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dc.creatorSiqueira, Mateus Valdevino de
dc.date.accessioned2021-05-05T17:45:07Z
dc.date.available2021-05-05T17:45:07Z
dc.date.issued2021-02-18
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Mateus Valdevino de. Avaliação de propriedades mecânicas de misturas asfálticas incorporadas com elevado teor de material fresado. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/279
dc.description.abstractAsphalt pavement recycling has relevance in the road segment, since it allows the achievement of technical quality, cost reduction and mitigation of environmental impacts. Thus, the increase in high levels of milled material and its application on an asphalt base may point to a viable solution for segments subject to high traffic. Therefore, the present work aims to evaluate the mechanical properties of asphalt mixtures with a high content of recycled asphalt material. A percentage of 50% RAP was used and mechanical tests of tensile strength by diametrical compression were performed; cannabar wear; resilience and fatigue module. Subsequently, a structure was modeled using the MeDiNa software in order to assess, in view of real traffic conditions, the structural and functional performance. Among the main results is the increase in the resilience module and tensile strength, low cannabinoid wear and adequate response to fatigue cracking during the life of the pavement.
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAL-QADI, I. L. et al. Impact of high RAP content on structural and performance properties of asphalt mixtures. Research Report FHWA-ICT-12-002, Illinois Department of Transportation, Bureau of Material and Physical Research, Springfield, IL, 2012. ANDRADE, L. R. Comparação do comportamento de pavimentos asfálticos com camadas de base granular, tratada com cimento e com estabilizantes asfálticos para tráfego muito pesado. 2017. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248. Agregados - Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211. Agregados para concreto - Especificação. Rio de Janeiro, 2019. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6560. Ligantes asfálticos - Determinação do ponto de amolecimento - Método do anel e bola. Rio de Janeiro, 2016. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15140. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectMaterial asfáltico fresadopt_BR
dc.subjectEngenharia Civil - reciclagempt_BR
dc.titleAvaliação de propriedades mecânicas de misturas asfálticas incorporadas com elevado teor de material fresadopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of mechanical properties of asphalt mixtures incorporated with high content of reclaimed asphalt pavementpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6515499857129023pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ronaldo Faustino da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Fabiano Pereira
dc.contributor.referee2Pinto, José Wanderley
dc.contributor.referee3Alves, Fabiana Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5582393523349973pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308373577129483pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0162128350460929pt_BR
dc.publisher.departmentRecife
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.description.resumoA reciclagem de pavimento asfáltico possui relevância no segmento rodoviário, posto que permite a obtenção de qualidade técnica, redução de custos e mitigação dos impactos ambientais. Dessa forma, o incremento de elevados teores de material fresado e sua aplicação em base asfáltica pode apontar uma solução viável para segmentos sujeitos a elevado tráfego. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as propriedades mecânicas de misturas asfálticas com elevado teor de material asfáltico reciclado. Utilizou-se um percentual de 50% de RAP e executaram-se os ensaios mecânicos de resistência a tração por compressão diametral; desgaste cântabro; módulo de resiliência e fadiga. Posteriormente, modelou-se uma estrutura por meio do software MeDiNa a fim de avaliar, frente a condições reais de tráfego, o desempenho estrutural e funcional. Dentre os principais resultados está o aumento do módulo de resiliência e da resistência a tração, baixo desgaste cântabro e adequada resposta ao trincamento por fadiga durante a vida útil do pavimento.pt_BR


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