Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Josilene Patricia Fidelis de
dc.date.accessioned2025-03-28T16:27:08Z
dc.date.available2025-03-28T16:27:08Z
dc.date.issued2021-12-15
dc.identifier.citationLIMA, Josilene Patrícia Fidelis de; SILVA, Vinícius Magalhães. Programa IF mais empreendedor nacional: projeto Impulse. 2021. TCC (Bacharelado em Administração) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Cabo de Santo Agostinho, Cabo de Santo Agostinho, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1571
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBROWN, Tim. Change by design: how design thinking creates new alternatives for business and society. New York: HarperBusiness, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Consultoria empresarial: como atuar de maneira profissional e eficaz. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003. DAMODARAN, Aswath. Finanças corporativas: teoria e prática. São Paulo: Pearson, 2010. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. FREEDMAN, M. The art and discipline of strategic leadership. New York: McGraw-Hill, 2003. GONÇALVES, Rafael. Marketing digital: a arte de atrair e manter clientes na internet. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2012. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. PROGRAMA Brasil Mais: iniciativa já atendeu 117 mil pequenos negócios em todo o país. Govbr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2022/12/iniciativ a-ja-atendeu-117-mil-pequenos-negocios-em-todo-o-pais. Acesso em: 02 dez. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesign Tinkingpt_BR
dc.subjectMicro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.titlePrograma IF mais empreendedor nacional: projeto Impulsept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655060401244227pt_BR
dc.contributor.advisor1Bastos, Adriana de Fátima Valente
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357114538395863pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Evemilia
dc.contributor.referee2Castellan, Rita Rovai
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/456173 9643294739pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7723024 277696189pt_BR
dc.publisher.departmentCabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a experiência do projeto de extensão "Impulse", desenvolvido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no âmbito do programa IF Mais Empreendedor Nacional 2021. O projeto teve como objetivo fortalecer micro e pequenos empreendimentos, fornecendo consultoria personalizada em áreas estratégicas como gestão financeira, marketing digital e planejamento de negócios. Durante os seis meses de execução, os bolsistas aplicaram metodologias inovadoras, como o design thinking, que incluiu etapas de empatia, diagnóstico inicial e construção de soluções práticas. Foram elaboradas ferramentas estratégicas, como matriz SWOT, modelo Canvas, persona e plano de ação, além de diagnósticos financeiros detalhados. Os principais desafios enfrentados incluíram a coleta de informações pelos empreendedores, desistências pontuais e a gestão da comunicação entre as partes. Apesar disso, os resultados destacaram avanços significativos, como maior clareza financeira, planejamento estratégico consistente e melhorias no engajamento digital dos negócios.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Vinícius Magalhães
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0631708281696885pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples