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dc.contributor.authorValéria Pereira Fagundespt_BR
dc.contributor.authorRosangela Maria de Melopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-01T19:45:37Z
dc.date.available2025-09-01T19:45:37Z
dc.date.issued2025-04-14
dc.identifier.citationFAGUNDES, Valéria Pereira; MELO, Rosangela Maria de. Projeto de Vida na Educação Profissional e Tecnológica: aspirações e percepções dos discentes da Escola Técnica Estadual Porto Digital. 30 f. 2025. Produto Educacional: Websérie. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1861
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectEducação – Planejamentopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPlanos de cursopt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleProjeto de Vida na Educação Profissional e Tecnológica: aspirações e percepções dos discentes da Escola Técnica Estadual Porto Digitalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoNo contexto da Reforma do Ensino Médio, aprovada sob respaldo da Lei nº 13.415/2017, a unidade curricular Projeto de Vida assume protagonismo significativo e passa a ser ofertada durante os três anos do Ensino Médio nas escolas Públicas brasileiras. Esta oferta se dá por meio de disciplina específica, com aulas regulares, como também, mediante eletivas ou ações integradoras educativas, considerando a estrutura curricular adotada por cada estado. Nessa perspectiva, Lima e Maciel (2022), sinalizam que o Currículo de Pernambuco, implementado em 2022 nas escolas Estaduais de Ensino Médio, apresenta o Projeto de Vida como uma ferramenta para orientar os discentes a tomar decisões sobre seu futuro, tanto em termos de carreira, quanto de desenvolvimento pessoal. Todavia, Rodrigues, Rodrigues Araújo Costa e Da Silva Rodrigues (2024), afirmam que a formação em Projeto de Vida, sob o viés do Novo Ensino Médio, inclina-se apenas ao atendimento da demanda imediata do mundo do trabalho periférico, em detrimento de uma formação verdadeiramente integral, onde o desenvolvimento das dimensões humanas e do pensamento crítico figuram como princípios essenciais. Visando compreender as aspirações e percepções dos discentes do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Porto Digital, acerca da Unidade Curricular Projeto de Vida na Educação Profissional e Tecnológica, foi estruturado um produto educacional que se configura como uma Websérie em formato de livro digital. O objetivo deste produto é fomentar o debate e a reflexão dos discentes sobre o impacto do processo formativo na referida Unidade Curricular, à luz das diretrizes do Novo Ensino Médio, implementado em Pernambuco em 2022. Este produto educacional surgiu como resultado da pesquisa cujo título é: Novo Ensino Médio e a Educação Profissional e Tecnológica - Percepção dos discentes sobre a Concepção de Formação que Orienta a Unidade Curricular Projeto de Vida, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE – Campus Olinda). A Websérie em formato de livro digital intitulada de: Projeto de Vida na Educação Profissional e Tecnológica: Aspirações e percepções dos discentes da Escola Técnica Estadual Porto Digital foi estruturada em 4 (quatro) episódios: Apresentação; Autoconhecimento e Diversidade; Vínculo Social e Historicidade; Trabalho. Ressaltamos que cada episódio aborda uma Unidade Temática Estruturante da Unidade Curricular Projeto de Vida. No primeiro ano, a Unidade Temática Estruturante é Autoconhecimento e Diversidade, no segundo ano é Vínculo Social e Historicidade, e, no terceiro ano, a Unidade Temática Estruturante é Trabalho, de acordo com as diretrizes estaduais que orientam a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.pt_BR


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