Mostrar registro simples

dc.creatorPontes, Luana Rafaela Silva
dc.date.accessioned2025-04-07T13:10:37Z
dc.date.available2025-04-07T13:10:37Z
dc.date.issued2024-10-08
dc.identifier.citationPONTES, Luana Rafaela Silva. Análise de carbonatação e resistência mecânica em pilares do viaduto ferroviário na estação Porta Larga / Aeroporto - PE. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1599
dc.description.abstractCorrosion in reinforced concrete structures is a significant concern for Civil Engineering professionals due to its frequency in buildings and its potential to compromise structural integrity. Carbonation is one of the main corrosive phenomena and plays a crucial role in the durability of structures by reducing the alkalinity of the concrete and affecting the chemical stability of the passive film on the reinforcement. This study aimed to analyze the presence and extent of reinforcement deterioration in the reinforced concrete pillars of a railway viaduct, located in the southern section of the line, in the metropolitan area of Recife. To conduct the analysis of this pathological manifestation, several procedures were carried out, including visual inspection, measurement techniques for carbonation depth using phenolphthalein, and surface hardness tests using a a sclerometer to evaluate the concrete's surface resistance in the areas affected by carbonation, following the procedures established by NBR 7584:2012. The results indicated the presence of deterioration and its depth at the analyzed points. Therefore, the study of carbonation-induced corrosion aimed to investigate the existence and degree of reinforcement deterioration in the reinforced concrete pillars of the railway viaduct.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABNT. NBR 7188: Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas. Rio de Janeiro, 2013. ______. NBR 7584:2012: Concreto endurecido – Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão. Rio de Janeiro, 2012. BALESTRA, C. T. E. et al. Análise da frente de carbonatação em obras de infraestrutura viária: estudo de caso de uma passarela. 2019. BARBOSA, F. R.; CARVALHO, J.; COSTA E SILVA, A.; FRANCO, A.; MOTA, J. M. Corrosão de armadura em estruturas de concreto armado devido ao ataque de íons cloreto. In: Congresso Brasileiro do Concreto, 54., Maceió, 2012. BERTOLINI, L. et al. Repassivation of steel in carbonated concrete induced by cathodic protection. Materials and Corrosion, 2003. CANTUÁRIA, L.; CARDOSO, E. Análise do processo de passivação das armaduras. Goiânia: Cefet Goiás, 2005. 81 p. CARMONA, T. Modelos de previsão da despassivação das armaduras em estruturas. 1994. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. 88 p. COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS – CBTU. Sistemas CBTU. Disponível em: https://www.cbtu.gov.br/index.php/pt/sistemas-cbtu/recife. Acesso em: 11 mar. 2024. DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES – DNIT. Instrução de Serviço Ferroviário: ISF-216: Projeto de Obra de Arte Especiais. DNIT. Norma 010/2004-PRO – Inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido – Procedimento. Rio de Janeiro, 2004. FUSCO, P. B. Tecnologia do concreto estrutural: tópicos aplicados. São Paulo: Pini, 2008. HELENE, P. R. L. Manual para reparo, reforço e proteção de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1992. LO, T. Y.; LIAO, W.; WONG, C. K.; TANG, W. Evaluation of carbonation resistance of paint coated concrete for buildings. Construction and Building Materials, v. 107, p. 299-306, 2016. MARTINS, R. O. G.; LIMA, G. E. S.; PEDROTI, L. G.; ALVARENGA, R. C. S. S.; FERNANDES, W. E. H.; CARVALHO, J. M. F. Análise do comportamento da resistência à compressão do concreto carbonatado. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 21., Cuiabá, 2014. MEDEIROS, R.; MÜLLER, R. Estimativa da umidade relativa através de modelo estudo de caso do litoral brasileiro. Revista Tecnológico-Científica do CREA-PR, 2018. NEVILLE, A. M. Propriedades do concreto. Trad. de Salvador E. Giammusso. 2. ed. São Paulo: Pini, 1997. OLIVEIRA, D. F. Levantamento de causas de patologias na construção civil. 2013. PAULETTI, C.; POSSAN, E.; DAL MOLIN, D. C. C. Carbonatação acelerada: estado da arte das pesquisas no Brasil. Ambiente Construído, v. 7, n. 4, p. 7-20, 2007. RILEM RECOMMENDATION CPC-18. Measurement of hardened concrete carbonation depth. Materials and Structures, v. 21, p. 453-455, 1988. ISSN: 1359- 5997. SIQUEIRA, M. V.; AQUINO, J. T.; SANTOS, A. M.; MOTA, J. M. F. Análise de carbonatação e corrosão por íons cloreto em uma passarela da zona oeste do Recife. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 2, p. 1, 2017. SOUZA, V. C. M.; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998. VERBECK, G. Carbonation of hydrated portland cement. Special Technical Publication, n. 205, ASTM, 1958. 36 p. VITÓRIO, J. A. P. Pontes e viadutos rodoviários: conceituação, conservação, segurança e reforço estrutural. Recife, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectCarbonataçãopt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectCorrosão do açopt_BR
dc.titleAnálise de carbonatação e resistência mecânica em pilares do viaduto ferroviário na estação Porta Larga / Aeroporto - PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ronaldo Faustino da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, João Manoel de Freitas
dc.contributor.referee2Siqueira, Mateus Valdevino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401710771055096pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpt_BR
dc.description.resumoA corrosão em estruturas de concreto armado é uma preocupação significativa para os profissionais da Engenharia Civil, dada sua frequência em edificações e seu potencial comprometedor da integridade estrutural. A carbonatação é um dos principais fenômenos corrosivos, desempenha um papel crucial na durabilidade das estruturas, ao diminuir a alcalinidade do concreto e afetar a estabilidade química da película passiva da armadura. O presente estudo teve como objetivo analisar a presença e o estágio da deterioração das armaduras nos pilares de concreto armado de um viaduto férreo, no trecho da linha sul, na região metropolitana do Recife. Para realizar a análise dessa manifestação patológica, foram conduzidos diversos procedimentos, compostos por inspeção visual, técnicas de medição da profundidade da frente de carbonatação com aplicação de fenolftaleína, bem como ensaios com esclerômetro para avaliar a resistência superficial do concreto, na área afetada pela carbonatação, seguindo os procedimentos estabelecidos pela NBR 7584:2012. Os resultados indicaram a presença da deterioração e sua profundidade nos pontos analisados. Portanto, o estudo da corrosão por carbonatação teve como finalidade investigar a existência e o grau de deterioração das armaduras nos pilares de concreto armado de um viaduto ferroviário.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples