dc.identifier.citation | FAGUNDES, Valéria Pereira; MELO, Rosangela Maria de. Projeto de Vida na Educação Profissional e Tecnológica: aspirações e percepções dos discentes da Escola Técnica Estadual Porto Digital. 30 f. 2025. Produto Educacional: Websérie. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto da Reforma do Ensino Médio,
aprovada sob respaldo da Lei nº 13.415/2017,
a unidade curricular Projeto de Vida assume
protagonismo significativo e passa a ser
ofertada durante os três anos do Ensino Médio
nas escolas Públicas brasileiras. Esta oferta se
dá por meio de disciplina específica, com aulas
regulares, como também, mediante eletivas ou
ações integradoras educativas, considerando
a estrutura curricular adotada por cada
estado.
Nessa perspectiva, Lima e Maciel (2022),
sinalizam que o Currículo de Pernambuco,
implementado em 2022 nas escolas Estaduais
de Ensino Médio, apresenta o Projeto de Vida
como uma ferramenta para orientar os discentes
a tomar decisões sobre seu futuro, tanto em
termos de carreira, quanto de desenvolvimento
pessoal. Todavia, Rodrigues, Rodrigues Araújo
Costa e Da Silva Rodrigues (2024), afirmam
que a formação em Projeto de Vida, sob o viés
do Novo Ensino Médio, inclina-se apenas ao
atendimento da demanda imediata do mundo
do trabalho periférico, em detrimento de uma
formação verdadeiramente integral, onde o
desenvolvimento das dimensões humanas e
do pensamento crítico figuram como princípios
essenciais.
Visando compreender as aspirações
e percepções dos discentes do curso de
Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica
Estadual Porto Digital, acerca da Unidade
Curricular Projeto de Vida na Educação
Profissional e Tecnológica, foi estruturado um
produto educacional que se configura como
uma Websérie em formato de livro digital. O
objetivo deste produto é fomentar o debate
e a reflexão dos discentes sobre o impacto
do processo formativo na referida Unidade
Curricular, à luz das diretrizes do Novo Ensino
Médio, implementado em Pernambuco em
2022.
Este produto educacional surgiu como
resultado da pesquisa cujo título é: Novo Ensino
Médio e a Educação Profissional e Tecnológica
- Percepção dos discentes sobre a Concepção
de Formação que Orienta a Unidade Curricular
Projeto de Vida, desenvolvida no programa
de Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado
pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Pernambuco (IFPE – Campus
Olinda).
A Websérie em formato de livro digital
intitulada de: Projeto de Vida na Educação
Profissional e Tecnológica: Aspirações e
percepções dos discentes da Escola Técnica
Estadual Porto Digital foi estruturada
em 4 (quatro) episódios: Apresentação;
Autoconhecimento e Diversidade; Vínculo
Social e Historicidade; Trabalho.
Ressaltamos que cada episódio aborda uma
Unidade Temática Estruturante da Unidade
Curricular Projeto de Vida. No primeiro
ano, a Unidade Temática Estruturante é
Autoconhecimento e Diversidade, no segundo
ano é Vínculo Social e Historicidade, e, no
terceiro ano, a Unidade Temática Estruturante é
Trabalho, de acordo com as diretrizes estaduais
que orientam a implementação do Novo Ensino
Médio em Pernambuco. | pt_BR |