dc.creator | Teles, Maria Helena | |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T15:58:21Z | |
dc.date.available | 2025-08-13T15:58:21Z | |
dc.date.issued | 2025-05-08 | |
dc.identifier.citation | TELES, Maria Helena. Saberes quilombolas preservados na comunidade Pau d'Arco em Arapiraca. 2025. 11 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1826 | |
dc.description.abstract | This work deals with values that are part of African culture and that are still preserved
in the Quilombo Remnant community called Pau D’arco, which at the beginning of its
formation and development was called “Pau D’arco dos Negros”. It mentions the
importance that African culture has in relation to other cultures existing in Brazilian
territory, even before colonization began. The objective of the study was to identify
the knowledge that is still preserved in this community and consequently passed
down from generation to generation. Through interviews and conversation circles
with residents of the community in general and especially schoolchildren, it was
possible to conclude that three types of knowledge are strongly passed down from
ancestors, such as: knowledge related to medicinal plants, cooking and religion. In
addition to highlighting the contribution of the Professor Luís Alberto de Melo
Elementary School, in the formation of an Afro-descendant identity in the community,
through the Pedagogical Project – Building Afro-descendant Identity, which reflects
compliance with Law 10.639 of January 9, 2003. The success of this project relies on
the essential collaboration of the school community, together with other participants
who contribute to developing a sense of belonging to the community, not only by
teachers and students, but with the purpose of involving as many people as possible,
generating an understanding of what a culture resulting from miscegenation really
means | pt_BR |
dc.format.extent | 11 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BEZERRA, Edvania Kehrle. A implementação da ação afirmativa de cotas étnico raciais no Ifpe: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho. Edvania Kehrle Bezerra. – Olinda, PE: O autor, 2019.
DJAMILA, Ribeiro. Pequeno manual antirracista – 1ª Ed. – São Paulo: Companhia
das Letras, 2019.
FERNANDES, Dirley. O que você sabe sobre a África: Uma viagem pela história
do continente e dos afro-brasileiros. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2016.
IBGE. Censo: Arapiraca, Alagoas: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al/arapiraca.html. Acesso em 26 de mar de 2025.
MESSIAS, Ana Karlla. Arapiraca: cidade da gente: estudos regionais: ensino
fundamental II / Ana Karlla Messias, João Paulo Holanda, Lucicleide da Silva –
Fortaleza – CE. Didáticos Editora, 2019.
______. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro Brasileira". Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 26 de mar de 2025.
SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, quilombos: Modos e Significações. Brasília,
DF. Editora AYÔ, 2023.
SILVA, Israel M. da. [e] SILVA, Ivan J. da. et all. Gente Quilombola: Territorialidades e Valores: Construindo a identidade afrodescendente. Alagoas: Editora Edfika, 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Quilombos - Cultura - Arapiraca (AL) | pt_BR |
dc.subject | Quilombos - Preservação - Arapiraca (AL) | pt_BR |
dc.subject | Cultura africana | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Pau D'Arco - Arapiraca (AL) | pt_BR |
dc.title | Saberes quilombolas preservados na comunidade Pau d'Arco em Arapiraca | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6126928150616898 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Edvania Kehrle | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2364303435473562 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Liz Maria Teles de Sá | |
dc.contributor.referee2 | Teles, Creuza J. Alves | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2719131 738289254 | pt_BR |
dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata de valores que fazem parte da cultura africana e que ainda
são preservados na comunidade de Remanescente de Quilombo denominada Pau
D’arco, que no início de sua formação e desenvolvimento foi chamada de “Pau
D’arco dos Negros”. Faz menção ao destaque que a cultura africana possui em
relação às demais existentes no território brasileiro, mesmo antes de ter início a
colonização. O objetivo do estudo foi identificar os saberes que ainda são
preservados nessa comunidade e consequentemente repassados de geração em
geração. Por meio de entrevistas e rodas de conversa com moradores da
comunidade em geral e principalmente escolar, foi possível concluir que três saberes
são fortemente repassados dos ancestrais como: saberes relacionados às plantas
medicinais, à culinária e à religiosidade. Além de ressaltar a contribuição da Escola
de Ensino Fundamental Professor Luís Alberto de Melo, na formação de uma
identidade afrodescendente na comunidade, por meio do Projeto Pedagógico –
Construindo a Identidade Afrodescendente, que reflete o cumprimento da Lei 10.639
de 9 de janeiro de 2003. O sucesso desse projeto conta com a colaboração
essencial da comunidade escolar aliada aos demais participantes que contribuem
para desenvolver um sentimento de pertencimento à comunidade, não somente
pelos docentes e discentes, mas com o propósito de envolver o máximo de pessoas
gerando o entendimento do que realmente significa uma cultura proveniente da
miscigenação | pt_BR |