Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Valdeane Macena dos
dc.date.accessioned2025-12-18T21:33:13Z
dc.date.available2025-12-18T21:33:13Z
dc.date.issued2025-11-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1945
dc.format.extent23f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Quilombos e as novas etnias. Manaus: UEA Edições, 2011. ARRUTI, José Maurício Paiva Andion. Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola. Bauru: Edusc, 2006. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tatuapé: Brasiliense, 2012. CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001465832. Acesso em: 04 set. 2025. CASCUDO, Luís da Câmara. Superstição no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2001. DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 [1ª ed. 1979]. EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos.Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 27-46. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GOMES, Nilma Lino. Movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017. GONZALEZ, Lélia. O que é lugar de fala?. São Paulo: Editora Luta Feminina, 1988. GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Org. Flávia Rios; Márcia Lima. São Paulo: Zahar, 2020. GOMES, Nilma Lino. Educação das relações étnico-raciais e a história da África: ensaios sobre ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Plátano, 2017. LIMA, Eliane da Silva. Saberes e fazeres das parteiras tradicionais no Brasil: ancestralidade e cuidado. Recife: Editora Universitária UFPE, 2021. MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo: Perspectiva, 1997. MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. NASCIMENTO, Maria Aparecida. Rezadeiras e parteiras: a força ancestral das mulheres negras no cuidado popular. Salvador: EDUFBA, 2020. SANTOS, Boaventura de Sousa. A diversidade do saber: a integração dos saberes locais e acadêmicos. Porto: Edições Afrontamento, 2006. GONÇALVES, Reinaldo. Saberes tradicionais e educação: interações e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2017. HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: bombando com a teoria feminista. São Paulo: Editora Rosa dos Tempos, 2013. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Campinas: Letramento, 2017. RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro?. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. SILVA, Petronilha B. G. Saberes das comunidades tradicionais e a educação. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diversidade e educação: reflexões e práticas. Brasília: MEC/CNE, 2016. p. 73–90. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. VASCONCELOS, Cláudia. Saberes populares e saúde: a medicina tradicional como alternativa ao SUS. São Paulo: Editora de Ciências da Saúde, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação Multicultural - Brasilpt_BR
dc.subjectQuilombos - Brasilpt_BR
dc.subjectComunidades quilombolaspt_BR
dc.titleVivências e saberes de Mãe Tiquinha: rezadeira e parteira da comunidade Quilombola Negros do Osso e sítios circunvizinhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0739883914434483pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Patrícia Barreto da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848019007024257pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mauricio de Siqueira
dc.contributor.referee2Teles, Creuza Jacinto Alves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0625274668783756pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245180555544088pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência tem como foco a vivência e os saberes de Maria Francisca Macena da Silva, conhecida como Mãe Tiquinha, rezadeira e parteira tradicional da comunidade Quilombola Negros do Osso, localizada no município de Pesqueira-PE. A partir de uma entrevista realizada com a protagonista desta narrativa, busca-se evidenciar os conhecimentos ancestrais e práticas culturais que resistem ao tempo e ainda desempenham papel essencial na vida da comunidade e de sítios vizinhos. O trabalho se propõe a documentar e refletir sobre a importância desses saberes populares, especialmente no cuidado com a saúde e no fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia adotada envolveu a escuta atenta, observação participante e registro oral, respeitando os tempos e modos da tradição oral. Os resultados apontam para a valorização do conhecimento tradicional como forma de resistência e afirmação cultural. Este relato contribui para o reconhecimento da importância das práticas de cuidado e espiritualidade de mulheres negras em territórios tradicionais, ressaltando o papel da oralidade na preservação de memórias e saberes.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples