Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Ivan Vicente da
dc.date.accessioned2025-08-14T19:11:37Z
dc.date.available2025-08-14T19:11:37Z
dc.date.issued2025-04-09
dc.identifier.citationSilva, Ivan Vicente. Geografias para o bem viver: cartografias em Educação popular em saúde. 2025.88f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1829
dc.description.abstractIn the post-pandemic era, an ecosophical approach to Good Living is urgently needed. Health Geography aims to use geographic knowledge to benefit health. In contrast to the state of basic education, popular education appears as an alternative way of learning by doing. The approximation of geography with the environmental area has been strengthening in recent decades, and this trajectory has favored the approximation of geography with health. Popular education appears as an alternative way of learning by doing. This is a qualitative research of the action research type; the population studied is a frequenter of a Terreiro de Jurema in the municipality of Carpina-PE. Data collection was carried out through two workshops operationalized in the cartography of desire, in popular education in health and in the Ecosophy of Good Living. Data analysis used schizoanalysis. As results, we had the cartographies made by the participating researchers through dialogues, images and spontaneous speeches. These workshops allowed the research participants to expand their capacity for critical understanding of the Ecosophy of Good Living, through the institutions in which they are inserted, mainly in the Jurema Sagrada terreiro, in which the action of the actors involved contributed to a micropolitics of themselves, of others and of the social and historical dynamics.pt_BR
dc.format.extent88f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationPaulo: Editora Elefante, 2016. ALBAGLI, Sarita. Território e territorialidade. Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. ANUTE, Pollyana Furtado; DE PAULA, Iago Sales; DE FARIAS, Cleilton Sampaio. As correntes filosóficas na geografia da saúde. Uáquiri, Rio Branco, v. 2, n. 2, p. 16-16, 2020. BARCELLOS, Christovam; BUZAI, Gustavo D.; SANTANA, Paula. Geografía de la salud: bases y actualidad. Salud colectiva, Buenos Aires, v. 14, n. 1, p. 1-4, 2018. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2017. BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos. A Geografia da Saúde frente à Pandemia de COVID-19. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 4, n. 42, p. 135-151, 2020. BRAGA, Ramon O. B. A geografia da saúde na geografia escolar do ensino médio, no contexto dos colégios estaduais de Curitiba/PR: uma análise crítica. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-graduação em Geografia-Setor de Ciências da Terra, UFPR, Curitiba/PR, 2015. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 2.761 de 19 de Novembro de 2013. Brasília, MS, 2013. CRUZ, Pedro José Santos Carneiro et al. Educação popular em saúde: princípios, desafios e perspectivas na reconstrução crítica do país. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 28, 2024. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 997. DIAS, Renata Dias Renata; JUNQUEIRA, Dias. Geografia Médica ou da Saúde. Hygeia, [S. l.], v. 5, n. 8, jun. 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16931. Acesso em: 23 dez. 2024. DIAS, Mariana Andreotti; MENDONÇA, Francisco. Alternatividades em saúde humana e a geografia da saúde. Hygeia, [S. l.], v. 16, p. 264-281, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/56781. Acesso em: 23 nov. 2024. DOS SANTOS, Dina Maria Rosário. Territórios existenciais e narrativas de trajetórias escolares. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v.1, n.2, p. 356-369, 2016. DUARTE, Ligia Schiavon et al. Regionalização da saúde no Brasil: uma perspectiva de análise. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 24, p. 472-485, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/cKdvDBTfQJnTtBTkPdTtykr/?lang=pt. Acesso em: 23 dez. 2024. FARIAS, Cleilton Sampaio. O ensino da Geografia da Saúde no Acre. Hygeia, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 250-263, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395. Acesso em: 23 dez. 2024. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014. GUATTARI, Felix. As três ecologias. 20. ed. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2009. GUEDES, Diego Nunes et al. Uma abordagem da Geografia da Saúde no município de Cabaceiras-PB. Hygeia, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 168-177, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17101. Acesso em: 23 jan. 2025. GUIMARÃES, R. B. Saúde: fundamentos de geografia humana. São Paulo: Editora Unesp, 2015. GUIMARÃES, Raul Borges. Geografia e saúde coletiva no Brasil. Saúde e sociedade, São Paulo, v. 25, p. 869-879, 2016. GUIMARÃES, Raul Borges; PICKENHAYN, Jorge Amancio; LIMA, Samuel do Carmo. Geografia e saúde sem fronteiras. Uberlândia, Assis Editora, 2014. JUNQUEIRA, Dias. Geografia Médica e Geografia da Saúde. Hygeia, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 57-91, 2009. KRENAK, Ailton. Caminhos para a Cultura do Bem Viver. Org. Bruno Maia, Rio de Janeiro, 2020. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2019. KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2022. MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2014. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. Brasília: Unesco/Cortez, 2000. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. 207 p. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2015. 310 p. (v. 2). PEITER, Paulo Cesar. A geografia da saúde na faixa de fronteira continental do Brasil na passagem do milênio. 2005. 334 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. PEREIRA, Martha Priscila Bezerra. Geografia da Saúde por dentro e por fora da geografia. Hygeia, [S. l.], v. 17, p. 121-132, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/58055. Acesso em: 23 dez. 2024. PEREIRA, Martha Priscila Bezerra. Conhecimento geográfico para a Promoção da Saúde. Hygeia, [S. l.], v. 6, n. 10, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16978/9364. Acesso em: 23 jan. 2025. PICKENHAYN, Jorge Amâncio. La Geografía de la Salud y el aporte de Foucault. Hygeia, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 204-214, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16903. Acesso em: 23 nov. 2022. RIBEIRO, Helena. Geografia da saúde no cruzamento de saberes. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, p. 1123-1124, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/84K5fNsDhH4xfkxNbHBHzYG/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2025. ROLNIK, Suely; GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record. 2023. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação.18. ed. São Paulo: Cortez, 2022. VAZ, Dirley dos Santos. Algumas considerações sobre a geografia médica e da saúde, novas perspectivas para a geografia brasileira. Hygeia, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 6-16, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16896. Acesso em: 23 nov. 2024. VAZ, Dirley dos Santos; REMOALDO, Paula Cristina Almeida. A geografia da saúde brasileira e portuguesa: algumas considerações conceptuais. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 15, n. 3, p. 173-192, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74242. Acesso em: 23 jan. 2025. VIEIRA, Maglis; TRISTÃO, Martha. Algumas aproximações da educação ambiental com o pensamento decolonial, a ética Ubuntu e o Bem Viver. Ambiente & Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 296-324, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/13109/9059. Acesso em: 23 jan. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia da saúdept_BR
dc.subjectEcosóficopt_BR
dc.subjectEducação popular em saúdept_BR
dc.titleGeografias para o bem viver : cartografias em educação popular em saúdept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459514619373003pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ivan Vicente da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992138705391955pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bezerra, Anselmo César Vasconcelos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403057502641157pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wedmo Teixeira
dc.contributor.referee3Silva, Maciel Henrique Carneiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992138705391955pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773555216607561pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApt_BR
dc.description.resumoNo pós-pandemia é urgente um pensamento ecosófico para o Bem Viver. A Geografia da Saúde tem como objetivo utilizar o conhecimento geográfico em benefício da saúde. Contrapondo o estado da educação básica, a educação popular aparece como forma alternativa de aprender fazendo. A aproximação da geografia com a área ambiental vem se fortalecendo nas últimas décadas, esta trajetória favoreceu a aproximação da geografia com a saúde. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. A população estudada é frequentadora de um Terreiro de Jurema no município de Carpina-PE. A coleta de dados foi feita através de duas oficinas operacionalizadas na cartografia do desejo, na educação popular em saúde e na Ecosofia de Bem Viver. A análise dos dados utilizou-se da esquizoanálise. Como resultados tivemos as cartografias feita pelos pesquisadores-participantes através de diálogos, imagens e falas espontâneas. Essas oficinas permitiram que os participantes da pesquisa ampliassem sua capacidade de compreensão crítica da Ecosofia do Bem Viver, através das instituições nas quais se inserem, principalmente no terreiro de Jurema Sagrada, no qual a ação dos agentes envolvidos contribuiu para uma micropolítica se si mesmos, dos outros e da dinâmica social e histórica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples