL DA IGLTA.
Prefeitura do Recife. Disponível em:
<http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/11/04/2012/pernambuco-tera-destaque-comodestino-turistico-para-o-publico-gay-durante-29a>. Acesso em: 24 mar. 2020.
PETER, J. Paul; OLSON, Jerry C. Comportamento do Consumidor e Estratégia de
Marketing. Porto Alegre: Amgh, 2009. 576 p.2.
PINHEIROS, Bruno. Empreenda sem fronteiras: empreenda on-line em qualquer
lugar do mundo e viva uma vida com horários flexíveis. 3ª. São Paulo: Gente,
2006.
PINK MONEY: PÚBLICO LGBT TEM CADA VEZ MAIS PESO NO MERCADO DE
CONSUMO. Hoje em dia. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/primeiroplano/pink-money-p%C3%BAblico-lgbt-tem-cada-vez-mais-peso-no-mercado-deconsumo-1.594486>. Acesso em: 05 out. 2019.
PLANO DE NEGÓCIOS GLS. SCRIBD. Disponível em:
<https://pt.scribd.com/document/14300562/Plano-de-Negocios-GLS>. Acesso em:
01 out. 2018.
REINAUDO, Franco; BACELLAR, Laura. O mercado GLS: como obter sucesso
com o segmento de maior potencial da atualidade. São Paulo: Ideia&Ação, 2008.
RUSCHMANN, D. Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio
ambiente. São Paulo: Papirus, 2004.
SCHLÜTER, Regina G. O desenvolvimento do turismo: as perspectivas na
América Latina. THEOBALD, William. (Org.). Turismo Global. São Paulo: Senac,
2001.76
SEBRAE, Panorama das Agências de Viagens e Operadores Turísticos no
Brasil. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2017.
SIQUEIRA, André. THE FLOW. Newsletter do BLOG da HSM. set. 2020.
Disponível em: https://revistahsm.com.br/post/4-elementos-fundamentais-para-tersucesso-com-marketing-digital?utm_campaign=the_flow_-_setembro_-
_assinantes&utm_medium=email&utm_source=RD+Station. Acesso em: 12/10/2020.
TEORIA. Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em:
http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=teoria. Acesso em 14 nov.
2020.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso. A homossexualidade no Brasil,
da colônia à atualidade. - 4ª ed, rev,. atual. e amp. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
TURISMO: IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO SETOR DE TURISMO NO
BRASIL. Gazeta do Povo. Disponível em:
<https://www.gazetadopovo.com.br/economia/retratos-da-economia-impactoscoronavirus-turismo/>. Acesso em 20 ago. 2020
TURISMO LGBT NO BRASIL: CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPORTUNIDADES
DESSE SETOR TURÍSTICO. SEBRAE. Disponível em: <https://blog.sebraesc.com.br/turismo-lgbt-no-brasil-conheca-mais-sobre-as-oportunidades-desse-setorturistico/>. Acesso em: 17 jul. 2019.
TURISMO PÓS COVID-19: INSIGHTS PARA EMPRESAS E DESTINOS. Agente no
Turismo. Disponível em: <https://agentenoturismo.com.br/2020/04/19/turismo-poscovid-19-insights-para-empresas-e-destinos/>. Acesso em: 20 ago. 2020
TURISMO VAI MOVIMENTAR R$ 8 BILHÕES NO CARNAVAL 2020, ESTIMA
CNC. Uol Disponível em:<https://www.uol.com.br/carnaval/2020/noticias/redacao/2020/02/03/turismo-vaimovimentar-r-8-bilhoes-no-carnaval-2020-estima-cnc.htm>. Acesso em :24 mar.
2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Turismo LGBTQIA + - Recife | pt_BR |
dc.subject | Agências de Turismo | pt_BR |
dc.title | Wepride agência virtual de turismo: uma proposta de lazer, conforto e segurança ao turista LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0676976692062534 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Cláudia da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9609256874213369 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, George Alberto Gaudêncio de | |
dc.contributor.referee2 | Alcântara, Daniel Moreira de | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Sônia Cristina Amorim da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3035494580012077 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8783734475717201 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8748292222264752 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente projeto tem como objetivo criar e executar um plano de negócio para
viabilização de um estabelecimento de lazer direcionado ao turismo e à população
LGBTQIA+. Será executado por integrantes da iniciativa privada que veem este
segmento de mercado como uma oportunidade de investimento. Tal feito deverá ser
atingido por meio de parcerias, patrocínios, terceirização de serviços, cursos de
aprimoramento de pessoal entre outros. A proposta para realização do projeto é que
se inicie no segundo semestre de 2020, e o lançamento no segundo semestre de
2021, sendo executado inicialmente na cidade do Recife e da Região Metropolitana,
promovendo, também, com o decorrer da proposta a prospecção de novos
mercados em nível nacional. Iniciando a execução do projeto com a escolha e a
preparação do espaço virtual, assessoria jurídica e fiscal, e captação de recursos
financeiros e materiais, e a contratação de pessoal. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Barbosa, Maria Elisa da Costa Gusmão | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/4419855730767905 | pt_BR |