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dc.contributor.authorJoyce Karoline Guerra de Barrospt_BR
dc.contributor.authorAndreza Maria de Limapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-21T23:24:29Z
dc.date.available2025-08-21T23:24:29Z
dc.date.issued2025-06-27
dc.identifier.citationBARROS, Joyce Karoline Guerra de; LIMA, Andreza Maria de. Isso lá é coisa de mulher? 22 f. 2025. Produto Educacional: Série de Podcasts. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1854
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
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dc.subjectEducação – Atividades educacionais específicaspt_BR
dc.subjectEducação – Estágio profissionalpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGênero e Educaçãopt_BR
dc.subjectMulheres no ensino técnicopt_BR
dc.subjectMundo do trabalho – Questões de gêneropt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleIsso lá é coisa de mulher?pt_BR
dc.typeRecording, oralpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpt_BR
dc.description.resumoDesenvolvemos, como Produto Educacional, a Série de Podcasts : “Isso lá é coisa de mulher?” , que se configura como mídia educacional e, ao mesmo tempo, enquanto objeto de aprendizagem, enquadrando-se, portanto, na tipologia Material Didático. O Produto buscou responder a uma necessidade revelada na pesquisa “A Inserção de mulheres no estágio curricular obrigatório do curso técnico subsequente em Eletroeletrônica: Um estudo com egressas de um Instituto Federal”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT na instituição associada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica de Pernambuco (IFPE) - campus Olinda. Os resultados da referida pesquisa mostraram uma carência nos debates acerca das desigualdades de gênero no ambiente acadêmico e nas atividades de estágio, além de revelar que, durante o processo formativo, as estudantes não têm o devido acesso a informações sobre seus direitos e deveres enquanto estagiárias. Para sanar essas carências, desenvolvemos a referida Série de Podcasts que tem como objetivo favorecer reflexões teórico-práticas acerca das desigualdades de gênero na inserção das mulheres no estágio e no mundo do trabalho em cursos técnicos dos Institutos Federais (IFs) de áreas tradicionalmente ocupadas por homens. Assim, o público-alvo da Série é, primordialmente, as estudantes mulheres de cursos técnicos predominantemente masculinos dos IFs. Com vistas a alcançar o objetivo proposto, a Série traz informações que auxiliam a refletir sobre o papel social da mulher e as causas de sua exclusão e invisibilidade. Além disso, reforça a importância de as mulheres realizarem estágio em áreas predominantemente masculinas e oferecer conhecimento aos/às estudantes sobre seus direitos e obrigações enquanto estagiários/as. Segundo Lenharo e Cristóvão (2023), o termo Podcast não tem uma origem bem definida, sendo a explicação mais adequada a da junção dos termos broadcasting, traduzido para o português como radiodifusão, e Ipod , aparelho da marca Apple capaz de executar arquivos de áudio em formato MP3 1 . Sobre o conceito, as autoras explicam que os Podcasts consistem em um ficheiro de áudio disponibilizado on-line para ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa com acesso a internet . Atualmente, os Podcasts são utilizados a nível global e têm funções diversas, podendo servir para fins de entretenimento, de divulgação de notícias ou educacionais. No ambiente educacional, Lenharo e Cristóvão (2023) afirmam que a utilização de mídias digitais na Educação advém do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), dentre as quais se incluem os Podcasts . Para elas, a utilização das TDIC em educação é importante na contemporaneidade, pois possibilita - especialmente aos grupos socialmente excluídos - o acesso a informações e uma maior participação social, a qual independe de localização geográfica.pt_BR


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