Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento Neto, Antônio Pedro
dc.date.accessioned2025-04-15T14:44:13Z
dc.date.available2025-04-15T14:44:13Z
dc.date.issued2025-03-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1614
dc.description.abstractThe use of apps to stimulate children's cognitive development has gained prominence in education. Educational technologies provide broader and personalized access to educational content. In this context, the Nick app was developed to complement early childhood education, serving children aged 5 to 10 in an inclusive and interactive manner. The need for Nick arises from the search for alternatives that make learning more dynamic and accessible, especially for children who require additional stimulation in speech, listening, and social interaction development. The app integrates features such as playful activities, video lessons, and communicative audios, creating an engaging and efficient learning experience. The current issue is the fragmentation of most available solutions, which do not bring all these functionalities together in a single platform. Nick offers a user-friendly and adaptable interface, allowing children to engage in interactive activities and enhance their cognitive and linguistic skills. Although similar tools exist, Nick's differential lies in the complete integration of these features and the fact that it is free, whereas many other available solutions do not offer 100% free access. This further facilitates accessibility and usability for children, parents, and educators. Usability tests were carried out and in the future it will be possible to carry out more tests in order to improve the application.pt_BR
dc.format.extent10f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 58-68, jul./set. 2008. Disponível em:http://penta3.ufrgs.br/MEC-CicloAvan/integracao_midias/modulos/1_introdutorio/pdf/texto_Tecnologia_escola.pdf. Acesso em: 24 mar. 2025. AUTISPARK. Autispark: site oficial. 2025. Disponível em: https://www.autispark.com/. Acesso em: 25 fev. 2025. DUOLINGO. Duolingo: página principal. 2025. Disponível em: https://pt.duolingo.com/. Acesso em: 25 fev. 2025. EBAC ONLINE. Linguagem de programação Kotlin: o que é, para o que é usada e como aprender. 2 out. 2023. Disponível em: https://ebaconline.com.br/blog/linguagem-de-programacao-kotlin. Acesso em: 25 fev. 2025. JAVA. Java: O que é o Java?. 2025. Disponível em: https://www.java.com/pt-BR/. Acesso em: 25 fev. 2025. KOTLIN. Kotlin programming language. 2025. Disponível em: https://kotlinlang.org/. Acesso em: 25 fev. 2025. MATRAQUINHA. Matraquinha: site oficial. 2025. Disponível em: https://www.matraquinha.com.br/. Acesso em: 25 fev. 2025. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus Editora, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=i7uhwQM_PyEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false. acesso em: 25 mar. 2025 PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 25 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. Disponível em: https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2015/01/SEIS-ESTUDOS-DE-PSICOLOGIA-JEAN-PIAGET.pdf. Acesso em: 24 mar. 2025 WOLINGER, R. P. O uso de aplicativos para o desenvolvimento das crianças na educação infantil: utilização de aplicativos virtuais na prática docente. Educationis, v.7, n.1, p.11-20, 2019. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.001.0002. Acesso em: 20 fev. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo infantilpt_BR
dc.subjectAprendizado interativopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleAplicativo Nick: Uma nova forma de aprenderpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7051311833472906pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Allan Diego Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459314439932852pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Allan Diego Silva
dc.contributor.referee2Souza junior, Milton Secundino de
dc.contributor.referee3Santos, Natasha Priscila Bezerra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459314439932852pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1945111203034509pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750764543975486pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoO uso de aplicativos para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil tem ganhado destaque na educação. As tecnologias educacionais oferecem um acesso amplo e personalizado a conteúdos educativos. Nesse contexto, o aplicativo Nick foi desenvolvido para complementar a educação infantil, atendendo crianças de 5 a 10 anos de forma inclusiva e interativa. A necessidade do Nick surge da busca por alternativas que tornem o aprendizado mais dinâmico e acessível, especialmente para crianças que precisam de estímulos adicionais no desenvolvimento da fala, escuta e interação social. O aplicativo integra recursos como atividades lúdicas, videoaulas e áudios comunicativos, criando uma experiência envolvente e eficiente. O problema atual é a fragmentação da maioria das soluções disponíveis, que não reúnem todas essas funcionalidades em um único ambiente. O Nick oferece uma interface amigável e adaptável, permitindo que as crianças realizem atividades interativas e aprimorem suas habilidades cognitivas e linguísticas. Embora existam ferramentas semelhantes, o diferencial do Nick está na integração completa dessas funcionalidades e no fato de ser gratuito, enquanto muitas outras soluções disponíveis no mercado não oferecem acesso 100% gratuito. Isso facilita ainda mais o acesso e a usabilidade para crianças, pais e educadores. Foram realizados testes de usabilidade e futuramente será possível realizar mais testes de forma a aprimorar o aplicativopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples