Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Daniel Cardoso Coelho Alves de
dc.date.accessioned2025-03-26T01:19:58Z
dc.date.available2025-03-26T01:19:58Z
dc.date.issued2024-10-15
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daniel Cardoso Coelho Alves de. Assistência estudantil: análise sobre priorização no processo de seleção de estudantes.2024. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1562
dc.description.abstractThe National Student Assistance Program (PNAES), established by the Decree of July 19, 2010, aims to promote the retention of students in public higher education, reducing social and regional inequalities. At the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Pernambuco (IFPE), the student assistance policy seeks to ensure the academic success of students in vulnerable situations. This work develops a prioritization system for selecting students eligible to receive financial aid, focused on the IFPE’s Academic Maintenance Support Program. The application reorders students based on socioeconomic criteria, prioritizing those most in need. The Weka tool was used for data analysis, while Python and the Django framework were employed for application development. The analysis of attributes and data validation, conducted across three campuses, demonstrated that the system allows for fast and efficient analysis. The development provides a practical solution to accelerate the selection process and ensure support for the most vulnerable students.pt_BR
dc.format.extent18f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil– PNAES. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 jul. 2010, Seção 1, p. 5. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 10 set. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Bolsa Permanência. Disponível em: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. Acesso em: 4 set. 2024. DJANGO SOFTWAREFOUNDATION. Django: The Web Framework for Perfectionists with Deadlines. Disponível em: https://www.djangoproject.com. Acesso em: 10 set. 2024. DJANGO SOFTWAREFOUNDATION. Django REST framework. Disponível em: https://www.django-rest-framework.org. Acesso em: 10 set. 2024. DJANGO SOFTWAREFOUNDATION. SQLite notes. Disponível em: https://docs.djangoproject.com/en/5.1/ref/databases/#sqlite-notes. Acesso em: 10 set. 2024. DOCKERINC. Docker: Empowering App Development for Developers. Disponível em: https://www.docker.com. Acesso em: 10 set. 2024. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Edital nº 05, de 1º de fevereiro de 2024. Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2024.1. Recife, 2024. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/2024/02/Edital-no-05-Programa-de-Apoi o-a-Manutencao-Academica-2024.1.pdf. Acesso em: 2 out. 2024. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Instrução Normativa nº 08, de 28 de junho de 2022. Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica. Recife, 2022. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/repositoriolegado/portal/documentos/inst rucao-normativa-n-08_programa-de-apoio-a-manutencao-academcia.pdf. Acesso em: 2 out. 2024. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Linguagens e guias de estilo. Disponível em: https://wiki.ifpe.edu.br/books/ti---análise-e-desenvolvimento-de-sistemas/page/lingua gens-e-guias-de-estilo-6ec. Acesso em: 10 set. 2024. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Resolução nº 133, de 30 de setembro de 2022. Aprova a reformulação da Política de Assistência Estudantil do IFPE. Recife, 2022. Disponível em:https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/repositoriolegado/portal/documentos/res olucao-133-2022-aprova-a-reformulacao-da-politica-de-assistencia-estudantil-do-ifpe .pdf. Acesso em: 2 out. 2024. POSTMAN. Postman API Platform. Disponível em: https://www.postman.com. Acesso em: 10 set. 2024. PYTHON SOFTWAREFOUNDATION. Python 3 Documentation. Disponível em: https://docs.python.org/3/. Acesso em: 10 set. 2024. WAIKATO. University of Waikato. Weka 3: Machine Learning Software in Java. Disponível em: https://ml.cms.waikato.ac.nz/weka/index.html. Acesso em: 10 set. 2024. WEKA. BestFirst: Class BestFirst. Disponível em: https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/attributeSelection/BestFirst.html. Acesso em: 10 set. 2024. WEKA. CfsSubsetEval: Class CfsSubsetEval. Disponível em: https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/attributeSelection/CfsSubsetEval.html. Acesso em: 10 set. 2024. WEKA. J48: Class J48. Disponível em: https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/classifiers/trees/J48.html. Acesso em: 10 set. 2024. WEKA. MultilayerPerceptron: Class MultilayerPerceptron. Disponível em: https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/classifiers/functions/MultilayerPerceptron.h tml. Acesso em: 10 set. 2024. WEKA. WrapperSubsetEval: Class WrapperSubsetEval. Disponível em: https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/attributeSelection/WrapperSubsetEval.html . Acesso em: 10 set. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectBase de Dadospt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectIFPEpt_BR
dc.subjectPNAESpt_BR
dc.subjectAnálise de Dadospt_BR
dc.subjectPriorizaçãopt_BR
dc.titleAssistência Estudantil : análise sobre priorização no processo de seleção de estudantept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900077491445583pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marco Antônio Eugênio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490474352646359pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Marco Antônio Eugênio
dc.contributor.referee2Guedes, Paulo Abadia
dc.contributor.referee3Nascimento, Jobson Tenório do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490474352646359pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543620368514830pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0354768265096456pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumode julho de 2010, tem como objetivo promover a permanência de estudantes no ensino superior público, reduzindo desigualdades sociais e regionais. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a política de assistência estudantil visa garantir o sucesso acadêmico de alunos em situação de vulnerabilidade. Este trabalho desenvolve um sistema de priorização para seleção de estudantes aptos a receber o auxílio financeiro, focado no Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica do IFPE. A aplicação reordena os estudantes com base em critérios socioeconômicos, priorizando aqueles mais necessitados. Para a análise de dados foi utilizado a ferramenta Weka, já para a construção da aplicação, foram utilizadas ferramentas como o Python e o framework Django. A análise dos atributos e a validação dos dados, conduzida em três campi, mostraram que o sistema permite uma análise rápida e eficiente. O desenvolvimento oferece uma solução prática para acelerar o processo de seleção e garantir o apoio aos estudantes em situação mais vulnerável.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples