Mostrar registro simples

dc.creatorAlbuquerque, Caio Alexandre da Silva
dc.date.accessioned2025-07-25T02:28:22Z
dc.date.available2025-07-25T02:28:22Z
dc.date.issued2025-07-04
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Caio Alexandre da Silva. Pernambuco meu xodó: podcast sobre conteúdos relacionados ao turismo em Pernambuco. 2025. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior Tecnológico em Gestão em Turismo)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1789
dc.description.abstractThis study addresses the importance of the podcast as a tool for promoting and publicizing tourism in the State of Pernambuco, as demonstrated through field research conducted via an electronic questionnaire using Google Forms, in which the hypothesis regarding the use of this communication channel as efficient and effective was confirmed. The theoretical basis of this work draws on the following authors: Castro et al. (2025), Forlani (2024), Martins et al. (2024), Araújo (2022), Cardoso and Villaça (2022), Medeiros et al. (2021), among others. This is, therefore, a Case Study using combined techniques: document analysis, interviews, and bibliographic research. In the analysis, the responses were categorized into thematic blocks with the aim of enabling an understanding of the topics to be addressed, in line with the data provided by the respondent universe, totaling 54 individuals. This Undergraduate Final Project aligns with the Sustainable Development Goals (SDGs), specifically numbers 4, 8, 9, 11, 12, and 17, set by the United Nations (UN), and concludes by identifying an opportunity to be filled through the creation of a podcast aimed at promoting tourism in the State of Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent59f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAGÊNCIA GOV. No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais e acumula recordes em 2025. Brasília, 5 abr. 2025. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202504/no-primeiro-trimestre-brasil-recebe-3- 7-milhoes-de-turistas-internacionais-e-acumula-recordes-em-2025. Acesso em: 6 maio 2025. AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS. Setor de produção de podcast está em expansão no Brasil. 2023. Disponível em: https://agenciasebrae.com.br/cultura- empreendedora/setor-de-producao-de-podcast-esta-em-expansao-no-brasil-confira- dicas-do-sebrae/. Acesso em: 14 jan. 2025. ARAÚJO, Isadora Garcia Outeiro. A produção de podcasts como ferramenta de reconhecimento e divulgação de artistas locais. 2022. Monografia (Especialização em Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS (ABPod). PodPesquisa 2024/2025: Panorama do Podcast no Brasil: Desafios e Oportunidades. 2024. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2024/10/PodPesquisa_2024_2025FINAL-1.pdf. Acesso em: 23 nov. 2024. BRASIL. Lei no 14.978, de 18 de setembro de 2024. Altera a Lei no 11.771, de 17 de setembro de 2008 (Lei Geral do Turismo), e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 19 set. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14978.htm. Acesso em: 6 maio 2025. BRASIL. Ministério das Comunicações. Primeira transmissão oficial, em 1922, marcou o início do rádio no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/mcom/pt- br/noticias/2022/setembro/primeira-transmissao-oficial-em-1922-marcou-o-inicio-do- radio-no-brasil. Acesso em: 14 jan. 2025. BRASIL. Ministério do Turismo. Brasil encerra 2024 com mais de 6,7 milhões de turistas estrangeiros, alta de 14,6%. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt- br/assuntos/noticias/brasil-encerra-2024-com-mais-de-6-65-milhoes-de-turistas- estrangeiros-alta-de-12-6. Acesso em: 02 mai. 2025. CARDOSO, Marcelo; VILLAÇA, Lenize. Podcast no Brasil: Disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder? Revista Alterjor, São Paulo, V. 25, n. 1, p. 111-126, jan./jun. 2022. CICARELLI, Sthefanie; SHEPPARD, Erik Sheppard. Podcasting: A Guide to Creating and Producing Podcasts, New York: Focal Press, 2018. CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO DE JANEIRO (CREA-RJ). Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 28 ago. 2024. Disponível em: https://www.crea-rj.org.br/agenda-2030-da-onu-e-os-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/. Acesso em: 6 maio 2025. EMPETUR. Observatório de Turismo de Pernambuco: boletim trimestral - abril, maio, junho de 2024. Recife: EMPETUR, 2024. FORLANI, Marcelo. Para Spotify, Brasil é o país do Podcast. Omelete, 24 maio 2024. Disponível em: https://www.omelete.com.br/musica/spotify-brasil-podcast. Acesso em: 14 jan. 2025. GLOBO. A prosperidade dos podcasts no Brasil. 2024. Disponível em: https://gente.globo.com/a-prosperidade-dos-podcasts-no-brasil/. Acesso em: 14 jan. 2025. IPDT. Turismo e Consultoria. O impacto da transformação digital no setor do turismo. 2022. Disponível em: https://www.ipdt.pt/impacto-transformacao-digital- setor-turismo/. Acesso em: 23 nov. 2024. LIMA, Gustavo. Podcast: conceitos, evolução e desafios no cenário brasileiro. Revista Comunicação & Informação, v. 24, n. 1, 2021. MARQUES, José de Melo. O Rádio Portátil no Brasil: Uma Análise Histórica. Revista de História da Ciência, 2010, pp.17-29. MARTINS, L. M.; FRANÇA, K. D. L.; FILHO, L. M.; JÚNIOR, S. M. Influência da Rede Social TikTok na Intenção de Viagem: uma abordagem com a Teoria do Comportamento Planejado. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 35, p. 120- 142, 2024. DOI: 10.11606/1984-4867.v35p120-142. MEDEIROS, Teresa; SOUSA, Mariana; MENDES, José. A importância das tecnologias de informação e comunicação no turismo sênior: uma revisão sistemática. Tur., Visão e Ação, v. 23, n. 3, p. 579-594, 2021. MÜLLER, Renato Lisbôa; SILVA, Rodrigo Borsatto Sommer da. Planejamento e organização do turismo. Indaial: UNIASSELVI, 2011. PAZ, Eduarda. A importância do podcast para produzir e divulgar conteúdos. Revista Arco, UFSM, fevereiro, 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/podcast. Acesso em: 11 mai. 2024. PINHEIRO, Daise Cristina de Sá. O papel do plano de comunicação preventivo em momento de crise na organização. 2005. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005. ROSA, Anderson David. Podcast no Brasil: panorama, características e perspectivas. Revista Líbero, São Paulo, v. 21, n. 41, p. 104-117, 2018. VIEIRA, Laíze Leite. Turismo e exclusão social: análise do discurso institucional do Programa de Regionalização do Turismo e do Prodetur Nacional Pernambuco. 2013. 179 f.Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de Informação: como transformar informação em compreensão. 1a ed. Cultura Editores Associados: São Paulo, 1991.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo - Pernambucopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectPromoção turísticapt_BR
dc.subjectConteúdopt_BR
dc.titlePernambuco Meu Xodó: podcast sobre conteúdos relacionados ao turismo em Pernambucopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6430780929058274pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cláudia da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6430780929058274pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cláudia da Silva
dc.contributor.referee2Silva, Sônia Cristina Amorim da
dc.contributor.referee3Cardoso, Thiago Marques
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609256874213369pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748292222264752pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797780076842894pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a importância do podcast como ferramenta de promoção e divulgação do Turismo no Estado de Pernambuco, conforme demonstrado através da pesquisa de campo, aplicada por meio de questionário eletrônico, com o Google Forms, na qual a hipótese do uso deste canal de comunicação como eficiente e eficaz foi confirmada. Neste trabalho, usou-se como base teórica os autores: Castro et al. (2025), Forlani (2024), Martins et al. (2024), Araújo (2022), Cardoso e Villaça (2022), Medeiros et al. (2021), entre outros. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso com o uso de técnicas combinadas: análise documental, entrevista e pesquisa bibliográfica. Nas análises, as respostas foram categorizadas por blocos temáticos na perspectiva de possibilitar a compreensão dos assuntos a serem pautados em consonância com os dados advindos do universo respondente, um total de 54 pessoas. O Trabalho de Conclusão de Curso filia-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente os de número 4, 8, 9, 11, 12 e 17, da Organização das Nações Unidas (ONU), e conclui uma oportunidade de espaço a ser preenchido com a criação do podcast voltado à divulgação do Turismo no Estado de Pernambuco.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples