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dc.creatorSilva, Camilla Francielle Fernandes da
dc.date.accessioned2025-03-24T12:56:15Z
dc.date.available2025-03-24T12:56:15Z
dc.date.issued2023-01-10
dc.identifier.citationSILVA, Camilla Francielle Fernandes da. Aplicação da engenharia virtual como alternativa para análise estrutural de fadiga no setor automobilístico: um estudo de caso. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1558
dc.description.abstractThe economy of time, financial resources, and sustainability are among the main challenges encountered in product development. Automotive industries, for example, constantly need to improve engine designs in response to the demand for reducing consumption levels without sacrificing performance. In this context, numerical simulations have played a fundamental role because by using computational models, it is possible to conduct simulations in a controlled environment without the need to build physical prototypes, which would later be discarded. This speeds up the process of developing new products and allows for the identification of possible structural problems more quickly and efficiently. The present work analyzed the durability of an alternator & compressor bracket subject to fatigue. By applying the Finite Element Method (FEM), simulations were performed to evaluate how the bracket structure behaves under different loading conditions. To do this, the HyperMesh® and HyperView® software from Altair were used for pre-processing and post-processing, respectively, and the FEMFAT® software from Magna was used for processing. Among the hubload and acceleration conditions investigated for the bracket, all presented results within the established target. In the Hubload fatigue cycle, the safety coefficient result was 2.33, while in the acceleration cases, values of 1.44, 1.67, and 1.45 were recorded for the x, y, and z axes, respectively. Given the ability to simulate the durability of the bracket as many times as necessary, allowing for the development of more reliable projects and greater flexibility to adapt to changes, the potential of the finite element method as an applied tool for fatigue calculation demonstrates to be a suitable alternative.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES FILHO, Avelino. Elementos Finitos: A Base da Tecnologia CAE. São Paulo: Editora Érica, 2013. American Society for Testing and Materials. E 1823 – 96; Standard Terminology – Relating to Fatigue and Fracture Testing. Filadélfia, 1996. BATHE, K.-J. Finite element procedures. 2. ed. Watertown: K. J. Bathhe, 2014. ANSYS®. Mechanical, Release 17.2, Help System, Mechanical User's Guide, ANSYS, Inc. , 2017. Azevedo, A.F.M. Método dos elementos finitos. Faculdade de Engenharia do Porto. 1ª edição. Portugal. 2003. BARCHI, Fernando Felipe. ANÁLISE DE CAUSA RAIZ EM ALTERNADOR VEICULAR. 2018. Número total de 33 folhas. Monografia (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2018 BOSCH. Alternadores, Motores de Partida e Principais Componentes: 2015 - 2016. Disponível em: http://br.boschautomotive.com/media/parts/download_2/motores_eletricos/Cat_Linha_Eletrica_RM _2015-2016_LowRes.pdf Acesso em 19 nov. 2023. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectEngenharia virtualpt_BR
dc.subjectSetor automobilísticopt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.titleAplicação da engenharia virtual como alternativa para análise estrutural no setor automobilístico: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0976113188620251pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Ângelo Peixoto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239712503695923pt_BR
dc.contributor.referee1Abramchuk, Vagner
dc.contributor.referee2Souza, Andréa Gonçalves de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542014106507466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763039729139586pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAOpt_BR
dc.description.resumoA economia de tempo, recursos financeiros e a sustentabilidade, estão entre os principais desafios encontrados no desenvolvimento de um produto. Indústrias automotivas, por exemplo, necessitam constantemente aprimorar os projetos de motores, diante da demanda pela redução dos níveis de consumo sem perder o rendimento. Nesse contexto, simulações numéricas têm exercido papel fundamental, pois ao utilizar modelos computacionais, é possível realizar simulações em um ambiente controlado, sem a necessidade de construir protótipos físicos, os quais, posteriormente, seriam descartados. Isso agiliza o processo de desenvolvimento de novos produtos e permite a identificação de possíveis problemas estruturais de forma mais rápida e eficiente. O presente trabalho analisou a durabilidade de um suporte do alternador & compressor sujeito a fadiga. Por meio da aplicação do Método de Elementos Finitos (MEF), foram realizadas simulações para avaliar como a estrutura do suporte se comporta sob diferentes condições de carga. Para tanto, utilizou-se os softwares HyperMesh® e HyperView® da empresa Altair para o pré-processamento e pós-processamento, respectivamente e o software FEMFAT® da empresa Magna para o processamento. Dentre as condições de hubload e aceleração investigadas para o suporte, todas apresentaram resultados dentro do target estabelecido. No ciclo de fadiga Hubload, o resultado do coeficiente de segurança foi de 2,33, enquanto nos casos de aceleração, foram registrados valores de 1,44, 1,67 e 1,45, para os eixos x, y e z, respectivamente. Diante da capacidade de simular a durabilidade do suporte quantas vezes forem necessárias, permitindo a realização de projetos mais confiáveis e de maior flexibilidade para adaptar-se às mudanças, o potencial do método de elementos finitos como ferramenta aplicada para cálculo de fadiga demostra ser uma alternativa propícia.pt_BR


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