Mostrar registro simples

dc.creatorAraújo, Lucas Alves de
dc.date.accessioned2021-05-03T17:32:21Z
dc.date.available2021-05-03T17:32:21Z
dc.date.issued2021-03-17
dc.identifier.citationARAÚJO, Lucas Alves de. Índice de consumo como parâmetro indicativo da gestão sustentável da água em uma instituição de ensino. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/273
dc.description.abstractWater is an essential resource for the development of human activities, and is also essential for the preservation and quality of life of future generations. In view of its importance, the adoption of an efficient and sustainable environmental management system has been widely discussed in recent years among the most varied organizations, in the search for greater efficiency and rationality in its multiple uses. In this context, companies and organizations need indexes that can direct their action plans in order for effective measures to be taken. One of these indices is the CI, Real Consumption Index per consumer agent, whose unit of expression is L / consumer agent / day. This parameter is a relevant indicator of the level of water consumption in a given building. Therefore, this study aims to present the Real Consumption Index per consumer agent of two surveys carried out in different periods (2012-2013 and 2018) at the IFPE campus Recife, comparing them and justifying their results. The main result was the CI of 5.43 L / consumer agent / day. From the comparison made, there was a 32.34% reduction in the Real Consumption Index per consumer agent at the Institute, as well as a decrease in the institution's average monthly consumption, which went from 1,004.67 (2012/2013) to 695.50 m³ / month (2018), resulting in a 30.77% reduction in average monthly water consumption. Thus, the study in question ratifies the CI as a relevant data for the management of water resources and highlights that it must be analyzed periodically, as it portrays the level of consumption of the institution at a given moment. As a conclusion, it is observed that the CI can be used as an instrument for assessing consumption and, thus, contribute to the definition of goals to be achieved within a program of sustainable water management in institutions.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALBUQUERQUE, A. L.; JUNIOR, W. R. S. Estudo quali-quantitativo do aproveitamento integrado de água condensada de climatizadores de ar e de chuva em instituição pública de ensino. In: Congresso de Iniciação Científica do IFPE. 12.,2017, Vitória de Santo Antão. Anais... Vitória de Santo Antão – PE: IFPE, 2017. p. 68. ALMEIDA, H. M. de. Campanha de Conscientização de Usuários Quanto ao Uso Racional de Água no Campus VI do CEFET-MG. 2009. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2009. ANA. Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2020. Disponível em: <http://conjuntura.ana.gov.br/> Acesso em: 08 de dez. 2020. ANA/FIESP/SINDUSCON(SP). Conservação e reuso da água em edificações. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2005. 151p. BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Política Nacional de Recursos Hídricos. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm>. Acesso em: 22 de março de 2021. CASTRO, J. E; HELLER L.; MORAIS M. P. O direito à água como política pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica – Brasília: Ipea, 2015. 322 p. FARINA, M. et al .Water consumptions in public schools. Procedia Engineering, v.21, p. 929 - 938. 2011. GESTÃO da água. Agência Nacional de Águas, 2020. Disponível em:< http://conjuntura.ana.gov.br/gestaoagua>. Acesso em: 08 de dez. 2020. GOMES, V. L. Uso Eficiente de Água em Campus Universitário: O caso da Universidade Federal de Campina Grande. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande-PB, 2013. GONÇALVES, O. M. et. al. Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio. Ambiente Construído, Porto Alegre, v.5, n. 3, p. 35- 48, 2005. GUSHIKEN, Y. A. et al. Estudo preliminar de redução de consumo de água através da substituição de peças hidrossanitárias. In: Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 15., 2020, Caruaru. Anais...Caruaru: ABRHidro, 2020. p. 1 – 10. HAQUE, M. M. et al. Assessing the significance of climate and community factors on urban water demand. International Journal of Sustainable Built Environment, v. 4 p. 222-230, 2015. IMTEAZ, M. A. et al. Rainwater harvesting potential for southwest Nigeria using daily water balance model. Resources, Conservation and Recycling, v. 62, p. 51-55, 2012. LEUCK, M.F. Avaliação Econômica do impacto de medidas individualizadas de conservação de água em Porto Alegre. 2008. 158f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2008. LIBÂNIO, M.; OLIVEIRA, M. D. Indicadores aplicados a saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. Revista Organizações e Sociedade – Multidisciplinar, v.3, p. 1-14, 2014. NUNES, L. G. C. F. Indicadores de consumo de água em uma escola estadual de Recife-PE. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Civil) – Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica. Recife, Pernambuco, 2015. 83p. OBJETIVO 6: Água limpa e saneamento. PNUD Brasil, 2021. Disponível em:< https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-developmentgoals/goal-6-clean-water-and-sanitation.html>. Acesso em: 20 de jan. de 2021. OBJETIVOS de desenvolvimento sustentável. IPEA, 2021. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ods/ods6.html#:~:text=At%C3%A9%202030%2C%20mel horar%20a%20qualidade,reciclagem%20e%20reutiliza%C3%A7%C3%A3o%20se gura%20globalmente>. Acesso em: 20 de jan. de 2021. OBJETIVOS de desenvolvimento sustentável Brasil. Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento, 2021. Disponível em: < https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=6 >. Acesso em: 22 de março de 2021. OLIVEIRA, F. R. G. Consumo de água e percepção dos usuários para o uso racional da água em escolas estaduais de Minas Gerais. 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2013. OLIVEIRA, L. H.; GONÇALVES, O. M. Metodologia para implantação de programa de uso racional de água em edifícios. Boletim Técnico da EPUSP, Universidade de São Paulo; São Paulo, 1999. RATH, R. C. et al. Roof water preservation system and its consumption in Bhubaneswar City: emerging needs and challenges. International Journal of Scientific Research. Volume 5, Issue 12, December, 2016. SANTANA, L. M. C.; KIPERSTOK, A. Caracterização preliminar de consumo de água em prédios públicos administrativos. In: congresso baiano de engenharia sanitária e ambiental, 1., 2010, Salvador. Anais eletrônicos...Salvador, BA: Acqua Consultoria, 2010. SILVA, A. F. A.; SOARES, A. E. P. Indicadores de consumo de água. In: SILVA, S. R. Conservação de água em prédios públicos no município do Recife. 1 ed. Recife: EDUPE, 2018. p. 24-32. SILVA, S. R. Consumo de água em escolas públicas: uma referência para o município do Recife. 2016. Trabalho original (Engenharia Civil) – Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Recife, Pernambuco, 2016a. 66p. SILVA, G. S. DA; TAMAKI, H. O.; GONÇALVES, O. M. Water Conservation Programs in University Campi: The Water Conservation Program of the University of São Paulo. In: The 2005 World Sustainable Building Conference, Tokyo (SB05). Anais...Tokyo, (2005). SINGH, L. K.; JHA, M. K.; CHOWDAYRY, V. M. Multi-criteria analysis and GIS modeling for identifying prospective water harvesting and artificial recharge sites for sustainable water supply. Journal of Cleaner Production, v. 142, 2016, 1436- 1456. SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre saneamento, 2019. Disponível em: < http://www.snis.gov.br/painel-informacoes-saneamento-brasil/web/>. Acesso em: 22 de março de 2021. SOARES, A. E. P. Análise do consumo de água em uma escola pública estadual de Recife-PE. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Civil) – Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica. Recife, Pernambuco, 2016. 86p. TAMAKI, H. O. A medição setorizada como instrumento de gestão da demanda de água em sistemas prediais - estudo de caso: Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. USP. Universidade de São Paulo Brasil. 2021. A Universidade de São Paulo. Disponível em:< https://www5.usp.br/institucional/a-usp/>. Acesso em: 03 de fev. de 2021. VASCONCELOS, A. H. A. et al. Avaliação do uso da água no IFPE através do diagnóstico das instalações hidrossanitárias e hábitos de consumo. Revista CIENTEC, Vol. 7, nº 1, p. 56–64, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectConsumo de águapt_BR
dc.titleÍndice de consumo como parâmetro indicativo da gestão sustentável da água em uma instituição de ensinopt_BR
dc.title.alternativeConsumption index as an indicative parameter for sustainable water management in a educational institutionpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987560641607361pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ioná Maria Beltrão Rameh
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3171196198128324pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Maria Mariah Monteiro Wanderley Estanislau Costa de
dc.contributor.referee2Lacerda Júnior, Hildeberto Bernardes de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5003833322018895pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6911726032945230pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICApt_BR
dc.description.resumoA água é um recurso imprescindível para desenvolvimento das atividades humanas, sendo também essencial para preservação e qualidade de vida das gerações futuras. Tendo em vista a sua importância, a adoção de um sistema de gestão ambiental eficiente e sustentável vem sendo amplamente discutida nos últimos anos entre as mais variadas organizações, na busca por maior eficiência e racionalidade nos seus múltiplos usos. Nesse contexto, empresas e organizações necessitam de índices que possam direcionar seus planos de ação a fim de que medidas efetivas sejam tomadas. Um destes índices é o IC, Índice de Consumo Real por agente consumidor, cuja unidade de expressão é L/agente consumidor/dia. Este parâmetro é um relevante indicador do nível de consumo de água de uma determinada edificação. Sendo assim, este estudo possui como objetivo apresentar o Índice de Consumo Real por agente consumidor de dois levantamentos realizados em períodos distintos (2012-2013 e 2018) no IFPE campus Recife, comparando-os e justificando os seus resultados. Como principal resultado encontrou-se o IC de 5,43 L/agente consumidor/dia. Do comparativo realizado observou-se a redução de 32,34% no Índice de Consumo Real por agente consumidor no Instituto, assim como, uma diminuição no consumo médio mensal da instituição que passou de 1.004,67 (2012/2013) para 695,50 m³/mês (2018), resultando em um percentual de redução da ordem 30,77% no consumo médio mensal de água. Desta forma, o estudo em questão ratifica o IC como um dado relevante para a gestão de recursos hídricos e destaca que este deve ser analisado periodicamente, pois retrata o nível de consumo da instituição em um dado momento. Como conclusão, observa-se que o IC pode ser utilizado como instrumento de avaliação do consumo e, assim, contribuir para a definição de metas a serem alcançadas dentro de um programa de gestão sustentável da água em instituições.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples