dc.contributor.author | Sheila Cibelle de França Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Ivanildo José de Melo Filho | pt_BR |
dc.contributor.editor | Sheila Cibelle de França Silva | pt_BR |
dc.contributor.editor | Ivanildo José de Melo Filho | pt_BR |
dc.contributor.other | Mariana Almeida Ferreira Lima | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Olinda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T00:16:05Z | |
dc.date.available | 2025-04-30T00:16:05Z | |
dc.date.issued | 2025-03-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Sheila Cibelle de França; MELO FILHO, Ivanildo José de. Estágio Supervisionado na Educação Profissional e Tecnológica: O que o discente do IFPE precisa saber e fazer?. 34 f. 2025. Produto Educacional: Cartilha. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1647 | |
dc.description.abstract | De acordo com Ramos (2014), o estágio é um dos momentos mais importantes para integrar os conhecimentos adquiridos na escola à prática. Embora ocorra em um ambiente profissional, não deve ser confundido com um emprego, pois se trata de um processo exclusivamente voltado à formação orientada e supervisionada. Assim, o estágio, enquanto prática educativa, tem como propósito promover a inserção do discente no mundo do trabalho de maneira formativa e enriquecedora, reforçando seu caráter pedagógico. Esta cartilha – em formato de livro digital – tem origem a partir da pesquisa de mestrado intitulada “O Estágio na Educação Profissional e Tecnológica: a Importância da Compreensão Discente do Estágio como Prática Profissional no Ensino Médio Integrado e Subsequente no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IFPE – Campus Olinda. Com base nos resultados da pesquisa, a cartilha foi criada para suprir a necessidade de um guia prático que oriente os discentes sobre a importância do estágio e os passos necessários para sua formalização e execução. Portanto, espera-se que este recurso sirva como um norteador para os discentes no seu processo de formalização do estágio. Seu objetivo é fornecer orientações que facilitem o ato da formalização do estágio e proporcione a compreensão do estágio como uma prática profissional em um ambiente de trabalho real, oferecendo informações claras e detalhadas sobre os trâmites, desde a formalização até a conclusão do estágio. Além disso, reforça o entendimento do estágio como uma oportunidade de aprendizagem significativa, promovendo a ressignificação de conhecimentos por meio da integração entre teoria e prática. Essa abordagem busca aproximar a formação escolar do mundo do trabalho, contribuindo para uma educação integral e emancipatória. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Internacional Despertando Vocações | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Atividades educacionais específicas | pt_BR |
dc.subject | Educação – Estágio profissional | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação Integral | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Estágio Supervisionado na Educação Profissional e Tecnológica: O que o discente do IFPE precisa saber e fazer | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
dc.subjectx | Education – Specific educational activities | pt_BR |
dc.subjectx | Education – Professional internship | pt_BR |
dc.subjectx | Supervised internship | pt_BR |
dc.subjectx | Comprehensive training | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and technological education | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |