dc.creator | Oliveira, Daniel Cardoso Coelho Alves de | |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T01:19:58Z | |
dc.date.available | 2025-03-26T01:19:58Z | |
dc.date.issued | 2024-10-15 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Daniel Cardoso Coelho Alves de. Assistência estudantil: análise sobre priorização no processo de seleção de estudantes.2024. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1562 | |
dc.description.abstract | The National Student Assistance Program (PNAES), established by the Decree of
July 19, 2010, aims to promote the retention of students in public higher education,
reducing social and regional inequalities. At the Federal Institute of Education,
Science, and Technology of Pernambuco (IFPE), the student assistance policy seeks
to ensure the academic success of students in vulnerable situations. This work
develops a prioritization system for selecting students eligible to receive financial aid,
focused on the IFPE’s Academic Maintenance Support Program. The application
reorders students based on socioeconomic criteria, prioritizing those most in need.
The Weka tool was used for data analysis, while Python and the Django framework
were employed for application development. The analysis of attributes and data
validation, conducted across three campuses, demonstrated that the system allows
for fast and efficient analysis. The development provides a practical solution to accelerate the selection process and ensure support for the most vulnerable
students. | pt_BR |
dc.format.extent | 18f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa
Nacional de Assistência Estudantil– PNAES. Diário Oficial da República
Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 jul. 2010, Seção 1, p. 5. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm.
Acesso em: 10 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Bolsa Permanência. Disponível
em: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. Acesso em: 4 set. 2024.
DJANGO SOFTWAREFOUNDATION. Django: The Web Framework for
Perfectionists with Deadlines. Disponível em: https://www.djangoproject.com. Acesso
em: 10 set. 2024.
DJANGO SOFTWAREFOUNDATION. Django REST framework. Disponível em:
https://www.django-rest-framework.org. Acesso em: 10 set. 2024.
DJANGO SOFTWAREFOUNDATION. SQLite notes. Disponível em:
https://docs.djangoproject.com/en/5.1/ref/databases/#sqlite-notes. Acesso em: 10
set. 2024.
DOCKERINC. Docker: Empowering App Development for Developers. Disponível
em: https://www.docker.com. Acesso em: 10 set. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Edital nº 05, de 1º de fevereiro de 2024. Programa de Apoio à
Manutenção Acadêmica 2024.1. Recife, 2024. Disponível em:
https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/2024/02/Edital-no-05-Programa-de-Apoi
o-a-Manutencao-Academica-2024.1.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Instrução Normativa nº 08, de 28 de junho de 2022. Programa
de Apoio à Manutenção Acadêmica. Recife, 2022. Disponível em:
https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/repositoriolegado/portal/documentos/inst
rucao-normativa-n-08_programa-de-apoio-a-manutencao-academcia.pdf. Acesso
em: 2 out. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Linguagens e guias de estilo. Disponível em:
https://wiki.ifpe.edu.br/books/ti---análise-e-desenvolvimento-de-sistemas/page/lingua
gens-e-guias-de-estilo-6ec. Acesso em: 10 set. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Resolução nº 133, de 30 de setembro de 2022. Aprova a
reformulação da Política de Assistência Estudantil do IFPE. Recife, 2022. Disponível
em:https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/repositoriolegado/portal/documentos/res
olucao-133-2022-aprova-a-reformulacao-da-politica-de-assistencia-estudantil-do-ifpe
.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
POSTMAN. Postman API Platform. Disponível em: https://www.postman.com.
Acesso em: 10 set. 2024.
PYTHON SOFTWAREFOUNDATION. Python 3 Documentation. Disponível em:
https://docs.python.org/3/. Acesso em: 10 set. 2024.
WAIKATO. University of Waikato. Weka 3: Machine Learning Software in Java.
Disponível em: https://ml.cms.waikato.ac.nz/weka/index.html. Acesso em: 10 set.
2024.
WEKA. BestFirst: Class BestFirst. Disponível em:
https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/attributeSelection/BestFirst.html. Acesso
em: 10 set. 2024.
WEKA. CfsSubsetEval: Class CfsSubsetEval. Disponível em:
https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/attributeSelection/CfsSubsetEval.html.
Acesso em: 10 set. 2024.
WEKA. J48: Class J48. Disponível em:
https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/classifiers/trees/J48.html. Acesso em: 10
set. 2024.
WEKA. MultilayerPerceptron: Class MultilayerPerceptron. Disponível em:
https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/classifiers/functions/MultilayerPerceptron.h
tml. Acesso em: 10 set. 2024.
WEKA. WrapperSubsetEval: Class WrapperSubsetEval. Disponível em:
https://weka.sourceforge.io/doc.dev/weka/attributeSelection/WrapperSubsetEval.html
. Acesso em: 10 set. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Base de Dados | pt_BR |
dc.subject | Assistência Estudantil | pt_BR |
dc.subject | IFPE | pt_BR |
dc.subject | PNAES | pt_BR |
dc.subject | Análise de Dados | pt_BR |
dc.subject | Priorização | pt_BR |
dc.title | Assistência Estudantil : análise sobre priorização no processo de seleção de estudante | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6900077491445583 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Marco Antônio Eugênio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7490474352646359 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Marco Antônio Eugênio | |
dc.contributor.referee2 | Guedes, Paulo Abadia | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Jobson Tenório do | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7490474352646359 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2543620368514830 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0354768265096456 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | de julho de 2010, tem como objetivo promover a permanência de estudantes no
ensino superior público, reduzindo desigualdades sociais e regionais. No Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a política de
assistência estudantil visa garantir o sucesso acadêmico de alunos em situação de
vulnerabilidade. Este trabalho desenvolve um sistema de priorização para seleção
de estudantes aptos a receber o auxílio financeiro, focado no Programa de Apoio à
Manutenção Acadêmica do IFPE. A aplicação reordena os estudantes com base em
critérios socioeconômicos, priorizando aqueles mais necessitados. Para a análise de
dados foi utilizado a ferramenta Weka, já para a construção da aplicação, foram
utilizadas ferramentas como o Python e o framework Django. A análise dos atributos
e a validação dos dados, conduzida em três campi, mostraram que o sistema
permite uma análise rápida e eficiente. O desenvolvimento oferece uma solução
prática para acelerar o processo de seleção e garantir o apoio aos estudantes em
situação mais vulnerável. | pt_BR |