dc.creator | Valença, Thallysson Fernando Duda | |
dc.date.accessioned | 2025-04-25T14:32:30Z | |
dc.date.available | 2025-04-25T14:32:30Z | |
dc.date.issued | 2025-01-29 | |
dc.identifier.citation | VALENÇA, Thallysson Fernando Duda Valença. Análise comparativa entre o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico (MEDINA) para o dimensionamento de pavimentos flexiveis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1637 | |
dc.description.abstract | The study compares the dimensioning of flexible pavements using the empirical
DNIT method and the mechanistic-empirical MeDiNa software, applied to the
Caueiras Access Highway (PE). The original design, based on the DNIT method,
showed undersizing of the pavement and base layers, indicating a risk of
compromising durability. The MeDiNa software confirmed this analysis and enabled a
more accurate assessment of the structural behavior, considering traffic and material
properties. The study reinforces the importance of mechanistic-empirical analysis for
optimized dimensioning, ensuring more durable, safe, and economical pavements. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALVES, B. M. Comparativo entre os Métodos de Dimensionamento de
Pavimentos Flexíveis DNIT e MeDiNa. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso
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11, Vol. 02, pp. 45-62. Novembro de 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.subject | Método empírico do DNIT | pt_BR |
dc.subject | Mecanístico-empírico (MeDiNa) | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico (MEDINA) para dimensionamento de pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1589842809973517 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Roubier Muniz de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682620715465995 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Inaldo José Minervino da | |
dc.contributor.referee2 | Holanda, Romido Morant de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2691137733899844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | https://lattes.cnpq.br/4283130448063981 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo compara o dimensionamento de pavimentos flexíveis pelos métodos
empírico do DNIT e mecanístico-empírico do MeDiNa, aplicado à Rodovia de acesso
a Caueiras (PE). O projeto original, baseado no método DNIT, apresentou
subdimensionamento do revestimento e da base, evidenciando risco de
comprometimento da durabilidade. O MeDiNa confirmou essa análise e possibilitou
uma avaliação mais precisa do comportamento estrutural, considerando tráfego e
propriedades dos materiais. O estudo reforça a importância da análise mecanístico
empírica para um dimensionamento otimizado, garantindo pavimentos mais
duráveis, seguros e econômicos. | pt_BR |