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dc.creatorSantiago, Marília Leticia da Silva
dc.date.accessioned2025-06-19T01:23:28Z
dc.date.available2025-06-19T01:23:28Z
dc.date.issued2025-04-10
dc.identifier.citationSANTIAGO, Marília Letícia da Silva. Visão teatral : acessibilidade em cena: propostas de acessibilidade comunicacional com o recurso de audiodescrição para o atendimento de pessoas com deficiência visual nas visitas guiadas no Teatro de Santa Isabel (Recife, Pernambuco) 2025.78f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior Tecnológico em Gestão em Turismo)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1727
dc.description.abstractAccessibility in the communication dimension is the possibility for people with disabilities to access information and content, in events and programs in general, with autonomy. In the case of visually impaired people, one of the communication accessibility strategies is the use of audio description (AD) resources. DA translates what is visual into verbal, enabling the visually impaired person to access visual information through the sense of hearing. The present Course Completion Work (TCC) deals with an exploratory qualitative research that investigates the current situation of communicational accessibility of the Guided Tour of the Theater of Santa Isabel (Recife-PE) in the care of people with visual impairment. For this purpose, bibliographic and field research were carried out, including direct observation and the application of questionnaires and interviews as procedures. As a result, this TCC presents proposals for solutions in the format of an intervention project, using the resource of audio description as the main strategy for the inclusion of people with visual impairment, in addition to the creation and distribution of an educational booklet for the good service of people with visual impairment.pt_BR
dc.format.extent78f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAcessibilidade comunicacionalpt_BR
dc.subjectTeatro Santa Isabelpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subject.Audiodescriçãopt_BR
dc.titleVisão teatral : acessibilidade em cena: propostas de acessibilidade comunicacional com o recurso de audiodescrição para o atendimento de pessoas com deficiência visual nas visitas guiadas no Teatro de Santa Isabel (Recife, Pernambuco)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1079567868439641pt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Bruna Galindo Moury
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4528528286568490pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Bruna Galindo Moury
dc.contributor.referee2Silva, Andreza da Nóbrega Arruda
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4528528286568490pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4247854398308661pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoAcessibilidade na dimensão da comunicação é a possibilidade da pessoa com deficiência acessar informações e conteúdos, em eventos e programações em geral, com autonomia. No caso da pessoa com deficiência visual, uma das estratégias de acessibilidade comunicacional é a utilização do recurso de audiodescrição (AD). A AD traduz o que é visual em verbal, possibilitando à pessoa com deficiência visual acessar informações visuais através do sentido da audição. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata de uma pesquisa qualitativa exploratória que investiga a atual situação da acessibilidade comunicacional da Visita Guiada do Teatro de Santa Isabel (Recife-PE) no atendimento às pessoas com deficiência visual. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, incluindo-se enquanto procedimentos a observação direta e a aplicação de questionários e entrevistas. Como resultado, este TCC apresenta propostas de soluções no formato de projeto de intervenção, utilizando o recurso de audiodescrição como principal estratégia de inclusão de pessoas com deficiência visual, além da criação e distribuição de uma cartilha educativa para o bom atendimento às pessoas com deficiência visual.pt_BR


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