Mostrar registro simples

dc.creatorBarros, Renan Campos Rodrigues
dc.date.accessioned2025-06-03T11:59:04Z
dc.date.available2025-06-03T11:59:04Z
dc.date.issued2025-04-28
dc.identifier.citationBARROS, Renan Campos Rodrigues. Estudo de viabilidade econômico-financeira: implantação de e-commerce em empresa de varejo no setor de saúde. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Processos Gerenciais) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Paulista, Paulista, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1706
dc.description.abstractIn this period of uncertainties and rapid changes in the market and the global economy, the e-commerce modality has shown significant expansion due to the increasing digital presence of consumers and the ability to reach various segments of the economy.Given this relevance, the present study aimed to analyze the economic and financial feasibility of implementing an e-commerce platform in a retail company in the healthcare sector.The research adopted an exploratory approach within a qualitative and quantitative framework, utilizing documentary research as a method to gather pre-existing information on the case study object from organization data sources.These data served as the basis for assembling the project scope.Based on a case study approach, the entire methodological development and analysis followed several stages, initially aiming to establish an understanding of conceptual aspects related to capital budgeting, as well as identifying investment evaluation techniques from the literature.Additionally, for revenue projection, the simple regression technique was employed based on the secondary data available within the company, thereby deriving the parameters for the Cash Flow and conducting an analysis of capital budgeting techniques to assess feasibility.Traditional evaluation methods such as Payback, Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), Profitability Index (PI), along with simple regression, were used as feasibility indicators.In analyzing the results, it was possible to verify the economic and financial viability of the investment through indicators, thus providing information to support decision-making regarding the implementation of the e-commerce venture.In addition to contributing to financial management insights, the feasibility study also encouraged the advancement of knowledge and practice in preliminary analyses in the field of managerial processes.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationASSAF NETO, A; GUASTI LIMA, F; DE ARAUJO, P; MARIA, A. Uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil. Revista de Administração – RAUSP, São Paulo, v. 43, p. 72-83, 2008. CANHANGA, P. E. Modelo matemático para previsão de vendas: Regressão Linear Simples. Cadernos do IME - Série Matemática, [S. l.], n. 14, p. 71–81, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadmat/article/view/50427. Acesso em: 1 de maio de 2023. CHEIN, F. Introdução aos modelos de regressão linear: um passo inicial para compreensão da econometria como uma ferramenta de avaliação de políticas públicas. Brasília: Enap, 2019. CRUZ, L. M. C. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, Santa Catarina, v. 17, n. 1, p. 67-88, 2021. DE REZENDE, A. A; MARCELINO, J. A; MIYAJI, M. A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, p. 53-69, 2020. DONNABELLA, H. O crescimento do comércio eletrônico e as tendências para 2021. Disponível em: <https://canaltech.com.br/e-commerce/o-crescimento-do-comercio-eletronico-e-as-tendencias-para-2021-182543/>. Acesso em 1 de julho de 2021. E-BIT. Webshoppers 43ª edição. E-Bit Nielsen, 2021. Disponível em: <http://ebit.com.br/webshoppers>. Acesso em 13 de dezembro de 2021. GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. GIACOMIN, J. H, et al. Estudo de viabilidade econômico-financeira de uma microcervejaria no estado de Santa Catarina. Santa Catarina, 2008. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2008. GITMAN, L. J., et al. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson, 2010. HOFFMANN, R. Análise de regressão: uma introdução à econometria. Piracicaba: O Autor, 2015. KEELING, R. Gestão de Projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002. LASTRES, H. M, et al. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. MCC-ENET. Índice de Vendas Online - Brasil. Disponível em: <https://www.mccenet.com.br/indice-de-vendas-online>. Acesso em 02 de julho de 2021. NASCIMENTO, A. R; SILVA, B. F; SANTOS, G. G. E-commerce: o melhor caminho no mercado atual. Marilia, 2009. PAYPAL. O perfil do e-commerce brasileiro. Disponível em: < https://newsroom.br.paypal-corp.com/download/2020.08.+Perfil+E-Commerce+2020.pdf>. Acesso em 04 de agosto de 2021. PRODANOV, C. C; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RODRIGUES, S. C. A. Modelo de regressão linear e suas aplicações. Dissertação (Mestrado em Estatística). Universidade da Beira Interior. Covilhã, Portugal. 2012. ROSS, S. A., et al. Administração financeira. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. SEBRAE. A taxa de sobrevivência das empresas no Brasil. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-no-brasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD>. Acesso em 05 de fevereiro de 2024. YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectViabilidadept_BR
dc.subjectOrçamento de capitalpt_BR
dc.subjectAnálise de investimentopt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade econômico-financeira: implantação de e-commerce em empresa de varejo no setor de saúde.pt_BR
dc.title.alternativeFeasibility study of the economic and financial implementation of e-commerce in a retail company in the healthcare sector.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8102565991237567pt_BR
dc.contributor.advisor1Caetano, Marcelino José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717941762588329pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edilson dos Santos
dc.contributor.referee2Behar, Alexandre Hochmann
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314379911392966pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988993702717451pt_BR
dc.publisher.departmentPaulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoDada as incertezas e mudanças velozes presentes no mercado e na economia mundial, a modalidade de e-commerce mostrou-se em plena expansão, devido à crescente presença digital do consumidor e à capacidade de alcançar diversos segmentos da economia.Diante dessa relevância, o presente estudo visa analisar a viabilidade econômico-financeira da implantação de um e-commerce em uma empresa de varejo no setor de saúde. Utilizando-se da pesquisa documental como método para coleta de informações preexistentes do objeto do estudo de caso, por meio de fontes de dados da organização. Tais dados serviram de base para a montagem do escopo do projeto. A partir de concepção de estudo de caso, todo desenvolvimento metodológico e análise, percorreu algumas etapas, através das quais buscou-se inicialmente estabelecer o entendimento quanto aos aspectos conceituais sobre orçamento de capital, assim como a identificação das técnicas de avaliação de investimento a partir da literatura. Além disso para projeção de receita foi utilizada a técnica de regressão simples com base nos dados secundários disponíveis na empresa, e assim projetados os parâmetros para o Fluxo de Caixa e realizada a análise das técnicas de orçamento de capital para verificar a sua viabilidade. Os indicadores de viabilidade foram calculados a partir de métodos tradicionais de avaliação, como Payback, Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de Retorno (TIR) e Índice de Lucratividade (IL).Na análise dos resultados, foi possível determinar a viabilidade do investimento por meio desses indicadores, contribuindo assim com informações para embasar a tomada de decisão quanto à implantação do empreendimento na modalidade de e-commerce. Além de contribuir com a visão sobre gestão financeira, o estudo da viabilidade possibilitou evidenciar a importância de análise prévia e estimativas para implantação de um empreendimento, adicionalmente também contribuiu com a literatura e no avanço do conhecimento e prática de análises prévias na área de processos gerenciais, mais especificamente em finanças.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples