Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Marcelo Gomes dos
dc.date.accessioned2025-11-12T01:38:12Z
dc.date.available2025-11-12T01:38:12Z
dc.date.issued2025-08-12
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo Gomes dos. Excursão de Turismo Pedagógico: uma proposta de roteiro para alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Pública Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, no bairro da Várzea, Recife-PE. 2025. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1915
dc.description.abstractThis thesis on educational tourism for middle school students in Várzea, Recife, aims to integrate learning and culture through educational excursions. Based on the UNWTO definition of tourism and the National Curriculum Parameters (PCN), the thesis seeks to transform outings into meaningful experiences, promoting observation, critical analysis, and problem-solving. Educational tourism is considered an effective tool to enrich education, encouraging student engagement and the appreciation of sociocultural diversity. The proposal is to develop itineraries that address the Contemporary Cross-Cutting Themes of the National Common Curriculum Base (BNCC), connecting issues such as human rights, cultural diversity, work, environment, and citizenship to the cultural attractions of Várzea. In addition to providing a practical experience of theoretical knowledge, the thesis highlights the importance of heritage education and respect for local heritage, contributing to the formation of conscious and active citizens in their communities. This work emphasizes the need for planning and evaluating activities to ensure they are relevant and educational. The research adopted a qualitative-quantitative approach, based on descriptive research and the application of semi-structured questionnaires to teachers at the Doutor Rodolfo Aureliano Municipal School, located in Várzea. The objective was to understand teachers' perceptions of the applicability of educational tourism in addressing the Contemporary Cross-Cutting Themes of the BNCC (National Common Core Curriculum). The results indicate that most teachers recognize the relevance of extracurricular activities to enrich the educational process, strengthen students' connection with the territory, and make learning more dynamic and contextualized. The teachers' interest in receiving training on the subject was also identified, highlighting the feasibility and potential of implementing educational itineraries in the region. The work also emphasizes the importance of heritage education, respect for local heritage, and adequate planning of activities, contributing to the formation of critical and active citizens in their communities.pt_BR
dc.format.extent56f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAndrade, J. V. de. Turismo, Fundamentos e dimensões. 8. ed. São Paulo: Afiliada, 2004. Andrade, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Ansarah, Marília Gomes dos Reis. Turismo e segmentação de mercado: novos segmentos. In: TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi et al (Eds.). Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca, 2005. Ansarah, M. G. dos R. Teoria Geral do Turismo. In: Ansarah, M. G. dos R. ______. (Org.). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2001. Barreto, Margarita. O Turismo na história. In: Barreto, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 13. ed. Campinas - Sp: Papirus Editora, 2003. cap. 5, p. 15,51-53. Beni, M. C. Análise Estrutural do Turismo. 7. ed. São Paulo: SENAC, 2002. Bonfim,Mailane Vinhas de Souza.Por uma pedagogia diferenciada:uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa.Revista Turismo Visão e Ação [Eletrônica],v.12,no 1,p.114–129,jan/abr.2010.Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva Brasil A - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2001. Brasil. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasília, 2019. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_conte mporaneos.pdf. Brasília, 2007. http://www.regionalizacao.turismo.gov.br/images/roteiros Brasil/roteirização _turistica.pdf. Brasil. Ministério da Educação. Portal do MEC. Brasília: MEC, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 27 jun. 2025. Brasil. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/patrimonio-cultural/educacao-patrimonial. Acesso em: 27 jun. 2025. Cisne, Rebecca. Roteiro turístico, tradição e superação: tempo, espaço, sujeito e geotecnologia como categorias de análise. (dissertação de mestrado). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, 2010. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/599. Cerqueira F. V. Patrimônio Cultural, Escola, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 91-109, 2005. Dias, Ana Maria Helena da Silva. Leitura e (auto)formação: caminhos percorridos por docentes na educação superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro e VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. Docentes para a Educação Superior: Processos Formativos. Campinas: Papirus editora, 2010, p.71-100. Figueiredo, B. G. Patrimônio histórico e cultural: um novo campo de ação para os professores. In: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Reflexões e contribuições para a educação patrimonial. Belo Horizonte: SEE/MG, 2002 (Coleção Lições de Minas, 23), p. 51-52. Gomes, D. S.; Mota, K. M.; Perinotto, A. R. C. Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial: a visão dos professores de História em um colégio estadual de Parnaíba (Piauí, Brasil) Revista Turismo & Sociedade (UFPR), Curitiba, v. 5, n.1, p. 87 - 94, abril de 2012. Giroux, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997. Horta, M. de L. P.; Grunberg, E.; Monteiro, A. Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999. Instituto Ricardo Brennand. O Instituto. Recife: Instituto Ricardo Brennand, [s.d.]. Disponível em: https://www.institutoricardobrennand.org.br/index.php/oinstituto. Acesso em: 27 jun. 2025. Machado, Virginia. Definições de prática pedagógica e a didática sistêmica: considerações em espiral. In: Revista Didática Sistêmica. Volume: 1 Trimestre. Outubro-dezembro de 2005. Michaelis .Dicionário da Língua Portuguesa .Edição 10 º,Ano 2002 ,página 764. São Paulo –Brasil. Oliveira, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. Oficina Francisco Brennand – Museu e ateliê em Recife. 2024. Disponível em: https://oficinafranciscobrennand.org.br/. Acesso em: 27 jun. 2025. Organização Mundial do Turismo. (1995b). Compilación de las estadísticas del gasto turístico. (Manual Técnico No. 2). OMT. Pádua, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 1. ed. Papirus: 2019 Perinotto, A. R. C. Turismo pedagógico: uma ferramenta para educação ambiental. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/turismo/article/viewFile/25326/17713. Acesso em: 27 jun. 2025. Ribas, Mariná Holzmann. Educação para o turismo. In: Revista olhar de professor. Ponta Grossa, 2002. Silva Sobrinho, Marcos Ferreira da,1947, Várzea: lembrança de um tempo que se foi – Recife:Ed. do Autor,2012. Turbologo. Página de inspiração para criação de logotipos. Disponível em: https://turbologo.com/pt/app/inspiration. Acesso em: 27 jun. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismo pedagógicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectTemas Contemporâneospt_BR
dc.subjectTransversaispt_BR
dc.titleExcursão de Turismo Pedagógico: uma proposta de roteiro para alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Pública Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, no bairro da Várzea, Recife-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9381137513679364pt_BR
dc.contributor.advisor1Mélo, Mário Ferreira da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/694900783482368pt_BR
dc.contributor.referee1Mélo, Mário Ferreira da Silva
dc.contributor.referee2Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee3Avelino, Vitória Eduarda Pedrosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6945900783482368pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542215849846801pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoTCC de turismo pedagógico para alunos do Ensino Fundamental II na Várzea, Recife, visa integrar aprendizado e cultura por meio de excursões educativas. Baseando-se na definição de turismo da OMT e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o TCC busca transformar passeios em experiências significativas, promovendo a observação, análise crítica e resolução de problemas.O turismo pedagógico é considerado uma ferramenta eficaz para enriquecer a educação, incentivando o engajamento dos alunos e a valorização da diversidade sociocultural. A proposta é elaborar roteiros que abordem os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conectando questões como direitos humanos, diversidade cultural, trabalho,meio ambiente e cidadania aos atrativos culturais da Várzea. Além de proporcionar uma vivência prática do conhecimento teórico, o TCC destaca a importância da educação patrimonial e do respeito pelo patrimônio local, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e ativos em suas comunidades. O trabalho enfatiza a necessidade de planejamento e avaliação das atividades para garantir que sejam relevantes e educativas.A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, com base em pesquisa descritiva e aplicação de questionários semiestruturados a professores da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, localizada na Várzea. O objetivo foi compreender a percepção docente sobre a aplicabilidade do turismo pedagógico na abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC. Os resultados indicam que a maioria dos professores reconhece a relevância das atividades extraclasse para enriquecer o processo educativo, fortalecer o vínculo dos alunos com o território e tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Também foi identificado o interesse dos docentes em receber capacitação sobre o tema, evidenciando a viabilidade e o potencial da implementação de roteiros pedagógicos na região. O trabalho destaca ainda a importância da educação patrimonial, do respeito ao patrimônio local e do planejamento adequado das atividades, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes em suas comunidades. Palavras-pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples