Mostrar registro simples

dc.creatorTeles, Maria Helena
dc.date.accessioned2025-08-13T15:58:21Z
dc.date.available2025-08-13T15:58:21Z
dc.date.issued2025-05-08
dc.identifier.citationTELES, Maria Helena. Saberes quilombolas preservados na comunidade Pau d'Arco em Arapiraca. 2025. 11 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1826
dc.description.abstractThis work deals with values that are part of African culture and that are still preserved in the Quilombo Remnant community called Pau D’arco, which at the beginning of its formation and development was called “Pau D’arco dos Negros”. It mentions the importance that African culture has in relation to other cultures existing in Brazilian territory, even before colonization began. The objective of the study was to identify the knowledge that is still preserved in this community and consequently passed down from generation to generation. Through interviews and conversation circles with residents of the community in general and especially schoolchildren, it was possible to conclude that three types of knowledge are strongly passed down from ancestors, such as: knowledge related to medicinal plants, cooking and religion. In addition to highlighting the contribution of the Professor Luís Alberto de Melo Elementary School, in the formation of an Afro-descendant identity in the community, through the Pedagogical Project – Building Afro-descendant Identity, which reflects compliance with Law 10.639 of January 9, 2003. The success of this project relies on the essential collaboration of the school community, together with other participants who contribute to developing a sense of belonging to the community, not only by teachers and students, but with the purpose of involving as many people as possible, generating an understanding of what a culture resulting from miscegenation really meanspt_BR
dc.format.extent11 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBEZERRA, Edvania Kehrle. A implementação da ação afirmativa de cotas étnico raciais no Ifpe: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho. Edvania Kehrle Bezerra. – Olinda, PE: O autor, 2019. DJAMILA, Ribeiro. Pequeno manual antirracista – 1ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019. FERNANDES, Dirley. O que você sabe sobre a África: Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2016. IBGE. Censo: Arapiraca, Alagoas: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al/arapiraca.html. Acesso em 26 de mar de 2025. MESSIAS, Ana Karlla. Arapiraca: cidade da gente: estudos regionais: ensino fundamental II / Ana Karlla Messias, João Paulo Holanda, Lucicleide da Silva – Fortaleza – CE. Didáticos Editora, 2019. ______. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro Brasileira". Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 26 de mar de 2025. SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, quilombos: Modos e Significações. Brasília, DF. Editora AYÔ, 2023. SILVA, Israel M. da. [e] SILVA, Ivan J. da. et all. Gente Quilombola: Territorialidades e Valores: Construindo a identidade afrodescendente. Alagoas: Editora Edfika, 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectQuilombos - Cultura - Arapiraca (AL)pt_BR
dc.subjectQuilombos - Preservação - Arapiraca (AL)pt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectQuilombo Pau D'Arco - Arapiraca (AL)pt_BR
dc.titleSaberes quilombolas preservados na comunidade Pau d'Arco em Arapiracapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6126928150616898pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Edvania Kehrle
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2364303435473562pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Liz Maria Teles de Sá
dc.contributor.referee2Teles, Creuza J. Alves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719131 738289254pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de valores que fazem parte da cultura africana e que ainda são preservados na comunidade de Remanescente de Quilombo denominada Pau D’arco, que no início de sua formação e desenvolvimento foi chamada de “Pau D’arco dos Negros”. Faz menção ao destaque que a cultura africana possui em relação às demais existentes no território brasileiro, mesmo antes de ter início a colonização. O objetivo do estudo foi identificar os saberes que ainda são preservados nessa comunidade e consequentemente repassados de geração em geração. Por meio de entrevistas e rodas de conversa com moradores da comunidade em geral e principalmente escolar, foi possível concluir que três saberes são fortemente repassados dos ancestrais como: saberes relacionados às plantas medicinais, à culinária e à religiosidade. Além de ressaltar a contribuição da Escola de Ensino Fundamental Professor Luís Alberto de Melo, na formação de uma identidade afrodescendente na comunidade, por meio do Projeto Pedagógico – Construindo a Identidade Afrodescendente, que reflete o cumprimento da Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. O sucesso desse projeto conta com a colaboração essencial da comunidade escolar aliada aos demais participantes que contribuem para desenvolver um sentimento de pertencimento à comunidade, não somente pelos docentes e discentes, mas com o propósito de envolver o máximo de pessoas gerando o entendimento do que realmente significa uma cultura proveniente da miscigenaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples