| dc.creator | Santos, Valdeane Macena dos | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-18T21:33:13Z | |
| dc.date.available | 2025-12-18T21:33:13Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1945 | |
| dc.format.extent | 23f. | pt_BR |
| dc.language | pt_BR | pt_BR |
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| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
| dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
| dc.subject | Educação Multicultural - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Quilombos - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Comunidades quilombolas | pt_BR |
| dc.title | Vivências e saberes de Mãe Tiquinha: rezadeira e parteira da comunidade Quilombola Negros do Osso e sítios circunvizinhos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0739883914434483 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Patrícia Barreto da Silva | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3848019007024257 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Mauricio de Siqueira | |
| dc.contributor.referee2 | Teles, Creuza Jacinto Alves | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0625274668783756 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245180555544088 | pt_BR |
| dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este relato de experiência tem como foco a vivência e os saberes de Maria Francisca Macena da Silva, conhecida como Mãe Tiquinha, rezadeira e parteira tradicional da comunidade Quilombola Negros do Osso, localizada no município de Pesqueira-PE. A partir de uma entrevista realizada com a protagonista desta narrativa, busca-se evidenciar os conhecimentos ancestrais e práticas culturais que resistem ao tempo e ainda desempenham papel essencial na vida da comunidade e de sítios vizinhos. O trabalho se propõe a documentar e refletir sobre a importância desses saberes populares, especialmente no cuidado com a saúde e no fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia adotada envolveu a escuta atenta, observação participante e registro oral, respeitando os tempos e modos da tradição oral. Os resultados apontam para a valorização do conhecimento tradicional como forma de resistência e afirmação cultural. Este relato contribui para o reconhecimento da importância das práticas de cuidado e espiritualidade de mulheres negras em territórios tradicionais, ressaltando o papel da oralidade na preservação de memórias e saberes. | pt_BR |