dc.creator | Albuquerque, Caio Alexandre da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T02:28:22Z | |
dc.date.available | 2025-07-25T02:28:22Z | |
dc.date.issued | 2025-07-04 | |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Caio Alexandre da Silva. Pernambuco meu xodó: podcast sobre conteúdos relacionados ao turismo em Pernambuco. 2025. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior Tecnológico em Gestão em Turismo)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1789 | |
dc.description.abstract | This study addresses the importance of the podcast as a tool for promoting and
publicizing tourism in the State of Pernambuco, as demonstrated through field
research conducted via an electronic questionnaire using Google Forms, in which the
hypothesis regarding the use of this communication channel as efficient and effective
was confirmed. The theoretical basis of this work draws on the following authors:
Castro et al. (2025), Forlani (2024), Martins et al. (2024), Araújo (2022), Cardoso and
Villaça (2022), Medeiros et al. (2021), among others. This is, therefore, a Case Study
using combined techniques: document analysis, interviews, and bibliographic
research. In the analysis, the responses were categorized into thematic blocks with the
aim of enabling an understanding of the topics to be addressed, in line with the data
provided by the respondent universe, totaling 54 individuals. This Undergraduate Final
Project aligns with the Sustainable Development Goals (SDGs), specifically numbers
4, 8, 9, 11, 12, and 17, set by the United Nations (UN), and concludes by identifying an
opportunity to be filled through the creation of a podcast aimed at promoting tourism in
the State of Pernambuco. | pt_BR |
dc.format.extent | 59f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Turismo - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Promoção turística | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo | pt_BR |
dc.title | Pernambuco Meu Xodó: podcast sobre conteúdos relacionados ao turismo em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6430780929058274 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Cláudia da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6430780929058274 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Cláudia da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sônia Cristina Amorim da | |
dc.contributor.referee3 | Cardoso, Thiago Marques | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9609256874213369 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8748292222264752 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0797780076842894 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo aborda a importância do podcast como ferramenta de promoção e
divulgação do Turismo no Estado de Pernambuco, conforme demonstrado através da
pesquisa de campo, aplicada por meio de questionário eletrônico, com o Google
Forms, na qual a hipótese do uso deste canal de comunicação como eficiente e eficaz
foi confirmada. Neste trabalho, usou-se como base teórica os autores: Castro et al.
(2025), Forlani (2024), Martins et al. (2024), Araújo (2022), Cardoso e Villaça (2022),
Medeiros et al. (2021), entre outros. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso com o
uso de técnicas combinadas: análise documental, entrevista e pesquisa bibliográfica.
Nas análises, as respostas foram categorizadas por blocos temáticos na perspectiva
de possibilitar a compreensão dos assuntos a serem pautados em consonância com
os dados advindos do universo respondente, um total de 54 pessoas. O Trabalho de
Conclusão de Curso filia-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
especificamente os de número 4, 8, 9, 11, 12 e 17, da Organização das Nações Unidas
(ONU), e conclui uma oportunidade de espaço a ser preenchido com a criação do
podcast voltado à divulgação do Turismo no Estado de Pernambuco. | pt_BR |