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dc.creatorValença, Thallysson Fernando Duda
dc.date.accessioned2025-04-25T14:32:30Z
dc.date.available2025-04-25T14:32:30Z
dc.date.issued2025-01-29
dc.identifier.citationVALENÇA, Thallysson Fernando Duda Valença. Análise comparativa entre o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico (MEDINA) para o dimensionamento de pavimentos flexiveis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1637
dc.description.abstractThe study compares the dimensioning of flexible pavements using the empirical DNIT method and the mechanistic-empirical MeDiNa software, applied to the Caueiras Access Highway (PE). The original design, based on the DNIT method, showed undersizing of the pavement and base layers, indicating a risk of compromising durability. The MeDiNa software confirmed this analysis and enabled a more accurate assessment of the structural behavior, considering traffic and material properties. The study reinforces the importance of mechanistic-empirical analysis for optimized dimensioning, ensuring more durable, safe, and economical pavements.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, B. M. Comparativo entre os Métodos de Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis DNIT e MeDiNa. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil de Mobilidade) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Anápolis, Goiás, 2022. BRITO, R. M. Estudo Comparativo Entre o Método de Dimensionamento do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e o Método Mecanístico-Empírico MeDiNa. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Instituto Federal Goiano, Câmpus Trindade, Goiás, 2023. CANCIAN, T. Análise Comparativa entre o Método Empírico do DNER de Dimensionamento de Pavimentos e do novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos – Medina. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Unifacvest, Lages, 2020. DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Manual de Pavimentação. 3. ed. Rio de Janeiro, 2006. LOPES, J. C. S; SOARES, N. P. J. Revisão Bibliográfica sobre o Método Nacional de Dimensionamento do DNIT – MeDiNa. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais, 2022. MATIAS, R. F. Revisão bibliográfica sobre pavimento rígido e pavimento flexível considerando dimensionamento e custos. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. MELO, M. R. S. Análise Comparativa de Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários - Método Medina e Murilo Lopes. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, Pernambuco, 2021. MOURA, E. Transporte de Obras e Terra – Movimento de Terra e Pavimentação. Apostila de Projeto de Pavimento, FATEC, São Paulo, 2011. Disponível em: https://professoredmoura.com.br/download/Apostila_Dimens_Pav_TOT_2_2012.pdf. Acesso em: 07 de agosto de 2024. NASCIMENTO, A. S. Avaliação Estrutural e Econômica de Pavimentos Asfálticos Dimensionados Pelos Métodos DNIT e Medina. 2023. 96 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Maranhão, Balsas, 2023. PORTO, A. A. Método de Dimensionamento DNIT x Método Mecanístico Empírico: Comparação Direta da Simulação do Desempenho Mecânico de um Trecho de Rodovia. 2021. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Unichristus, Fortaleza, 2021. ROSESTENGEL, A.P.A. et al. Estudo comparativo entre os métodos de dimensionamento de pavimentos: CBR e medina. Engenharia Civil: Inovação e tecnologia no contexto da era contemporânea, Volume 1, p. 8-17. Belo Horizonte - MG: Poison, 2022. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E RECURSOS HIDRICOS – SIRH/PE. Edital de Licitação nº 053/2022 CPL I. Concorrência nº 029/2022. [Execução das obras de restauração do acesso a Caueiras, trecho: Entr. PE-062 (Aliança) - Caueiras, com extensão aproximada de 2,78 km]. Pernambuco, 2022. SILVA, K.L; MELO, F.P. ESTRUTURA DE PAVIMENTO ASFÁLTICO FLEXÍVEL E SEMI-RÍGIDO IMPLANTADO EM REMODELAÇÃO DE DISPOSITIVO EM BETIM MG. Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - Minas Gerais, 2020. SILVA, L. M; SANTOS, R. O. G. Estudo comparativo: método empírico do DNIT e mecanístico-empírico (Medina) no dimensionamento de pavimentos flexíveis. Engineering Sciences, v. 9, n. 1, p. 114-124, 2021. TELES, J. B. et al. Análise comparativa do emprego de concreto betuminoso com aditivo surfactante e pré-misturado a frio em serviços de manutenção rodoviária. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 02, pp. 45-62. Novembro de 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectMétodo empírico do DNITpt_BR
dc.subjectMecanístico-empírico (MeDiNa)pt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico (MEDINA) para dimensionamento de pavimentos flexíveispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1589842809973517pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Roubier Muniz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682620715465995pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Inaldo José Minervino da
dc.contributor.referee2Holanda, Romido Morant de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2691137733899844pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/4283130448063981pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.description.resumoO estudo compara o dimensionamento de pavimentos flexíveis pelos métodos empírico do DNIT e mecanístico-empírico do MeDiNa, aplicado à Rodovia de acesso a Caueiras (PE). O projeto original, baseado no método DNIT, apresentou subdimensionamento do revestimento e da base, evidenciando risco de comprometimento da durabilidade. O MeDiNa confirmou essa análise e possibilitou uma avaliação mais precisa do comportamento estrutural, considerando tráfego e propriedades dos materiais. O estudo reforça a importância da análise mecanístico empírica para um dimensionamento otimizado, garantindo pavimentos mais duráveis, seguros e econômicos.pt_BR


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